Entre em contato conosco aqui

 

Devolutiva de posição: Receba devolutiva de posição exata do seu atuador elétrico I/O™

A opção "Position feedback" (Devolutiva de posição) no configurador Actuator Connect™ é útil se você quiser uma visão geral precisa da posição do atuador I/O, que é essencial para o desempenho na maioria das aplicações.


Deixe o Hunter guiar você pelas funções de Devolutiva de posição de um atuador I/O, uma das várias opções configuráveis no configurador Actuator Connect para a interface I/O da LINAK®.

Saiba mais sobre a interface I/O aqui, ou baixe uma versão gratuita do configurador Actuator Connect mais recente.

Baixar o Actuator Connect

Como um atuador elétrico I/O™ garante a devolutiva de posição exata?

O atuador deve ser inicializado regularmente para garantir uma devolutiva de posição exata. Em geral, isso é conseguido por uma chave física de fim de curso em ambos os sentidos, mas a precisão pode ser reduzida com o tempo devido ao desgaste mecânico das chaves.

Porém, o atuador I/O usa um novo princípio de inicialização chamado de "ponto zero". Com ponto zero, a posição é inicializada cada vez que o pistão passa um zona de 35-70 mm no curso, sem ter que rodar o atuador para os fins de curso físicos.

Ao substituir as chaves eletromecânicas por um sistema baseado em Hall, o atuador I/O fica mais bem preparado para operação em ambientes industriais desafiadores.

Qual é a diferença entre sinais analógicos e digitais?

As informações sobre a posição do atuador podem ser fornecidas por sinal analógico ou digital. São oferecidas as duas opções para garantir compatibilidade com diversos PLCs e preferências.

Quando comparamos os dois tipos de sinais, vemos que há diversos prós e contras a serem considerados. Por exemplo: o sinal analógico é mais propenso a ruído quando comparado com o sinal digital; porém, nas condições certas, ele pode ser altamente preciso.

O sinal digital pode ser usado para mais do que apenas a posição do pistão; ele também pode ser usado para sinais de fim de curso, sinal constante durante a operação e muitos outros recursos.

Quais são os tipos mais comuns de feedback analógico?

Os sinais analógicos são um tipo comum de feedback para PLCs e outros sistemas de controle de aplicações industriais. Um dos sinais mais usados é o de 0-10V, já que esse intervalo de tensão representa o comprimento de curso físico do atuador.

Tenha ciência de que esse tipo de feedback analógico é suscetível a ruído e a quedas de tensão quando o comprimento do cabo é longo, o que por sua vez poderia levar a uma devolutiva de posição inexata. Outro tipo comum de sinal analógico é a corrente (em geral de 4-20 mA), que é menos suscetível a ruídos e, claro, a quedas de tensão.

Tanto para corrente quanto para tensão, a faixa de feedback pode ser dimensionada especificamente para suas necessidades, o que facilita a integração com seus controles.

Quais recursos estão disponíveis nas saídas digitais?

O atuador oferece várias opções de saídas digitais para posição que podem ser configuradas exatamente de acordo com suas necessidades. Para oferecer total flexibilidade, os fios amarelos e verdes podem ser usados para as seguintes saídas:

Devolutiva de posição digital como Hall simples ou Hall duplo. O Hall simples não leva em consideração o sentido, e essa lógica deve ser programada no PLC. O Hall duplo possui dois canais, A e B. Ambos possuem seu próprio fio, o que possibilita determinar em qual sentido o atuador está operando.

Como um complemento à devolutiva de posição analógica ou um recurso independente, você pode escolher sinais de fim de curso que são emitidos quando o atuador está totalmente retraído ou estendido. O mesmo sinal também será aplicado se os limites virtuais forem definidos em qualquer um dos sentidos, indicando que o atuador chegou ao novo fim de curso.

Também é possível receber sinais digitais quando o atuador estiver em funcionamento, algo que pode ser usado, por exemplo, para acender um LED para indicar movimentação na aplicação.

Em alguns casos, pode ser benéfico saber quando o atuador atinge uma zona de fim de curso predefinida. Este recurso permite definir uma zona na qual o atuador pode enviar um sinal digital quando estiver nela ou em um limite de corrente daquela zona. Desta forma, você não é mais forçado a projetar sua aplicação de forma que o fim de curso físico deva ser alcançado antes de receber um sinal do PLC (controlador de lógica programável).

Para a maioria desses sinais digitais, você pode escolher entre um sinal ativo alto ou baixo para facilitar a integração na aplicação.

Se você estiver buscando uma nova forma de ligar um LED ou um controle manual, também pode optar por um sinal constantemente alto. O atuador fornece até 100 mA diretamente para dispositivos com baixo consumo de energia.

Você sabia?

A devolutiva de posição do atuador é essencial para atingir desempenho ideal na maioria das aplicações e é uma das principais razões para escolher um atuador linear elétrico e não as tecnologias dos concorrentes. Essa devolutiva pode informar a posição exata do pistão ou enviar um sinal quando chegar no fim de curso físico ou virtual. Nossos atuadores I/O™ têm hardware avançado, que permitem diversas formas de devolutiva de posição com base em pulsos de sensores magnéticos Hall, e a capacidade de armazenar uma posição no microcontrolador pode converter esses pulsos Hall em, por exemplo, um sinal de saída de 4-20 mA. No passado, isso era conseguido com o uso de um potenciômetro mecânico, um componente que apresenta desgaste com o tempo e possui limitações com relação a precisão e opções de comprimento do curso.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição