Tecnologia e Tendências

Movimentação inteligente com atuadores com controlador integrado

A utilização de atuadores lineares com controlador integrado para a automação de maquinário industrial e de veículos agrícolas traz muitos benefícios. Além da manutenção tornar-se redundante, a facilidade na instalação e a precisão de movimentos obtida de um atuador com controlador integrado é surpreendente. Saiba como e por quê.

Atuadores com controlador integrado não necessitam de caixa de comando externa ou portas de retransmissão, o que facilita a instalação. Atuadores com controlador integrado oferecem vários tipos de resposta, soluções fáceis de controle, sensor de movimentação, customização e possibilidades de monitoramento. Eles também possibilitam movimentação paralela e comunicação por barramento integrada.

Controlador Integrado

O controlador integrado é feito através da conhecida tecnologia Ponte H com polaridade do comutador.

 

Tenha uma visão geral das opções de resposta e de configurações do controlador integrado. Ela pode ajudá-lo na personalização do movimento de acordo com suas necessidades e com a integração na sua aparelhagem.

Resposta

Receber resposta de um atuador dá uma visão precisa de seu posicionamento. A resposta é essencial para se obter o melhor desempenho na maior parte das aparelhagens.

Atuadores com controlador integrado possuem muitos tipos de respostas integradas, fazendo fácil e rápido saber o posicionamento dos atuadores:

Posicionamento relativo

O posicionamento relativo é um tipo de resposta baseada em contagem – é como subir uma escada e determinar sua posição com base no número de degraus que você subiu, ao invés de olhar para baixo. Ele é útil principalmente em aparelhagens onde que a energia é utilizada constantemente, para impedir que o atuador se mova alguns milímetros quando a energia for desligada e, assim, perder a capacidade de fornecer resposta precisa da posição. Se isso acontecer, o atuador deve ser levado até o sensor de final de movimentação físico para ser recalibrado.

Tipos de resposta:

  • Sensor de efeito Hall simples
  • Sensor de efeito Hall duplo

Posicionamento absoluto

O posicionamento absoluto é uma posição armazenada mecanicamente, onde o atuador sempre se lembra de sua posição. Essa é uma boa escolha, se você tiver uma aparelhagem em que a energia por vezes está desligada. Dessa maneira, o atuador ainda terá a posição atual armazenada quando a energia for religada.

Tipos de resposta:

  • Potenciômetro mecânico
  • 0-10 V e 4-20 mA analógico
  • PWM
  • Sensor de fim de curso
 

Neste vídeo nossos especialistas em atuadores explicam as opções de resposta em atuadores com controladores integrados e mostram como utilizar cada uma delas, assim você pode escolher a melhor opção para a sua aparelhagem.

 

Configuração

Utilize as opções de configuração dos atuadores com controlador integrado para adaptar a movimentação do atuador à sua aparelhagem.

Os seguintes parâmetros podem ser configurados:

  • Tipos e dimensão da resposta
    • O atuador com controlador integrado pode dar diversos tipos de resposta. Após escolher o tipo de resposta, é possível definir valores - por exemplo, 4-20 mA. Assim, a saída seria 4 mA quando o atuador estivesse recolhido e 20 mA quando estendido. A resposta é baseada em pulsos e a qualidade da saída é referente à resolução. A regra de ouro é que uma barra pequena implica em alta resolução - e, portanto, uma resposta de posicionamento mais precisa. Ao configurar o sensor de final de movimentação virtual, o controlador integrado assegura a dimensão da resposta. Por exemplo, em uma aparelhagem onde o atuador deve parar em 50% do comprimento de curso, a resposta deve ser de 20 mA nesta posição ao invés de no sensor de final de movimentação físico.
  • Limites virtuais
    • Os limites virtuais podem ser definidos interna e externamente. Se o atuador receber uma ordem de movimentação, ele se moverá até o sensor de final de movimentação virtual. Isso é bom se você estiver utilizando um atuador para prototipagem. Também pode ser útil em aparelhagens onde o comprimento de curso precisa ser regulado de vez em quando.
  • Arranque e parada suaves
    • Com arranque e parada suaves, o atuador acelera / desacelera lentamente até ou de sua velocidade total. Isso ajuda a aumentar a vida útil do atuador e faz com que seu funcionamento seja suave. O arranque e a parada suaves podem ser configurados com precisão de milissegundos. O padrão é de 300 milissegundos (salvo indicado o contrário), mas este valor pode ser reconfigurado com uma margem de até 30 segundos.
  • Limites de corrente
    • Os limites de corrente podem ser configurados interna e externamente. Variações na temperatura influenciam o consumo do atuador. O controlador integrado lida com esses dois limites diferentes de corrente pré-definida de maneira inteligente de acordo com a temperatura ambiente. Estes limites podem ser configurados de acordo com os requisitos necessários.
  • Velocidade regulável
    • O atuador está pré-configurado para 100% de velocidade. Ele pode ser regulado para uma certa porcentagem de sua velocidade máxima. Recomendamos que a velocidade seja mantida entre 50 e 100 %, já que um valor menor resultará em redução do desempenho do atuador.
 

BusLink

Todos os parâmetros podem ser monitorados e configurados com o software de configurações BusLink da LINAK®.
Somente para atuadores com controlador integrado selecionados.

 

Saiba como configurar seu atuador com controlador integrado da LINAK neste guia ou assista ao vídeo abaixo, onde nossos especialistas em atuador explicam as funcionalidades do BusLink.

 

Movimento inteligente de atuadores lineares | Actuator Academy ™ play-icon

Actuator Academy™ | Movimento inteligente de atuadores lineares

Tempo de resposta do atuador linear | Actuator Academy™ play-icon

Actuator Academy™ | Tempo de resposta do atuador linear

Software de configuração dos atuadores lineares | Actuator Academy ™ play-icon

Actuator Academy™ | Software de configuração do atuador linear

Mova-se para o futuro - Atuadores com controlador integrado play-icon

Mova-se para o futuro - Atuadores com controlador integrado

Com seu IC e BUS, você pode conectar e movimentar seus atuadores facilmente play-icon

Com seu IC e BUS, você pode conectar e movimentar seus atuadores facilmente

Como obter o movimento para sua aplicação industrial com Plug & Play play-icon

Como obter o movimento para sua aplicação industrial com Plug & Play

Arquivos

Movendo-se para o futuro

Saiba mais sobre o futuro mundo do movimento com atuadores IC.

TECHLINE visão geral dos produtos

Explore a grande variedade de produtos TECHLINE® resistentes e poderosos. Desenvolvidos para durar, projetados e fabricados para o trabalho árduo em ambientes difíceis.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.