Histórias de casos

Movimentação elétrica dá mais conforto para navios

Mais conforto e melhor ergonomia – estes dois requisitos se aplicam em nossas vidas e trabalho. Para uma fabricante de bascos francesa, os atuadores elétricos ajudam a aumentar muito o conforto.

Iates modernos são certamente o epítome do conforto. Os barcos da Prestige, que pertence ao Grupo Beneteau da França, oferecem alto nível de conforto. Os atuadores elétricos da LINAK® têm um papel importante quando se trata de deixar a vida a bordo melhor.  

Diversas coisas podem ser reguladas eletricamente para deixar tudo ainda mais confortável em um iate. As escotilhas são abertas eletricamente e não manualmente, mesas e sofás são facilmente ajustados e movidos para a posição certa com sistemas de atuadores elétricos, e as janelas também são abertas e fechadas eletricamente.

A fabricante de barcos Prestige usa os atuadores LINAK® em diversas partes de seus iates. Por exemplo, os flapes da sala de máquinas são abertos usando um atuador. Outro exemplo é a garagem para o barco. O dono do barco abre e fecha a garagem apertando um só botão. O tamanho do flape depende do tamanho do iate. Dois atuadores LA36 são usados para isso, e eles oferecem impulso para abrir até mesmo portas de garagem pesadas.

Atuadores com Controlador Integrado permitem mais recursos
A Prestige usa atuadores com Controlador Integrado (IC). Graças ao Controlador Integrado, a movimentação paralela é simples. Atuadores com Controlador Integrado também permitem controle e posicionamento mais preciso. Os atuadores podem ser configurados e regulados de maneira simples. O Controlador Integrado é só um dos recursos. Outros recursos são tão importantes quanto este.

“Os atuadores que instalamos em nossos barcos precisam ser muito resistentes e resilientes”, explica Kelvin Cathelot, comprador do Grupo Beneteau, a quem a marca Prestige pertence. Os atuadores são expostos a água salgada, sol, vento e vibrações, e devem funcionar perfeitamente sob essas condições difíceis.  

“A exigência de qualidade de nossos clientes é bem alta. Em termos de qualidade, não podemos fazer concessões”, Cathelot explica.

Electric movement adds more comfort on ships
 

Aço inoxidável melhora a durabilidade em ambientes severos
Os atuadores usados nos barcos do Grupo Beneteau possuem aço inoxidável para suportarem condições difíceis. Para melhorar a resiliência contra a água salgada, a LINAK oferece hastes de pistão, acessórios traseiros e tubos de aço inoxidável internos e externos. Isto torna os atuadores ainda mais resilientes contra impacto direto com a água salgada e o sol durante muitos anos, o que é de muita importância para escotilhas de convés ou plataformas para banho de sol. São usadas as ligas de aço inoxidável AISI 304 ou AISI 316.

Completamente testado para suportar a vida no mar
Até em suas versões básicas, os atuadores LINAK são resistentes. Graças a sua carcaça de alumínio resistente, o atuador LA36 cumpre todos os requisitos da Proteção de Impermeabilidade IP66 e IP69K. 

Os atuadores LINAK® são colocados à prova no centro de testes da LINAK na Dinamarca e devem passar por vários testes. Por exemplo, um teste de clima em que o atuador é repetidamente submetido a uma temperatura de mais de 100 graus e depois de menos de 30. O atuador deve funcionar perfeitamente após isso. O LA36 atende a diversos padrões, incluindo a Diretiva Europeia 94/25/EC para barcos esportivos.

Electric movement adds more comfort on ships

Além dos atuadores, flapes da sala de máquinas e de garagens, o Grupo Beneteau também usa colunas de elevação LINAK®. Elas são usadas para regular a altura de mesas ou estações de trabalho.

“O ganho no conforto com um atuador elétrico desempenha um papel importante em iates modernos”, Kelvin Cathelot explica.

 

O desenvolvimento e a inovação continuam
Graças ao Controlador Integrado (IC), com a opção de conectar a um sistema de barramento, você tem muito mais opções. Por exemplo, o controle de diversas funções através de um aplicativo no seu smartphone. De acordo com Cathelot, a digitalização também vai fazer parte da construção de barcos. As opções do controlador integrado deixam a LINAK preparada para esta tarefa.

Arquivos

Foco em aplicações marítimas

Independente de seu tipo de barco, a LINAK pode te ajudar com todos os tipos de movimentos que você desejar, por meio de atuadores elétricos, colunas e controles.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.