Tecnologia e Tendências

Projetando o home office perfeito

A tendência de trabalhar de casa está crescendo em todo o mundo. Cada vez mais pessoas trabalham de casa alguns dias do mês. Enquanto as empresas estão projetando seus escritórios com ergonomia e conforto em mente, pouco se faz quando se trata de home office. Veja aqui algumas dicas de como criar um ambiente de trabalho confortável em casa.

De acordo com o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, 8,3% de todos os trabalhadores da União Europeia em algum momento trabalharam de casa em 2018 – alguns com bastante frequência. Normalmente são os autônomos que trabalham de casa – uma média de 18,5%. Na Finlândia, mais de 40% dos autônomos trabalham de casa.

Mas nos sentamos corretamente quando trabalhamos de casa? Algumas pessoas usam a cadeira da mesa da cozinha, outros se sentam no sofá com o notebook no colo, e alguns ficam na cama. Mudar de posição enquanto trabalhamos é uma coisa boa de se fazer, então veja como ficar melhor que os exemplos acima.

Aumente a eficiência no trabalho com movimento
As pessoas precisam se mover. É por isso que não é natural passarmos o dia inteiro sentados trabalhando. Muitos estudos científicos mostram que a atividade física tem bastante influência positiva no processamento mental e no desempenho no trabalho. Então, adicionar movimento no ambiente de trabalho pode ser eficaz.

Equipar a casa de seus funcionários com mesas reguláveis pode ser uma coisa muito boa. Eles terão a oportunidade de se movimentar enquanto trabalham. Na verdade, as mesmas dicas que damos para criar equilíbrio entre vida  profissional e pessoal no escritório também serve para casa. Abaixo temos outras dicas práticas para trabalhar de casa.

 

6 dicas: Como configurar seu local de trabalho em casa

Projetando o home office perfeito

1. Crie um ambiente calmo

Fique separado do resto da casa, assim você não cairá na tentação de fazer tarefas domésticas. Se você tem um quarto vago que normalmente serve de depósito, transforme-o em um lugar bom para se trabalhar.

 
Projetando o home office perfeito

2. Organize-se

Encontre onde guardar as coisas. Utilize armários e gaveteiros para guardar as coisas e evitar pilhas de papel em sua mesa. Uma mesa limpa deixa a mente limpa, e quando o dia de trabalho acabar você pode se distanciar dele.

 
Projetando o home office perfeito

3. Fique em uma boa posição

Escolha uma mesa com um tamanho considerável. Coloque seu notebook na altura certa, para não precisar ficar olhando para baixo. Você também pode utilizar um monitor e uma dock station. Um mouse e um teclado independentes também ajudam a manter uma boa postura.

 
Projetando o home office perfeito

4. Sente-se adequadamente

Escolha uma cadeira boa, para você ficar confortável. Há muitas cadeiras de escritórios boa no mercado, escolha a que deixa você mais confortável. Você só precisa se lembrar de levantar-se de vez em quando.

 
Projetando o home office perfeito

5. Fique perto da luz do dia

Coloque sua mesa perto de uma janela, assim você pode aproveitar a luz do dia. Fazendo isso você também tem algo para olhar quando você precisar descansar os olhos da tela. Lembre-se de ter uma boa iluminação, assim você não fica no escuro quando anoitecer.

 
Projetando o home office perfeito

6. Deixe seu local de trabalho aconchegante

Coloque plantas, decorações e fotos nas paredes – coisas que deixarão você feliz e servirão de fonte de inspiração. Coloque na parede um cartaz com exercícios de alongamento, para lembrá-lo de se movimentar de vez em quando.

 

Leia nosso guia sobre como ter o equilíbrio ideal entre sentar e levantar  para ter ideias. Além disso, utilizar uma mesa de escritório com sistema LINAK® dá a você a possibilidade de ter lembretes. Por exemplo, através do Painel de Controle da Mesa DPG1C  ou do aplicativo Desk Control. Ambos foram criados para motivar e lembrar que é hora de levantar.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.