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Como solucionar problemas do seu atuador I/O™

A LINAK® entende a importância do tempo de atividade - e um atuador inoperante deve ser consertado ou substituído o mais rápido possível.

 

Estação de trabalho com o configurador Actuator Connect™ e com o LA36.

Embora os atuadores LINAK sejam projetados para serem intuitivos na sua utilização, podem surgir dúvidas.

A solução de problemas do atuador não deve ser complexa, e é por isso que a LINAK fornece soluções possíveis para resolver o problema. O guia a seguir explica as causas mais comuns dos problemas e o que você pode fazer para corrigi-los.

Se suas perguntas não forem respondidas nas seções abaixo, por favor entre em contato com  seu distribuidor LINAK para obter suporte técnico adicional.

 
 

Curioso para saber mais sobre os nossos atuadores I/O™ ou algumas das nossas outras opções de interface?
Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo com qualquer dúvida técnica que você possa ter.

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Inspeção visual - LED indicador de status

O atuador pode ser equipado com um conector transparente e um LED. Isso permite diagnósticos rápidos por meio de uma simples inspeção visual.

O LED pode apresentar cores diferentes, dependendo do status do atuador:

 
.Verde: OK
. Vermelho: Inoperante (erros internos)
. Amarelo: Inoperante (erros externos)
. Azul: Conexão Bluetooth®
 
 

A luz do LED pode ser usada para determinar rapidamente se o atuador está funcionando como deveria ou se tem uma falha que precisa ser examinada mais de perto.

Além de criar um indicador visual do status atual, ele também pode ser usado para identificar a qual atuador você se conectou via Bluetooth® no Actuator Connect™.

Se o LED não acender, tente verificar se não há conexões ou danos no cabo de alimentação e na fonte de alimentação.

LED não disponível para atuadores I/O™ Básicos .

 

CÓDIGOS DE ERRO DIRETAMENTE NO CONTROLADOR (CLP)

Quando o tempo de inatividade não é uma opção, a LINAK oferece códigos de erro para facilitar a solução de problemas.

Vários códigos de erro podem ser vistos na saída digital.

Durante um intervalo de 10 segundos, o atuador enviará pulsos para o seu controlador (CLP) – dependendo do tipo de erro – seguindo o padrão da tabela abaixo.

Isso economizará tempo se você puder entender facilmente o erro e obter as soluções para resolver o problema, o que evita substituições desnecessárias.

 
 

LED

Número de piscadas
(a cada 10 segundos)

Erro

Soluções


 

0

Sem erro

Quando o atuador estiver totalmente operacional, o LED ficará verde e o sinal será constantemente baixo. Se a cor do LED ou o número de piscadas mudarem, isso pode indicar um mau funcionamento do sistema.


 

1

Sobrecorrente
(erro externo)

O atuador parou devido à sobrecorrente. Remova os possíveis obstáculos e coloque a atuador para funcionar na direção oposta do bloqueio.


 

2

Hardware
(erro interno)

O atuador detectou um erro interno do hardware. Tente reinicializar o sistema ou o atuador. Se a falha de hardware não puder ser resolvida, entre em contato com seu distribuidor LINAK para obter assistência adicional.


 

3

Temperatura
(erro externo)

O atuador detectou uma temperatura alta e foi desligado. Reduza a temperatura ambiente ou ajuste o ciclo de trabalho dentro do intervalo. Certifique-se também de que a carga aplicada corresponda à capacidade máxima do atuador.


 

4

Supertensão
(erro externo)

A tensão de alimentação está muito alta e causou a parada do atuador. Verifique a fonte de alimentação para se certificar de que corresponde à tensão nominal.


 

5

Subtensão
(erro externo)

A tensão de alimentação está muito baixa e causou a parada do atuador. Verifique a fonte de alimentação para garantir que ela corresponda à tensão nominal e ao consumo de corrente típico do atuador. Assegure-se também de que os cabos sejam suficientemente grossos para evitar quedas de tensão.


 

6

Entrada analógica fora de alcance
(erro externo)

A entrada analógica usada para fazer o atuador funcionar (servo ou proporcional) está fora do alcance. Certifique-se de que o tipo de sinal escolhido está dentro do alcance.


 

7

Posição não mudando
(erro interno)

O sensor Hall interno não detectou um pulso por mais de 1,5 segundos. Isso pode indicar que o motor está travando. Tente reinicializar o sistema ou o atuador. Se o erro não puder ser resolvido, entre em contato com seu distribuidor LINAK para obter assistência adicional.


 

8

Sinal de funcionamento anulado
(erro externo)

Para evitar movimentos não intencionais, o atuador ignorou o sinal de operação após a reinicialização. Pare o sinal de funcionamento e tente novamente.


 

9

Inicialização
(erro interno)

O actuador detectou um erro de inicialização interno. Tente reinicializar o sistema ou o atuador. Se a falha de inicialização não puder ser resolvida, entre em contato com seu distribuidor LINAK para obter assistência adicional.


 

10

Inicialização paralela
(erro externo)

Na inicialização, o sistema paralelo detectou que o número de atuadores está incorreto. Verifique a configuração em Actuator Connect (todos os atuadores devem ter a mesma configuração) ou verifique a fiação dos fios violeta e branco usados para operação paralela.


 

11

Funcionamento paralelo
(erro interno)

Se um dos atuadores paralelos for desconectado sem que a alimentação seja desligada, o sistema indicará “número incorreto de atuadores”. Certifique-se de que o número de atuadores paralelos corresponde à configuração paralela.


 

12

Motor BLDC
(erro interno)

O atuador detectou um erro no controlador do motor BLDC. Tente reinicializar o sistema ou o atuador. Se a falha não puder ser resolvida, entre em contato com seu distribuidor LINAK para obter assistência adicional.


 

25
(Contínuo)

Posição perdida
(erro interno)

O atuador perdeu noção da sua posição. Por favor, movimente o atuador completamente para dentro e, em seguida, para fora, além da área de 35-70 mm para inicializar o atuador.


 

Mais códigos de erro

 

Como inicializar o atuador

Em geral, recomenda-se que o atuador seja inicializado regularmente para garantir um posicionamento preciso. Este processo também pode ser usado para solucionar problemas simples que podem resultar em uma mensagem de erro.

Para inicializar o atuador I/O, comece acionando o atuador para sua posição totalmente retraída. Em seguida, coloque o atuador além da área de inicialização do ponto zero (pelo menos mais de 70 mm) na direção externa – de preferência com um movimento suave e velocidade fixa.

 
 

Conecte ao PC

Conecte seu atuador via Bluetooth® ou cabo ao configurador Actuator Connect da LINAK para ver o status atual do atuador e soluções para resolver um possível problema.

Se o atuador relatar falhas, você poderá identificar a falha exata que desencadeou uma parada. Os dados de status e diagnóstico disponíveis podem ajudá-lo a reduzir o tempo de inatividade.

Com o registro de erros, você obtém uma visão geral dos últimos 5 erros encontrados pelo atuador e informações sobre o número de vezes que ocorreram em uma fileira. Isso é documentado com registro de data e hora que pode ser comparado com o tempo total de operação do atuador.

Esses dados podem ser usados para identificar um padrão e uma fonte recorrente de erro.

 
 

Ícone do software Actuator Connect™

Configure seu atuador I/O™ ou veja a solução de problemas detalhada por meio do configurador intuitivo Actuator Connect.

Baixe a versão gratuita do mais recente software Actuador Connect aqui.

 
 

Solução de problemas (paralelo)

O sistema paralelo é projetado para monitorar constantemente o estado de todos os atuadores. Se o atuador perdeu noção de sua posição, o sistema paralelo entrará no Modo de recuperação e se reinicializará – aqui o sistema funciona em velocidade reduzida (50%) enquanto um sinal de operação é aplicado (ao longo de um curso completo em ambas as direções).

Se o sistema não conseguir funcionar em Modo de Recuperação, siga os seguintes passos:

  1. Verifique o cabeamento, fonte de alimentação e a comunicação entre os atuadores
    • Verifique a cor do LED (inspeção visual) para localizar o atuador que causou a parada.
  2. Conecte cada um dos atuadores defeituosos indicados pelo LED ao configurador Actuator Connect e veja o status atual para saber por que o sistema parou.
    • Tente inicializar o atuador manualmente usando o configurador Actuator Connect (o pré-requisito é que o atuador esteja desmontado ou tenha permissão para funcionar sem os outros atuadores no sistema paralelo).
    • Se o processo de inicialização corrigiu o erro interno ou externo, o atuador está pronto para operar em paralelo novamente.
 
 

Ainda tendo problemas? Por favor contate seu distribuidor LINAK.

Liguei o atuador, mas ele não aparece na lista de dispositivos do Actuator Connect™?

A antena Bluetooth® Low Energy é montada na placa de circuito impresso (PCB) dentro do invólucro de alumínio do atuador. A caixa reduz significativamente a intensidade do sinal e, portanto, é importante conectar também o cabo de sinal. O cabo de sinal é um fio dedicado para aumentar o sinal Bluetooth® e, se não estiver conectado, você terá problemas para conectar o atuador ao Actuator Connect.

A marca nominativa e os logotipos Bluetooth® são marcas registradas de propriedade da Bluetooth SIG Inc. e qualquer uso de tais marcas e logotipos pela LINAK® está sob licença.

Arquivos

Manual do usuário Atuador LA36

Este manual do usuário irá ensinar como instalar, usar e manter seu atuador LA36 LINAK.

Manual do usuário Atuador LA37

Este manual do usuário irá ensinar como instalar, usar e manter seu atuador LA37 LINAK.

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