Entre em contato conosco aqui

 

Venha conhecer os cabos e conectores para atuadores


Há três opções disponíveis de atuadores industriais da LINAK®: um cabo de energia e sinal separado, um cabo único para energia e sinal, e um cabo em Y. Neste vídeo, nosso especialista, Hunter Stephenson, explica a diferença entre um cabo de energia e um cabo de sinal e como a personalização pode desbloquear os benefícios da instalação simples do tipo plug & play.

Quais são os diferentes tipos de cabos para atuadores lineares elétricos?

Em geral, para atuadores da LINAK® existem três tipos de cabos disponíveis: cabos de energia e sinal separados, um cabo único para energia e sinal, e um cabo em Y.

Ter cabos de energia e sinal separados aumenta a flexibilidade e facilita a integração dos atuadores em diferentes máquinas. Por exemplo: você pode colocar fonte de alimentação em uma extremidade e controle do motor na outra extremidade. Para atuadores com menor consumo de corrente, um único cabo pode servir tanto para energia quanto para sinal. Em outros casos, o atuador pode ter um cabo em Y, conectado aos dois conectores do atuador, e em um único plugue para energia e sinal na outra extremidade.

O que significa solução plug and play?

Solução plug and play é uma opção fácil de usar para integração rápida e descomplicada do atuador, que você pode conseguir escolhendo um cabo personalizado junto com o atuador linear industrial. Na maioria dos casos, só é preciso ter um atuador com a opção de cabo preferida e dois parafusos (um para o suporte traseiro e um para a haste do pistão), e sua aplicação começará a funcionar logo em seguida.

Como a LINAK testa os cabos?

Os atuadores industriais da LINAK são sempre testados com o cabo montado antes de saírem da fábrica. Isso garante que a conexão do atuador esteja correta e funcionando.

Para que o atuador seja compatível com a classificação IP69K (proteção contra entrada de água e poeira), sempre deve haver um sobremolde na extremidade do cabo.

Para manter a alta classificação IP, é importante tomar medidas de precaução e projetar a conexão de fios das máquinas de modo que a extremidade do cabo seja mantida dentro de uma área fechada e protegida. Isso evita a entrada de água pulverizada no conector e no atuador.

Nos atuadores industriais da LINAK, os cabos e o invólucro são projetados de modo que o cabo seja substituído sem afetar a classificação IP.

Você sabia?

Para garantir qualidade confiável do sinal e evitar perda de energia, é recomendável escolher o menor comprimento de cabo possível.

Na hora de escolher conectores para atuadores lineares, o Deutsch DT ou AMP Superseal costumam ser os preferidos para as soluções em maquinário industrial da LINAK. Os plugues dos atuadores são projetados para uso em ambientes inóspitos, o fio traseiro de silicone e as vedações da interface possibilitam que os plugues resistam a condições de temperaturas extremas, pressão adversa ou umidade.

Para manter o alto nível de IP (proteção contra entrada de água e poeira), é importante tomar precauções e projetar a conexão do fio de acordo com o maquinário, de forma que a extremidade do cabo seja mantida dentro de uma área fechada e protegida.

Para que um atuador esteja em conformidade com o IP69K, sempre deve haver um sobremolde na extremidade do cabo para evitar a pulverização de água no plugue evitando entrar no atuador.

Ao escolher um tipo de cabo para conectar na sua máquina, sempre tenha isso em mente: Defina os requisitos do cabo, lembre-se de proteger o cabo e evite dobrar o cabo.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.

Fale Conosco

Notícias da LINAK

Fique por dentro da tecnologia de atuadores lineares

Inscrição