Notícia 27 de novembro de 2018

Estudo de caso mostra resultados positivos do lembrete de mudança de posição

Um estudo de caso feito pelo Instituto de Saúde e Ergonomia (IGR) da Alemanha provou que as funções de lembrete em mesas de escritório reguláveis motivam os funcionários a mudarem de posição regularmente.

É possível motivar as pessoas a utilizarem mais suas mesas reguláveis e aproveitarem todos os seus benefícios – melhora na eficiência e na saúde? A resposta é simples: Sim, é possível!

Num estudo de caso iniciado pela LINAK® e conduzido pelo Instituto de Saúde e Ergonomia (IGR) alemão (mantido pelo Ministério Federal do Trabalho e Assuntos Sociais da Alemanha), 40 funcionários da empresa de softwares Diamant Software GmbH participaram do teste das funções de lembrete da LINAK. Embora todos os participantes estivessem familiarizados com mesas reguláveis, a maior parte deles raramente as utilizava.  

Lembretes diferentes para mesas de escritório foram utilizados
Para ver se os lembretes poderiam motivar os funcionários a se movimentarem, os participantes foram divididos em dois grupos. Um dos grupos recebeu um “kit lembrete”, composto do Painel de Controle da Mesa DPG com lembrete luminoso, o aplicativo Desk Control™, e o software Desk Control™ - os dois últimos lembrando os usuários por meio de notificações via celular e computador. O outro grupo continuou trabalhando em suas mesas reguláveis sem utilizar nenhuma função de lembrete. 

Os lembretes ajudam a adquirir hábitos saudáveis 
Os resultados do estudo de caso mostraram que o lembrete da mudança de posição realmente ajuda. Através da caixa de comando, é possível verificar a frequência da movimentação das mesas antes, durante e depois do estudo. Verificou-se que o grupo com o “kit lembrete” aumentou a utilização da mesa em 74%. Este mesmo grupo aumentou o tempo em pé no trabalho diariamente em 62%. 

Embora um estudo de três meses não seja suficiente para mostrar os efeitos duradouros dos lembretes, ele provou que eles são motivadores, levando a um comportamento ativo entre os funcionários do grupo de teste. 

O conforto e o hábito eram as piores barreiras da movimentação
Para a empresa participante, Diamant software GmbH, o desafio era fazer seus funcionários utilizarem a regulagem elétrica de suas mesas. Antes do estudo, "conforto" e "esquecimento" foram mencionados como as duas principais razões dadas pelos funcionários da Diamant Software para não utilizarem a regulagem.  
‘Antes do estudo uma voz interior me dizia: “Eu não quero ficar de pé, eu prefiro ficar sentado na minha cadeira”. Isso mudou muito’, disse Klaus Artmeyer, funcionário de vendas, no estudo. 

Estes resultados estão de acordo com os resultados de uma pesquisa publicada anteriormente pela agência dinamarquesa de ciência do comportamento KL.7. Em seu relatório ‘Deixando os trabalhadores de escritório mais saudáveis: Uma intervenção de saúde pública que faz com que trabalhadores de escritório utilizem mais suas mesas reguláveis’, a KL.7 também descobre que os lembretes motivam os funcionários a terem um comportamento mais saudável. 
Para saber mais sobre os efeitos motivadores dos lembretes em mesas reguláveis modernas, você pode fazer o download do estudo de caso do IGR e da pesquisa da KL.7 na nossa seção de Tecnologia e Tendências

 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.