Todos os dias, 20,000 m3 de águas residuais passam pela Renseanlæg Vest na cidade dinamarquesa de Esbjerg. A estação é parte da empresa DIN Forsyning e a água deve passar por uma série de processos de tratamento antes de ser jogada no Mar do Norte. O tratamento nesta estação em especial é desafiador, pois aproximadamente 60% da água vem de indústrias. A estação recebe 290,000 EP, o que corresponde a águas residuais de 290,000 pessoas.
Precisão no processo de aeração
Um processo importante na aeração é o consumo de energia no tratamento de água residuais, onde o objetivo é manter os níveis de amônia baixos. O nível de amônia é controlado pela entrada de ar nos tanques de aeração. O controle de oxigênio é feito através de um sistema de vigilância, enviando mensagens aos atuadores para controlar as válvulas guilhotina quando há muita ou pouca amônia na água. Para a administração de operações, é essencial que o controle de oxigênio seja preciso:
“Aeração é um processo caro. Quase um terço do consumo de energia da estação é gasto no compressor de aeração. É por isso que é essencial para nós conseguir regular as válvulas com precisão, assim não desperdiçamos energia com a aeração. Usar os atuadores LINAK traz muitos benefícios, além deles terem a precisão que queremos.”
Benefícios do uso de atuadores elétricos
Na Esbjerg, não foi apenas o consumo de energia e a precisão que levou a gerência de operações a escolher os produtos da LINAK:
“Alguns anos atrás nós tivemos que substituir as válvulas dos tanques de aeração, e pedimos sugestões aos nossos conhecidos. Em Ribe (cidade vizinha), eles tiveram uma experiência positiva de substituir uma solução de atuador tradicional por um atuador elétrico da LINAK. Então, decidimos testar”.
O gerenciamento de operações no Renseanlæg Vest não se arrependeu da decisão de tentar a solução alternativa em vez de seguir a rota tradicional:
"O sistema LINAK é mais barato. Além disso, os atuadores não precisam de manutenção. Eles são tão resistentes que suportam toda a pressão que sofrem na estação sem quaisquer problemas. E eles são fáceis de instalar. Nossas válvulas são colocadas de modo que são muito difíceis de acessar, mas isso não foi um problema pois os atuadores são pequenos e leves. Utilizamos apenas dois homens e nenhum guindaste foi necessário”.
O futuro da Renseanlæg Vest
Na unidade de Esbjerg, a gerência está sempre procurando áreas onde possa otimizar processos e se tornar cada vez mais eficiente. Eles estão atualmente testando os atuadores LINAK® na outra estação de tratamento da cidade, a Renseanlæg Øst, e vários outros projetos estão em preparação:
“Podemos ver benefícios ao instalar as soluções da LINAK em outras partes de nossas estações. Pode ser nos tanques clarificadores, na entrada dos tanques de aeração ou nas comportas das bacias de águas pluviais. É algo que vamos ver com cuidado quando as soluções atuais precisarem ser substituídas”.
Atualmente, o gerenciamento de operações está planejando otimizar ainda mais o Renseanlæg Vest. A ideia surgiu a partir do desejo da Prefeitura de Esbjerg de reduzir gastos da estação e obter uma melhor utilização dos recursos.
“Da mesma maneira que entramos em contato com Ribe sobre os atuadores elétricos, outros também entraram em contato conosco. Eles queriam ouvir sobre nossas experiências e estamos felizes em compartilhar com qualquer um que esteja interessado”, diz o gerente de operações da DIN Forsyning.
Saiba mais sobre as válvulas guilhotina para um fluxo de ar preciso.