Populações com mais idosos desafiam o sistema de cuidado com a saúde

Proporção crescente de idosos

As mudanças demográficas mostram que a proporção de idosos está aumentando. Isso resultará em diversos desafios nos cuidados com a saúde - desafios que só podem ser superados através de soluções inovadoras.

Quatro tendências essenciais no cuidado com a saúde

Segundo a Denmark1, o número de idosos aumentará consideravelmente nos próximos dez anos. Estima-se que o número de pessoas com 80 anos seja 150.000 nos próximos dez anos, enquanto o grupo de pessoas entre 65-79 anos seja 58.000 até 2028. Se você olhar para o futuro, verá que uma em cada dez pessoas terão 80 anos em 2053.

Aumento da demanda por cuidados médicos
O envelhecimento da população desafia os cuidados com a saúde. Já que o envelhecimento afeta o corpo, um número maior de pessoas precisará de cuidados médicos. Infelizmente, o número de jovens não está aumentando tão rápido quanto o número de idosos. Além disso, os trabalhadores da área da saúde estarão em menor número – impossibilitados de dar assistência a tantos idosos. Isto significa que as novas aparelhagens serão essenciais para todos continuarem a receber o mesmo nível de cuidados e atenção.

Novos tipos de cuidado
Felizmente, muitas empresas estão focadas em desenvolver novos produtos para atender aos idosos e facilitar o trabalho de cuidadores. Mas isso não significa menos cuidado! Os cuidados continuarão, mas de maneira diferente. Dispositivos mais assistivos aumentarão o nível de eficiência nos cuidados com a saúde e darão mais independência aos pacientes. 

Como mencionado na tendência número 2, “dignidade e independência” também são importantes. Os idosos preferem ser independentes e residirem em suas próprias casas o máximo de tempo possível. Eles estão propensos a investir em dispositivos assistivos que os fazem precisar menos dos cuidadores. 

Os dados oferecem informações valiosas
Uma das tecnologias que pode fazer a diferença com os idosos é a “Internet das Coisas” (tendência número 1). Ao conectar as aparelhagens hospitalares à internet é possível, por exemplo, obter informações sobre as condições de um paciente ou o estado da aparelhagem. Desta maneira, tudo pode ser planejado e os dispositivos assistivos podem ir para a revisão antes de quebrarem.

A LINAK ajuda diversas empresas que desenvolvem produtos úteis e inovativos para idosos. Também criamos uma ferramenta de coleta de dados para ser utilizada com diversos produtos da área da saúde, tornando os cuidados mais eficientes.

1Organização governamental dinamarquesa sob o Ministério de Assuntos Econômicos Nacionais 

 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.