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Freio de atuadores e a importância dele para o maquinário industrial


Aqui você pode se aprofundar nas diferentes formas de frenagem de atuadores lineares industriais, o que é sempre necessário para garantir que o atuador permaneça na posição correta, sempre que a energia estiver desligada. Nosso especialista Hunter Stephenson explica o básico neste vídeo.

Qual é a função do uso do freio no atuador?

A finalidade do uso do freio no atuador é garantir que o atuador permaneça na posição definida quando for desligada a energia. Existem três maneiras de garantir que seu freio funcione em um atuador. O atuador tem capacidade de autoaperto, o que significa que ele não precisa de freio para manter-se na posição quando a energia estiver desligada. Ou é necessário integrar um freio mecânico ou um freio elétrico no atuador. Os atuadores da LINAK® têm capacidade de autoaperto ou vêm com diferentes versões de freio mecânico.

Quais são os diferentes tipos de freios mecânicos para atuadores?

  • O freio a disco: O freio a disco costuma ser colocado diretamente sobre o fuso, onde os discos se espremem em torno do fuso para interromper o movimento. O posicionamento em contato direto com o fuso expõe o freio ao calor e a grandes forças. Esse tipo de freio é uma peça de desgaste projetada e testada para coincidir com a vida útil do atuador. A localização do freio em contato direto com o fuso também deve ser considerada em relação às dimensões integradas do atuador.

  • O freio de ação simples: O freio de ação simples contém uma mola interna, o que significa que o freio funciona em um sentido, no modo de empurrar ou de puxar. Para um atuador com esse tipo de freio, deve-se especificar se ele precisa operar no modo de empurrar ou de puxar.

  • O freio de ação dupla: O freio de ação dupla é muito forte. Esse tipo de freio é integrado aos atuadores industriais da LINAK®, já que o desempenho de alta eficiência exige um freio para garantir a alta capacidade de autoaperto. Atuadores com freio de ação dupla podem operar em ambos os sentidos, sem ativar o freio, desde que o movimento venha do motor elétrico. Se o movimento for iniciado no fuso, e em qualquer sentido, o freio será acionado e manterá o atuador na posição.

O que significa capacidade de autoaperto em atuadores elétricos?

A capacidade de autoaperto é um dos principais argumentos de venda para atuadores elétricos, já que evita que o atuador retroceda. Nos atuadores da LINAK®, a capacidade de autoaperto é definida como a capacidade de o atuador operar com carga total e ciclo de serviço e, quando é parado, ele se desloca no máximo por uma revolução no fuso antes de travar e parar totalmente.

Diversos fatores afetam a capacidade de autoaperto dos atuadores. O design do tipo de fuso, da porca de fuso, da caixa de engrenagens, do freio e do controle do motor DC são apenas algumas das considerações sobre design que afetam a capacidade do atuador de suportar cargas quando é parado.

Você sabia?

A posição do freio no atuador influencia o tamanho e a potência do freio necessário.

Na hora de desenvolver um novo atuador, existem locais limitados para acrescentar um freio mecânico no design. Por exemplo: no fuso, em conexão com as engrenagens, ou diretamente sobre o eixo rotacional da haste.

Quanto mais afastado o freio ficar em relação ao fuso, menor a força necessária para frear. Entretanto, o jogo longitudinal costuma aumentar. Sendo assim, o design precisa levar em conta esses fatores.

Em teoria, o freio colocado entre o motor do atuador e as engrenagens seria ainda mais eficiente, já que reduziria o jogo longitudinal e exigiria menos força para frear.

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