Notícia 16 de setembro de 2019

Testes de entrada de substâncias em atuadores industriais

No Centro de Testes da LINAK®, os atuadores elétricos para aparelhagens industriais são testados – muitas vezes ao extremo. Alguns testes são para verificar a entrada de substâncias – ou classificações de impermeabilidade. Poeira, umidade e água são partes naturais do ambiente de trabalho de muitos atuadores, e eles devem manter o desempenho total e funcionar sem problemas.

A LINAK® possui um dos maiores regimes de teste do mercado para atuadores industriais. No centro de testes corporativo na Dinamarca, todos os atuadores são testados – inclusive os atuadores utilizados em aparelhagens industriais.


Teste de entrada de substâncias em atuadores industriais
Alguns ambientes são extremamente empoeirados, enquanto outros são enlameados e molhados. O maquinário industrial que opera nesses ambientes eventualmente precisa ser lavado - normalmente com jatos de água - e, para os atuadores elétricos que fornecem movimento para esse maquinário, essas condições são bastante difíceis. É por isso que a LINAK testa seus atuadores contra a entrada de substâncias sólidas e líquidas.

Os atuadores industriais da LINAK passam por um teste de pulverização de água, que lava os atuadores com 100 litros de água por minuto durante três minutos, seguido por um teste de alta pressão/alta temperatura de Proteção de Impermeabilidade IP69K - 14-16 litros de água por minuto a 100 bar e 80 °C. Alguns atuadores LINAK são testados contra a entrada de poeira e aprovados pela Diretriz Europeia para Atmosferas Explosivas e pela Comissão Eletrotécnica Internacional de Atmosferas Explosivas. (ATEX/IECEx)

É por isso que você pode confiar no seu atuador LINAK!

LINAK Actuator Academy LogoDescubra todo um mundo de atuadores na Actuator Academy™.

 

Por que a proteção contra entrada de substâncias é importante para você
Poeira, produtos químicos, umidade e água são substâncias nocivas para aparelhos eletrônicos e maquinário de ambientes industriais. Atuadores elétricos não são exceção e não ter proteção contra entrada de substâncias pode custar caro e ser perigoso.

Espalhadores recebem lavagem de alta pressão
Após um longo dia de trabalho, o maquinário agrícola precisa de uma lavagem. Sujeira e lama estão por toda parte, e em espalhadores a sujeira está misturada com restos de fertilizante. A lavagem com alta pressão é necessária, e isso envolve jatos de água a altas temperaturas.

Os atuadores, que fazem regulagens precisas, precisam lidar tanto com o dia de trabalho quanto com a lavagem. É por isso que todos os atuadores LINAK são testados para a Proteção de Impermeabilidade IP69K.

O foco na proteção de impermeabilidade de atuadores industriais - Espalhadores
 
O foco na proteção de impermeabilidade de atuadores industriais - Manuseio de grãos

O foco na Proteção de Impermeabilidade no manuseio de grãos é crucial
A segurança tem prioridade alta para os funcionários que trabalham perto de instalações de manuseio de grãos. Esses ambientes são muito empoeirados, e a combinação de nuvens densas de poeira de grãos e uma única faísca de um curto-circuito pode ser altamente inflamável - até mesmo explosiva.

Alguns atuadores industriais da LINAK são aprovados pela Diretriz Europeia para Atmosferas Explosivas e pela Comissão Eletrotécnica Internacional de Atmosferas Explosivas (ATEX/IECEx), aumentando a segurança das instalações de manuseio de grãos.

 

Para outros ambientes com poeira, os atuadores industriais devem atender aos requisitos da Proteção de Impermeabilidade 6X. Por isso eles são testados em uma sala de poeira por duas horas, onde uma bomba de vácuo tenta introduzir ar e poeira na carcaça do atuador.

Automação de válvulas de águas residuais em áreas externas
Os sistemas que controlam os processos em instalações modernas de águas residuais geralmente envolvem automação de válvulas acionadas por atuadores elétricos. Nas primeiras partes dos processos, os atuadores estão localizados em áreas externas e úmidas. Mudanças no clima e temperaturas flutuantes também aumentam a tensão no equipamento.

Atuadores utilizados em estações de águas residuais passam por testes de pulverização de água para assegurar a Proteção de Impermeabilidade 6X.

Testes de entrada de substâncias em atuadores industriais - Válvulas de Automação
 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.