Entre em contato conosco aqui
Histórias de casos

Colheitadeiras de batatas Ropa: Posicionamento preciso com atuadores elétricos

Em 1972, Hermann Painter surpreendeu, emocionou e maravilhou o mundo profissional com sua primeira colheitadeira autônoma de beterraba. Com suas ideias, inventividade e coragem ele seguiu novos caminhos e abriu a empresa ROPA.

Hoje, a empresa situada na Baixa Baviera, não vende somente colheitadeiras e carregadores limpadores para beterrabas. Por muitos anos, a ROPA deu atenção somente ao mercado de batatas.
Ao desenvolver a colheitadeira de batatas de duas linhas Keiler (javali) II, a ROPA continuou fiel à sua filosofia corporativa e desbravou novos caminhos.

O grau de automação nesta máquina é, em comparação com outras máquinas, bem alto. Além de muitas opções hidráulicas, como o deslocamento automático do eixo ou a regulação automática da pressão, os atuadores lineares elétricos assumem tarefas como o ajuste dos rolos de deflexão, pentes, e correias articuladas. Sete atuadores lineares elétricos LINAK asseguram movimentação precisa da colheitadeira.

Os engenheiros da ROPA criaram a máquina do zero. Ela é única por ter este número de possibilidades de regulagem para otimizar o processo de colheita. Independentemente da velocidade de rotação da partida, muitos elementos podem ser regulados hidraulicamente. Em aparelhagens onde a precisão no posicionamento é uma prioridade, são utilizados atuadores elétricos ao invés de cilindros hidráulicos.

"Especialmente em regulagens que precisam de muita precisão, como, por exemplo, nos rolos de deflexão ou em áreas de transição com elementos de limpeza, utilizamos atuadores elétricos”, explica Dr. Rupert Geischeder, um gerente de divisão experiente que é responsável por toda a linha de colheitadeiras de batatas.

Colheitadeira de batata ROPA com atuadores LINAKOs atuadores elétricos LINAK são utilizados no posicionamento de diversos elementos de limpeza e nos rolos de deflexão.
 

Para este tipo de utilização, a ROPA utiliza somente o atuador LA36 da LINAK. Eles são caracterizados por sua potência, resistência e diversas opções de controle. Uma dessas regulagens para um posicionamento preciso acontece nas correias articuladas. As correias articuladas removem a terra das batatas colhidas. O posicionamento elétrico preciso das correias articuladas permite um bom processo de colheita através do painel de controle.

Os trabalhadores da colheitadeira de batatas são capazes de regular as correias articuladas e outros elementos de limpeza eletricamente. Graças às infinitas possibilidades de posicionamento, as pás de resistência, necessárias para a retirada das folhas, podem ser reguladas de forma que, mesmo quando estas são viçosas, a perda de safra seja mínima.

Sujeira, poeira, água e variações na temperatura – o atuador elétrico deve funcionar corretamente apesar de ambientes severos. Máquinas em manutenção durante a época de colheita trazem grandes consequências financeiras para o agricultor.

 “A LINAK é referência em termos de resistência de atuadores variáveis elétricos”, explica Dr. Rupert Geischeder.

Na verdade, a fabricante dinamarquesa colocou uma ênfase especial durante o desenvolvimento do atuador linear LA36 para utilização em ambientes severos. O LA36 possui Proteção de Impermeabilidade IP66 quando em movimento e IP69K quando parado.

“Em muitas aparelhagens do mercado agrícola, o atuador já é utilizado e aprovado”, ilustra Günther Rappl, Gerente de Vendas da LINAK na Baixa Baviera.

Colheitadeira de batata ROPA com atuadores LINAKO atuador linear LA36
 

Além do atuador linear LA36, muitos outros atuadores LINAK possuem alta proteção. Um recurso especial da colheitadeira de batatas ROPA é o controle do atuador. A substituição de um cilindro hidráulico por um atuador elétrico deve ser a mais simples possível. Isso também se aplica à capacidade de saída do computador.

“Tivemos que atender a certos requisitos para esta aparelhagem, e fizemos isso junto com a LINAK, diz Dr. Rupert Geischeder.

A palavra-chave é controle. Por causa da complexidade da máquina, as saídas das caixas de comando estavam ocupadas em sua maior parte. Por isso deveria ser possível controlar o atuador com um único controle.

“Desenvolvemos um software que permite um só controle, explica Günther Rappl.“Isso possibilita controlar o atuador elétrico como se fosse um cilindro hidráulico.“

 

A eletricidade substitui a hidráulica

Além de resistência e controle customizado, os atuadores elétricos oferecem mais vantagens. Por exemplo, o peso é muito importante. Quando se implementa um sistema de movimentação em uma máquina tão grande, a solução elétrica “economiza” peso em comparação ao sistema hidráulico. Os atuadores elétricos também ganham pontos por serem sistemas livres de manutenção. Não somente os atributos positivos dos atuadores elétricos convenceram a ROPA, mas também o trabalho junto com os desenvolvedores de produtos da LINAK.

“Decidimos utilizar os atuadores LINAK por que confiamos muito na resistência do produto e na experiência da LINAK com movimentação em maquinários agrícolas”, conclui Dr. Rupert Geischeder.

“Decidimos utilizar os atuadores LINAK por que confiamos muito na resistência do produto e na experiência da LINAK com movimentação em maquinários agrícolas”, conclui.

Colheitadeira de batata ROPA com atuadores LINAKDr. Rupert Geischeder é responsável por toda a linha de colheitadeiras de batata.
 
Soluções de atuadores lineares elétricos TECHLINE® LINAK para maquinas agrícolas play-icon

Soluções de atuadores lineares elétricos para máquinas agrícolas do segmento LINAK TECHLINE

Inquebrável play-icon

Inquebrável

Arquivos

Foco na agricultura móvel

O foco deste tema é explicar as soluções e benefícios que a LINAK oferece à indústria da Agricultura, há mais de 25 anos.

Data Source is not set on this component!