Desenvolvido pelo Instituto de Engenharia Agrícola da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, Phoenix é uma máquina versátil e inovadora que é capaz de cortar com precisão coisas como ervas daninhas ou arar o solo entre fileiras de plantas com sua enxada de 100 quilos.
No entanto, ao contrário da maioria das outras máquinas para colheita de ervas daninhas, a operação é feita através de um controle manual. A enxada é levantada lentamente, Phoenix se move para a próxima posição e abaixa o equipamento acessório novamente. Um sistema de regulagem encontra-se na parte de trás do robô e atuadores LA36 da LINAK® fazem a movimentação automática.
Movimentação livre e funcionalidade total ao longo do dia
A energia da bateria cobre um dia útil de oito horas. Um dos três atuadores LA36 é usado para elevação (4,500 N), um para inclinar (2,600 N) e um para deslocamento lateral (1,700 N) do equipamento acessório. Todos os atuadores são controlados através de rede CAN. No final da fileira de plantas, Phoenix pode levantar e girar o equipamento de trabalho de forma independente, bem como reagir a mudanças, tais como o plantio das fileiras de plantas não ser reto. Assim, as ervas daninhas podem ser removidas das plantações.
Diversos benefícios ao se usar a eletricidade
Para o engenheiro da Universidade de Hohenheim, David Reiser, havia muitas razões para escolher os atuadores elétricos da LINAK para o projeto.
“A relação entre o peso do veículo e o atuador está correta. É um veículo elétrico movido a bateria. Portanto, não era relevante incluir hidráulica. Além disso, o atuador linear oferece regulagem precisa”.
De acordo com Reiser, a maior vantagem é a opção de rede CAN dos atuadores LINAK. Este é um requisito para a comunicação interna do robô. O atuador é controlado através da rede CAN e pode se mover para uma posição específica. Isso dá ao programador mais opções e controle preciso do sistema.
Além disso, o controle milimétrico dos atuadores garante que o equipamento acessório possa ser controlado por um sistema de troca automática. Os dados de posição são determinados usando uma câmera e um scanner a laser e são transferidos para a unidade de disco e para os atuadores elétricos.
Para Reiser e para a Universidade de Hohenheim, tais perspectivas orientadas para o futuro da agricultura podem ser implementadas e transmitidas aos alunos com o robô Phoenix.