Histórias de casos

Menos esforço com peso na indústria de construção

Junto com a LINAK®, a empresa dinamarquesa Smartlift criou levantadores elétricos e movidos à bateria que podem levantar objetos como vidraças de até 600 kg. Esta é uma melhora enorme na ergonomia de pessoas que costumam levantar essas vidraças.

Trabalhar na indústria de construção sempre foi um trabalho duro. Ao viver mais e, portanto, ficar mais tempo no mercado de trabalho, cresce a necessidade de reduzir o esforço como de peso. Uma engenhosa fabricante dinamarquesa está abrindo caminho nessa área.

Melhora na ergonomia ao levantar janelas
Quando um prédio precisa de janelas novas, construtores são frequentemente vistos manipulando pedaços grandes de vidro. Instalar janelas manualmente é um trabalho difícil, perigoso e demorado que precisa de mais de um par de mãos. Em 2004, a Smartlift viu a oportunidade de fazer levantadores para esse trabalho. Desde então, junto com a LINAK, eles foram aperfeiçoados e novos modelos foram criados.

Fazendo levantadores inteligentes
A Smartlift trabalha com aparelhagens inteligentes. Elas utilizam o vácuo criado pelas ventosas para segurar o objeto que precisa ser carregado. O objeto é então levantado com cuidado e precisão e posicionado no local correto.

Hoje a Smartlift oferece sete produtos, todos com atuadores elétricos. Cada levantador possui cinco atuadores LINAK, que empurram, levantam e inclinam os objetos. Dependendo do modelo, os levantadores conseguem lidar com objetos entre 200-600 kg. Normalmente eles são utilizados para vidro, mas também podem ser usados com outros elementos da fachada, desde que tenham uma superfície à prova de vácuo.

Para trabalhos que exigem levantamento de objetos ainda mais pesados, a Smartlift utiliza hidráulica. Mas, de acordo com o diretor executivo da empresa Nicolai Tange Jørgensen, os modelos elétricos são os mais procurados:

“Nossos carros-chefes são os levantadores elétricos para cargas de 400 e 600 kg, respectivamente. Eles podem lidar com os trabalhos mais comuns de construção, "Jørgensen explica e continua:

“Também percebemos que os clientes preferem os levantadores sem hidráulica. É muito mais fácil substituir, reparar e lidar com atuadores elétricos. É nesse momento que a hidráulica é muito mais inconveniente para os clientes”.

O foco na ergonomia melhora os ambientes de trabalho
De acordo com Nicolai Tange Jørgensen, os clientes têm muitos motivos para investirem em um levantador:

“O ambiente de trabalho está no topo da lista de motivos quando os clientes escolhem um de nossos levantadores. Eles podem lidar com trabalhos pesados e poupar a saúde dos trabalhadores ao evitar o carregamento de grandes painéis de vidro. Menos esforço significa menos faltas por problemas de saúde e maior satisfação no trabalho por parte dos trabalhadores.”

E não são só os trabalhadores quem ficam protegidos:

“Também há o incentivo financeiro por trás da compra do levantador”, diz Jørgensen.

“Não apenas porque você economiza em mão de obra ao utilizar somente um homem para colocar um painel de vidro onde antes você precisava de dois. Mas também porque há menos desperdício – as vidraças não quebram tanto quando não há as pessoas lidando com elas”.

Os levantadores do futuro utilizam produtos LINAK®
A LINAK® trabalha com a Smartlift desde sua fundação em 2004 e essa parceria é importante, já que os atuadores elétricos são componentes essenciais dos levantadores.

“Inicialmente nós decidimos trabalhar com a LINAK porque ela tinha tudo que precisávamos. Então nossa parceria cresceu, já que eles sempre nos mostravam novos produtos e novas oportunidades de deixar nossos levantadores melhores”, diz Nicolai Tange Jørgensen e completa:

“A LINAK é incrivelmente flexível e atenciosa. Quando temos algum problema, ela sempre tem a solução”.

Quando perguntado sobre o futuro, Jørgensen tem certeza de que ele inclui a LINAK e alguns novos projetos:

“Já temos alguns projetos interessantes em desenvolvimento junto com a LINAK. Temos a meta de deixar nossos levantadores ainda mais inteligentes e mais fáceis de utilizar por aqueles que nunca mexeram em um desses. Ainda estamos nos estágios iniciais de desenvolvimento desses projetos, mas acredito que juntos criaremos algo único”, Nicolai Tange Jørgensen conclui.

Saiba mais sobre a Smartlift em www.smartlift.com.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.