Histórias de casos

Reduzindo o consumo de energia de aeração

A cidade de Esbjerg possui a quinta maior estação de tratamento de águas residuais da Dinamarca - Renseanlæg Vest. A administração de operações decidiu usar os atuadores lineares LINAK® para ter controle estável e preciso do fluxo de ar nos tanques de aeração. Os atuadores LINAK foram escolhidos pelos seus diversos benefícios na operação diária, por exemplo, consumo de energia mais baixo e facilidade na instalação.

Todos os dias, 20,000 m3 de águas residuais passam pela Renseanlæg Vest na cidade  dinamarquesa  de Esbjerg. A  estação é  parte da empresa DIN Forsyning e a  água deve passar  por uma série de processos de tratamento antes de ser jogada no Mar do Norte. O tratamento  nesta estação em  especial é desafiador ,  pois aproximadamente 60% da água vem de indústrias. A  estação recebe 290,000 EP, o que corresponde a águas residuais de 290,000 pessoas.

Precisão no processo de aeração
Um processo importante na aeração é o consumo de energia no tratamento de água residuais, onde o objetivo é manter os níveis de amônia baixos. O nível de amônia é controlado pela entrada de ar nos tanques de aeração. O controle de oxigênio é feito através de um sistema de vigilância,  enviando mensagens aos atuadores para controlar as válvulas guilhotina quando há muita ou pouca amônia na água. Para a administração de operações, é essencial que o controle de oxigênio seja preciso:

Aeração é um processo caro.  Quase um terço do consumo de energia da estação é gasto no compressor de aeração. É por isso que é essencial para nós conseguir regular as válvulas com precisão, assim não desperdiçamos energia com a aeração. Usar os atuadores LINAK traz muitos benefícios, além deles terem a precisão que queremos.”

Atuador DIN Forsyning
 

Benefícios do uso de atuadores elétricos
Na Esbjerg, não  foi apenas o consumo de energia e a precisão que levou a gerência de operações a escolher os produtos da LINAK:

Alguns anos atrás nós  tivemos que substituir as válvulas dos tanques de aeração, e pedimos sugestões aos nossos conhecidos. Em Ribe (cidade vizinha), eles tiveram uma experiência positiva de substituir uma solução de atuador tradicional por um atuador elétrico da LINAK. Então, decidimos testar”.

O gerenciamento de operações no  Renseanlæg Vest  não se arrependeu da decisão de  tentar  a solução alternativa em vez de seguir a rota tradicional: 

 "O sistema LINAK é mais barato. Além disso, os atuadores não precisam de manutenção. Eles são tão resistentes que suportam toda a pressão que sofrem na estação sem quaisquer problemas. E eles são fáceis de instalar. Nossas válvulas são colocadas de modo que são muito difíceis de acessar, mas isso não foi um problema pois os atuadores são pequenos e leves. Utilizamos apenas dois homens e nenhum guindaste foi necessário”.

O futuro da Renseanlæg Vest
Na unidade de Esbjerg, a gerência  está sempre procurando áreas onde possa otimizar processos e se tornar cada vez mais eficiente. Eles estão atualmente testando os atuadores LINAK® na outra estação de tratamento da cidade, a Renseanlæg Øst, e vários outros  projetos estão em preparação:

 “Podemos ver benefícios ao instalar as soluções da LINAK em outras partes de nossas estações. Pode  ser nos tanques clarificadores, na entrada dos tanques de aeração ou nas comportas das bacias de águas pluviais. É algo que vamos ver com cuidado quando as soluções atuais precisarem ser substituídas”.

Atualmente, o gerenciamento de operações está planejando otimizar ainda mais o Renseanlæg Vest. A ideia  surgiu a partir do desejo da Prefeitura de Esbjerg de reduzir gastos da estação e obter uma melhor utilização dos recursos.

 “ Da mesma maneira que entramos em contato com Ribe sobre os atuadores elétricos, outros também entraram em contato conosco. Eles queriam ouvir sobre nossas experiências e estamos felizes em compartilhar com qualquer um que esteja interessado”, diz o gerente de operações da DIN Forsyning.

Saiba mais sobre as válvulas guilhotina para um fluxo de ar preciso.

Arquivos

Foco em tratamento de águas residuais

Na indústria de águas residuais, controle fácil e monitoramento são elementos-chave para garantir a melhor gestão das instalações. Saiba mais sobre as soluções de atuadores LINAK na indústria de águas residuais nesta brochura.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.