Entre em contato conosco aqui

 

Regular movimentação Controle e ajuste seu atuador I/O™

Os recursos "Adjust movement" (Regular movimentação) do configurador Actuator Connect™ oferecem mais flexibilidade para os atuadores I/O™ da LINAK® com várias opções de controle, limites virtuais e velocidade ajustável, possibilitando que você tenha total controle sobre o comportamento do movimento linear.


Deixe o Hunter guiar você pelas opções "Adjust movement" (Regular movimentação) de um atuador I/O, umas das várias opções configuráveis no configurador Actuador Connect para a interface I/O.

Saiba mais sobre a interface I/O aqui, ou baixe uma versão gratuita do configurador Actuator Connect mais recente.

Baixar o Actuator Connect

Qual é o jeito mais comum de controlar o atuador elétrico I/O™?

O controle do atuador linear elétrico I/O se baseia em um controlador integrado ou Ponte H que alterna a polaridade da tensão para o motor DC. Aqui você pode se beneficiar de alternância de baixa corrente, já que um sinal digital alto de apenas alguns poucos mA pode fazer com que o atuador se movimente.

A Ponte H integrada abre uma variedade de opções de controle a partir do PCB, como velocidade e aceleração.

A Ponte H tem quatro seletores, nesse caso transistores, que ficam conectados à fonte de alimentação na parte de cima e de baixo da Ponte H. Esses transistores substituem relés mecânicos. A Ponte H controla o movimento de entrada e saída do atuador de maneira bem simples. Quando a alimentação está ligada, dois dos transistores devem ser ativados para fazer com que a corrente flua na diagonal passando da conexão com o motor, fazendo com que o motor funcione em um sentido.

Como usar uma entrada analógica para controlar um atuador elétrico I/O™?

O atuador I/O pode ser controlado com um sinal analógico. Nesse caso, a entrada é variável e não apenas ativada ou desativada. O sinal de entrada analógica pode ser usado para controlar a posição ou a velocidade.

O servo controle é usado para controlar a posição do atuador. Isso é feito com uma entrada analógica, como 4-20 mA, que cobre todo o comprimento do curso do atuador. Isso tem relevância especial em aplicações nas quais o atuador precisa se movimentar em diferentes posições alvo durante a operação normal.

O controle de posição é parecido com o servo, mas em vez de controlar a posição do pistão, o sinal analógico controla a velocidade e o sentido do atuador. Um tipo comum de controle proporcional é o joystick, onde a posição do meio é neutra e o movimento para trás ou para frente movimenta o atuador no sentido equivalente.

O que são posições predefinidas do atuador?

As posições predefinidas são úteis se você quiser que a movimentação ocorra exatamente para a mesma posição todas as vezes. Isso pode ser controlado, por exemplo, por botões de apertar ou por um comando no PLC (controlador de lógica programável). O sinal de entrada digital deve permanecer alto até que a posição alvo tenha sido atingida, mas ele não passará desse ponto.

O que é o modo de aprendizado do atuador?

O modo de aprendizado permite que o atuador aprenda um novo fim de curso. Ele faz isso com base em zonas predefinidas no comprimento do curso e um limite de corrente que aciona o novo fim de curso, como uma obstrução. Em alguns casos, pode ser uma boa ideia considerar uma função de retrocesso quando houver uma obstrução. Isso permite configurar um novo fim de curso ligeiramente afastado do bloqueio mecânico, o que potencialmente prolongará a vida útil do atuador e fará com que a movimentação fique mais suave.

E também é possível configurar a velocidade do atuador no modo de aprendizado, caso você queira que ele funcione mais devagar quando for aprender a agir em caso de obstrução.

O modo de aprendizado pode ser feito diretamente no Actuator Connect™ ou encurtando os fios vermelhos e pretos.

A ativação do modo de aprendizado usando os fios permite que você comece esse processo com facilidade diretamente na aplicação, podendo repeti-lo várias vezes ao longo da vida útil do atuador. O atuador sempre manterá as configurações de zona, velocidade e corrente especificadas por você, quando ele foi encomendado, ou as que você definiu no Actuator Connect e fará uso delas para definir os novos limites virtuais.

Você sabia?

No menu "Home" (Inicial) do Actuator Connect, a guia "Wiring diagram" (Diagrama de fiação) possibilita que você veja o diagrama de fiação real do atuador conectado.

O diagrama de fiação é importante, porque o atuador I/O oferece diversas opções de fiação de entrada e saída com muitas oportunidades para controlar e regular o atuador.

As funcionalidades dessas entradas e saídas podem ser personalizadas diretamente no Actuator Connect, e o diagrama de fiação será atualizado de acordo.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição