Os dados do solo são agrupados por meio de um receptor GPS. O status de crescimento da planta é determinado com o auxílio de um sensor ótico.
Usando o sistema ISARIA, o agricultor obtém o rendimento ideal. Ao mesmo tempo, ele economiza custos, já que ele espalha apenas o volume de fertilizantes necessário para o crescimento das plantas.
Um bloco de construção crucial para o sistema é um mecanismo agrícola instalado no sistema hidráulico frontal do trator.
Os engenheiros da Fritzmeier optaram deliberadamente por não usar um sistema hidráulico.
“Muitas vezes não há conexões hidráulicas livres na frente dos tratores. Por esse motivo, implementamos atuadores elétricos ”, afirma Johan Janker, engenheiro de desenvolvimento da Fritzmeier Umwelttechnik.
Uma fonte de alimentação para os sensores está sempre disponível. Janker identifica prontidão operacional como mais uma vantagem do sistema elétrico.
"O equipamento é empregado principalmente em uma base sazonal, e como resultado longos períodos de inatividade podem ocorrer".
Os sistemas hidráulicos nem sempre executam o melhor em condições sazonais. Os atuadores elétricos da LINAK são praticamente livres de manutenção, sempre podem ser acionados e são operados diretamente a partir dos componentes eletrônicos do sistema da ISARIA. Um design econômico e prontamente realizável.
Os atuadores LINAK da série LA36 estão longe de serem sobrecarregados. É necessária uma força de 4.000 N para fazer com que os sensores entrem e saiam suavemente. O atuador linear LA36 pode fornecer até 10.000 N.
Para os engenheiros da Fritzmeier, a robustez do atuador é ainda mais importante do que a exigência de força.
"Durante testes climáticos, determinamos se nossos atuadores funcionam sob temperaturas extremas e resistem a mudanças rápidas de temperatura", diz Soren Hother Rasmussen. Ele é diretor administrativo da LINAK GmbH.
“Em alguns testes, os atuadores devem resistir repetidamente a temperaturas ambiente de +100 ° C a -30 ° C e permanecer funcionais. Atuadores também são expostos a uma variedade de produtos químicos”.
Além de todas as vantagens em termos de integração e robustez, Janker identifica uma outra vantagem: a capacidade de autotravamento. Quando estendido, o atuador elétrico não requer energia adicional. Devido à sua capacidade de auto-travamento, o fuso retém sua posição.
A capacidade de integração aos sistemas eletrônicos existentes é o lugar onde os atuadores elétricos entram em ação. Se, por exemplo, for necessário feedback sobre a posição, isto é possível apenas em um sistema hidráulico ao introduzir módulos adicionais.
Janker ainda vê grande potencial para o uso de sistemas de ajuste elétrico no setor agrícola.
“Muitos sistemas hidráulicos já podem ser substituídos por sistemas elétricos. O controle é simples e a integração fácil de implementar. Os sistemas elétricos continuam a se espalhar”, diz Janker.
O novo sistema ISARIA da Fritzmeier Umwelttechnik não só exigia uma engenharia voltada para o futuro no que diz respeito à tecnologia de sensores e processamento de dados, mas também na área de operação e ajustes mecânicos.
O ajuste elétrico oferece muitas opções na agricultura e é simples de integrar.
Entre em contato com a LINAK TECHLINE para especificações e mais soluções de atuadores - para espalhadores ou outros equipamentos agrícolas.