Entre em contato conosco aqui
Tecnologia e Tendências

Para o topo - a história por trás da tecnologia da mesa ergonômica.

Desde pegar o setor de surpresa na década de 1990 até dar início a uma tendência global, aqui está como ajudamos a mudar o cenário dentro dos escritórios. A LINAK foi a primeira no mercado com seu revolucionário conceito de mesa regulável elétrica: Hoje, depois de 10 milhões de sistemas de mesas elétricas, nós ainda lideramos a indústria, estabelecendo constantemente novos padrões de inovação, qualidade e design. Onde nós lideramos, outros nos seguem. Conheça como e por que a LINAK e mesas ergonômicas estão tão intimamente conectadas.

Funcionário no escritório em uma mesa de escritório ergonômica. DL1: a revolucionária “perna elétrica” para mesas inventada pela LINAK.

Muitas tendências de design mudaram o ambiente dentro dos escritórios ao longo dos anos, mas poucas afetaram positivamente o usuário dentro do espaço de trabalho como aconteceu com a mesa ergonômica elétrica. Embora as mesas na posição em pé já existam há séculos, a tecnologia por trás da mesa elétrica só existe há pouco mais de 20 anos. Outros tipos de opções manuais com regulagem de altura, como por exemplo: pino, manivela, gás e pneumática, existem há décadas, mas nada se compara à conveniência de apertar um botão para obter melhor ergonomia, saúde e bem-estar ao trabalhar na sua mesa.

Então, onde começou a tecnologia dessas mesas? No início da década de 1990, a LINAK® era uma empresa em crescimento de atuadores lineares elétricos e, enquanto se expandia globalmente, também aumentávamos as áreas de negócios fora das aparelhagens médicas. Os empreendedores da época nos procuraram em busca de melhores maneiras para melhorar a ergonomia e o conforto no trabalho em vários tipos de nicho, como estações de trabalho para arquitetos, engenheiros, fotógrafos e aplicações com necessidades especiais para cozinhas e banheiros.

 

“O desenvolvimento de um sistema completo de mesas com regulagem de altura não veio da visão de uma grande oportunidade para a LINAK, veio de nós querermos ter uma solução que tornasse mais fácil para nossos clientes construir estações de trabalho”, diz John Frost, Presidente de divisão e vice-presidente executivo da LINAK. “Havia duas necessidades que queríamos atender: Torne isso mais fácil e mais acessível.”

Para fazer isso, precisaríamos desenvolver um novo produto especificamente para mesas e utilizar nossa experiência, tecnologia e recursos das linhas de produtos já existentes.

John Frost
 

Com atuadores funcionando em paralelo para leitos hospitalares, vários tipos de almofadas deslizantes para diversas aparelhagens médicas e uma história de inovação, a LINAK estava pronta para o novo desafio.

“Nós demos a tarefa para seis engenheiros, três mecânicos e três mecânicos elétricos, e antes que você percebesse, nos foi apresentado um conceito promissor de um sistema de regulagem em altura elétrico de duas pernas”, diz John Frost. “A verdadeira inovação neste novo produto está na relação entre o motor, o fuso e os sistemas de orientação para controlar as tolerâncias de atrito quase perfeitas em todo o movimento da perna. Embora a estética do design fosse muito importante, a tecnologia dentro da perna era o que realmente importava. ”

 
 

Pegando a indústria de surpresa

No final de 1998, a LINAK pegou a indústria de surpresa e lançou o primeiro sistema completo de altura regulável para mesas. O sistema incluiu um seletor no painel de mesa para ajustar facilmente a altura, uma caixa de comando avançada para o movimento suave da mesa e uma revolucionária “perna elétrica” chamada DESKLIFT™ 1 (DL1) para mesas.

Tudo o que consideramos normal hoje em uma mesa regulável em altura foi totalmente inovador em 1998: Construir sistemas de elevação com motores e eixos em colunas para mesa; alcançar levantamento vertical suave e silencioso - e depois colocar tudo isso em um pacote simples e aerodinâmico foram avanços genuinamente inovadores.

Após o lançamento, o foco era ajudar os clientes a fazer a transição para a nova solução. A LINAK não imaginou o sucesso com que essa tecnologia seria recebida, especialmente no norte da Europa. A demanda cresceu rapidamente à medida que os sistemas de mesa com regulagem elétrica em altura se espalharam das estações de trabalho industriais para as mesas de escritório.

O primeiro sistema elétrico de altura regulável completo para mesas: painel de mesa, caixa de comando e “pernas elétricas” - da LINAK.
O primeiro sistema completo com regulagem elétrica de altura para mesas de escritório com a revolucionária “perna elétrica” para mesas: o DL1
 
 

Dando início a uma tendência global!

No início dos anos 2000, as mesas ergonômicas se tornaram norma na Escandinávia e estavam ganhando terreno rapidamente em todo o resto da Europa do Norte. A tendência de mesas com altura regulável não ganhou força na América do Norte até o final dos anos 2000, quando a mídia salientou a frase “sentar é o novo cigarro”. Depois disso, a absorção aumentou dramaticamente.

Muitos fabricantes de móveis se juntaram à LINAK para comunicar os benefícios da tecnologia de regulagem de altura para melhorar a ergonomia no local de trabalho. Ao trabalhar para encontrar uma solução para nossos clientes, sem saber ajudamos a desencadear uma tendência global - melhorar a vida dos funcionários dentro do escritório através de soluções ergonômicas.

Catálogo DL1
 
 

O DL1 era o que havia de mais moderno há 20 anos e uma versão atualizada ainda faz parte de nossa linha. No mercado de hoje, os produtos LINAK novos e inovadores, como o Desk Panel DPG1C, continuam a ganhar prêmios pelo design do produto, enquanto outros produtos são premiados pelo design do cliente - incluindo o Melhor em Inovação na NeoCon.

À medida que os estilos de trabalho mudam, o design e a funcionalidade dos móveis também mudam. Estar profundamente enraizado na “vontade de mudar” fornece à LINAK um impulso exclusivo para se adaptar e enfrentar desafios conhecidos e desconhecidos. Mas a experiência de inovar e ser os primeiros é o que nos motiva a continuar a levar o design de móveis reguláveis para o próximo patamar.

Com 10 milhões de sistemas de mesas reguláveis elétricas vendidas desde 1998, é verdade que a LINAK teve sucesso em mudar o cenário do escritório para melhor - melhorando a vida dos funcionários em todo o mundo.

DL1
DL1: O suporte principal do primeiro sistema de mesa lançado pela LINAK no final dos anos 1990.
 
 

 
Carpinteiro Herwig Danzer

A parceria inicial do carpinteiro
Uma mesa de altura regulável usando o sistema DL1 por mais de 20 anos ainda pode funcionar hoje em dia?

A resposta é sim.

Em 1998, um carpinteiro chamado Herwig Danzer decidiu criar suas próprias mesas reguláveis em altura, uma ideia que era muito futurista e moderna na época.
Saiba mais.

 

 
Não deixe sua ergonomia apenas no escritório!

Não deixe sua ergonomia apenas no escritório!
Em nosso novo normal, muitos de nós trocamos as mesas de escritório por mesas de cozinha. E mesmo que os eventos globais nos levem de volta ao escritório, trabalhar de casa de alguma forma veio para ficar. O Dr. Mark Benden e Martha Parker, do Texas A&M University Ergo Center, têm muitas dicas e truques para aqueles que enfrentam os desafios de trabalhar em casa, tanto agora quanto em um futuro não tão distante.
Saiba mais.

 

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.