Entre em contato conosco aqui
Histórias de casos

Redução de ganho solar com atuadores – uma solução que dura

Em 2000, a Universidade da Dinamarca do Sul (SDU) em Odense instalou uma solução elétrica de redução de ganho solar, que incluía atuadores LINAK. Tal solução funciona até hoje, assegurando que alunos e funcionários não sejam incomodados pelo sol.

SDU
A SDU em Odense compreende muitos prédios, vários dos quais têm a característica fachada cor de ferrugem. As janelas dos prédios possuem venezianas cor de ferrugem, combinando com os prédios, que são reguláveis e reduzem o ganho solar. A solução elétrica de redução de ganho solar foi criada há mais de 20 anos e funciona até hoje. Todos os dias, 200-250 venezianas são reguladas graças à dois atuadores paralelos LA32 e uma caixa de comando da LINAK®. Lars Tiedemann, Chefe de Seção (Suporte Técnico) da SDU, é responsável pelas venezianas e está muito satisfeito com elas.

Como as venezianas funcionam
Todas as venezianas podem ser controladas manualmente e automaticamente. Como Tiedemann explica: 
“Cada sala possui um interruptor ao lado da janela que controla todas as venezianas e as abaixa ou levanta. As venezianas também podem ser controladas por um interruptor central, se necessário. Por exemplo, configuramos sequências de fechamento automático para o período noturno”

De acordo com Tiedemann, a segurança é uma parte muito importante da solução: 
“O monitoramento do vento e do clima garante que as venezianas fechem automaticamente quando ventar muito. E a solução também inclui uma bateria extra em janelas que são designadas como rotas de fuga. As baterias asseguram que as venezianas abram em caso de falta de energia, por exemplo,”  ele diz. 

SDU
 
Uma solução de longo prazo
Embora esta solução tenha sido criada há mais de 20 anos ela ainda funciona muito bem, mas com algumas modificações ao logo dos anos. Uma delas foi nos eixos, que não estavam protegidos e, portanto, tinham tendência a quebrar. Aqui, um dispositivo de proteção inteligente foi utilizado, e ele é substituído quando necessário. 

Todas as venezianas, dobradiças e atuadores são verificados uma vez por ano, para garantir que não haja risco de esmagamento. Alguns dos atuadores mais velhos são substituídos por novos, caso eles parem de funcionar. Como Tiedemann diz: 
“Tentamos nos manter à frente. Sempre há custos, mas é assim que as coisas funcionam. Mas estamos satisfeitos com esta solução e não planejamos substituí-la ou mudá-la”
 

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.