Histórias de casos

Solução única para trituradores de madeira

Quando Linddana, fabricante dinamarquês de trituradores de madeira desde 1980, estava procurando por atuadores para os trituradores de madeira TP, eles precisavam de algo único. A LINAK foi capaz de criar a solução ideal para suas necessidades. A Linddana agora possui uma solução patenteada que tem papel principal em seus trituradores de madeira TP.

Quando você derruba ou poda árvores, transformar a madeira em lascas pode ser uma grande vantagem. Além de facilitar o transporte, também beneficia o meio ambiente já que as lascas podem ser utilizadas como combustível. É foi em cima disso que a empresa dinamarquesa Linddana construiu seu negócio, e hoje ela vende seus trituradores de madeira TP de diversos tamanhos para diversas partes da Europa. O que faz a Linddana se destacar da concorrência é, de acordo com a própria empresa, seu foco na segurança:

Para nós, a segurança é primordial em tudo que fazemos. Ela tem que estar presente quando se fabrica máquinas potentes, como fazemos. Por exemplo, você não pode ligar nossas máquinas até que ela esteja toda fechada. Isso reduz o risco de ferimentos. Claro que as máquinas possuem Parada de Emergência e diferentes interruptores de parada, então atendemos a todos requisitos estabelecidos na diretiva de segurança para trituradores de madeira”, diz o diretor executivo Hans Anker Holm. Ele também acha que um triturador de madeira é uma máquina complicada e muito potente:

“Quando o motor e o rotor são ligados, nossas máquinas podem triturar troncos de até 40 centímetros de diâmetro e transformá-los em pequenas lascas de madeira rapidamente”.

Solução única e patenteada
Os diversos tipos de TP têm capacidades e aplicações diversas, por isso eles são levemente diferentes entre eles. Alguns trituradores de madeira possuem atuadores integrados. Eles são utilizados para esticar as correias que conectam o rotor. Desta maneira o atuador assegura que as correias sempre estejam esticadas, assim o rotor funciona perfeitamente.

A solução que a Linddana precisava não era padrão. Por isso que uma solução personalizada da LINAK era necessária para resolver o desafio. A solução foi um controle de terceiros com um software personalizado juntamente com os atuadores LA12 e LA30 da LINAK. Ele permite que os atuadores estiquem as correias o quanto for necessário, mesmo se elas ficarem frouxas por causa do uso.

Ao utilizar os atuadores LINAK, quando ligamos a máquina, acreditamos que a vida útil do motor é aumentada. De fato, acreditamos tanto nessa solução que a patenteamos”, diz Hans Anker Holm.

Atuadores LINAK em triturador de madeira TP
 

Uma empresa em desenvolvimento
Linddana é uma empresa que não fica parada. Os 40 empregados produzem e vendem cerca de 600 trituradores de madeira por ano, e aproximadamente um quarto deles fica na Dinamarca. O resto vai principalmente para a Alemanha, França e Inglaterra. Portanto, também é essencial para a empresa ter parceiros de negócios confiáveis e globais. Dois parâmetros que a LINAK atende.

O principal alvo da Linddana costumava ser agricultura, mas em 2019 a empresa aumentou seu foco no setor verde. Através de seus distribuidores, a Linddana agora fornece trituradores de madeira para
prefeituras, jardineiros, arboristas, cemitérios, campos de golf, etc. Isso também fez os trituradores de madeira mais populares:

Nossa linha é formada por 20 modelos diferentes, e a LINAK está em quatro deles. Vemos um aumento na demanda por trituradores de madeira, e esperamos comprar ainda mais atuadores LINAK no futuro para atender aos requisitos do mercado”, conclui Anker Holm.

Saiba mais sobre a Linddana em  www.tpchipper.com.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.