Segundo a Denmark1, o número de idosos aumentará consideravelmente nos próximos dez anos. Estima-se que o número de pessoas com 80 anos seja 150.000 nos próximos dez anos, enquanto o grupo de pessoas entre 65-79 anos seja 58.000 até 2028. Se você olhar para o futuro, verá que uma em cada dez pessoas terão 80 anos em 2053.
Aumento da demanda por cuidados médicos
O envelhecimento da população desafia os cuidados com a saúde. Já que o envelhecimento afeta o corpo, um número maior de pessoas precisará de cuidados médicos. Infelizmente, o número de jovens não está aumentando tão rápido quanto o número de idosos. Além disso, os trabalhadores da área da saúde estarão em menor número – impossibilitados de dar assistência a tantos idosos. Isto significa que as novas aparelhagens serão essenciais para todos continuarem a receber o mesmo nível de cuidados e atenção.
Novos tipos de cuidado
Felizmente, muitas empresas estão focadas em desenvolver novos produtos para atender aos idosos e facilitar o trabalho de cuidadores. Mas isso não significa menos cuidado! Os cuidados continuarão, mas de maneira diferente. Dispositivos mais assistivos aumentarão o nível de eficiência nos cuidados com a saúde e darão mais independência aos pacientes.
Como mencionado na tendência número 2, “dignidade e independência” também são importantes. Os idosos preferem ser independentes e residirem em suas próprias casas o máximo de tempo possível. Eles estão propensos a investir em dispositivos assistivos que os fazem precisar menos dos cuidadores.
Os dados oferecem informações valiosas
Uma das tecnologias que pode fazer a diferença com os idosos é a “Internet das Coisas” (tendência número 1). Ao conectar as aparelhagens hospitalares à internet é possível, por exemplo, obter informações sobre as condições de um paciente ou o estado da aparelhagem. Desta maneira, tudo pode ser planejado e os dispositivos assistivos podem ir para a revisão antes de quebrarem.
A LINAK ajuda diversas empresas que desenvolvem produtos úteis e inovativos para idosos. Também criamos uma ferramenta de coleta de dados para ser utilizada com diversos produtos da área da saúde, tornando os cuidados mais eficientes.
1) Organização governamental dinamarquesa sob o Ministério de Assuntos Econômicos Nacionais