Tecnologia e Tendências

Foco no design e na usabilidade em guinchos modernos

Cuidadores e designers qualificados desempenharam um papel fundamental na criação de um moderno equipamento para os cuidados com a saúde. Na LINAK, a nova geração de sistemas de regulagem de guinchos é criada de acordo com as experiências de usuários, com um trabalho meticuloso de design, e com 25 anos de muita experiência em engenharia.

Em 1995, o primeiro atuador para guinchos foi lançado – o JUMBO™ da LINAK®. Além de permitir que os fabricantes comprassem todas as peças em um só lugar, ele também estabeleceu um novo padrão de mercado para controle de qualidade e testes de produtos.

A nova geração de guinchos para transportes de pacientes é a LIFT™ da LINAK®, e ela estabelece padrões novos e mais abrangentes para o mercado, incluindo os comentários dos usuários que são transformados na ergonomia ideal e em visual elegante por nossos designers talentosos.

Entrando em uma nova era de guinchos
O Gerente de Desenvolvimento de Negócios Claus Rode trabalha na LINAK há muitos anos e viu de perto o sucesso do JUMBO™. Ele foi parte importante na equipe multidisciplinar da LINAK na criação do LIFT™.

“Com toda a modéstia, eu acho que sempre fomos campeões quando se trata de engenharia”, diz Rode.

“Mas, com o LIFT™, queríamos mais do visual e da facilidade na utilização. Sem comprometer a qualidade e o funcionamento, é claro. Nós queríamos que engenharia adotasse um design sublime e uma usabilidade ideal”.

Seu colega, o Gerente Sênior Erik Hansen, foi responsável pelo desenvolvimento do JUMBO™ em 1995. Apesar do sucesso impressionante do sistema, ele elogia a inclusão dos comentários dos usuários e do foco no visual. Ele chama isso de “um passo em direção ao futuro”.

“Há tantas coisas novas que queríamos incluir. Temos atuadores novos e melhores agora, temos Bluetooth®, novas tecnologias em baterias, entre outras coisas. Nos também queríamos deixar o design novo e mais moderno, com melhora na usabilidade. O LIFT compreende tudo isso”.

Digitalização e design moderno
Para incorporar todos os comentários dos usuários ao design e à engenharia com êxito, Claus Rode convidou um designer industrial de fora da LINAK para ajudar, aumentando muito as ambições.

“A tarefa era clara: criar um design moderno, mas “invisível”, que combina com o guincho do paciente e até melhora seu design”, diz Claus Rode.

Ao mesmo tempo, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento da LINAK trabalhou bastante nas diversas funções e recursos. A tecnologia Bluetooth® abre as portas para um mundo sem fio, onde os dados do sistema podem ser distribuídos para diferentes funções em, por exemplo, um hospital ou uma clínica de repouso.

Foco no design e na usabilidade em guinchos modernos
 

Pronto para o futuro de Íon-Lítio
Rode e sua equipe criaram o LIFT™ com a bateria de Íon-Lítio em mente. Além da bateria de Íon-Lítio ter melhor desempenho, ela também é mais barata a longo prazo.

“A curva de desempenho é muito melhor com as baterias de Íon-Lítio”, diz Claus Rode. “Ela abre o caminho para a utilização do levantamento turbo, fazendo o guincho se mover aproximadamente 25% mais rápido quando não está carregando um paciente. Resumindo, a bateria de Íon-Lítio ajuda a melhorar a eficiência dos cuidadores em hospitais e casas de repouso.”

Testado por profissionais reais
Para ter certeza que as informações dos usuários tinham realmente melhorado a usabilidade, o projeto foi testado por cuidadores de casas de repouso.

“Pedimos aos cuidadores para testarem o novo sistema. Então levamos todas as observações e comentários de volta ao laboratório. Fizemos alguns ajustes e pedimos para que eles testassem novamente”.

Foco no design e na usabilidade em guinchos modernos
 

O resultado foi um atuador com design melhor, mais bem construído e o mais testado da história da LINAK.

“Não temos dúvidas que estabelecemos um novo padrão na criação de um sistema. A usabilidade e o design continuarão sendo importantes para nós de agora em diante”, Claus Rode diz.

A LINAK mantém uma cultura de testes
A LINAK sempre testou seus produtos. Mas, 25 anos atrás quando o projeto do guincho JUMBO™ progrediu, ficou claro que era necessária uma abordagem mais orientada à testes.

“A qualidade sempre foi o foco da LINAK. Tudo que vendemos é testado antes de sair da fábrica. Mas, com o projeto JUMBO, começamos a testar os produtos como um todo, não só cada parte individualmente”, explica Erik Hansen. “Continuamos fazendo isso com os projetos novos. É o padrão LINAK!”

Ao longo dos anos o Centro de Testes da LINAK® foi ampliado diversas vezes e desenvolveu novas maneiras de testar materiais, componentes individuais, produtos individuais e sistemas completos de atuadores com software de comunicação via barramento.

Uma ideia brilhante se tornou o padrão do mercado
Durante o início dos anos 90, a LINAK já fazia atuadores para guinchos. Mas, conversas com clientes levaram-na a criar um sistema de atuadores completo com foco na modularidade. Para atender aos seus requisitos dos clientes, o sistema – incluindo caixas de comando, baterias, carregadores e controles manuais – tinha que ser atemporal e permitir liberdade total de design.

“Naquele tempo, os fabricantes tinham que pegar cada uma das peças necessárias para seus produtos em lugares diferentes”, diz Erik Hansen, Gerente Sênior da LINAK e um dos criadores do JUMBO. "Claro que isso tornava quase impossível manter a qualidade consistente entre os fornecedores, e testar todas as peças juntas como um sistema era um processo muito demorado e às vezes caro.”

Isso desencadeou a ideia fundamental por trás do JUMBO™ da LINAK®: Tudo que você precisa em um produto só, e tudo testado como um sistema antes de chegar em suas mãos.

JUMBO™ - desenvolvimento um a um
Tendo experiência com sistemas para camas hospitalares, a equipe da LINAK sabia que começar do zero era a melhor abordagem.

“Claro que utilizamos toda a nossa experiência. Mas, não reutilizamos produtos de outros sistemas”, Hansen explica. “Perguntamos diretamente aos clientes, para ter 100% de certeza, que não deixamos pedra sobre pedra e, finalmente, fizemos algo que eles poderiam usar.”

Para Erik Hansen e a equipe de criação do JUMBO™, eram idas e vindas constantes, com questionamentos aos clientes e usuários finais, e então testes no laboratório.

“Reproduzimos por todos os cenários que pudemos pensar”, ele disse. “O que acontece quando a bateria está descarregada? Quem faz o que então? Como substituí-las e elas carregam imediatamente? Isso, e muito mais. Então voltamos ao laboratório e testamos novas ideias”.

Entrando em uma nova era de guinchos
O colega de Hansen, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios Claus Rode, trabalha na LINAK há muitos anos e viu de perto o sucesso do JUMBO™. Ele foi parte importante na equipe multidisciplinar da LINAK que criou a nova geração de sistemas de atuadores para guinchos modernos, o LIFT™ da LINAK.

A equipe trouxe todo o conhecimento do JUMBO para o novo projeto. Ainda assim, o LIFT ™ era ligeiramente diferente desde o início.

“Com toda a modéstia, eu acho que sempre fomos campeões quando se trata de engenharia”, Rode diz e continua: “Mas, com esse projeto, queríamos mais do visual e da facilidade na utilização. Sem comprometer a qualidade e o funcionamento, é claro. Nós queríamos que engenharia adotasse um design sublime e uma usabilidade ideal”.

Foco no design e na usabilidade em guinchos modernos
 

Para Erik Hansen, a transição para o LIFT é um passo firme em direção ao futuro:

“Há tantas coisas novas que queríamos incluir. Temos atuadores novos e melhores agora, temos Bluetooth®, novas tecnologias em baterias, entre outras coisas. Nos também queríamos deixar o design novo e mais moderno, com melhora na usabilidade. O LIFT compreende tudo isso”.

 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.