Histórias de casos

Melhores colheitas de milho com uma placa de colheita regulada eletricamente

Mais eficiência e melhor desempenho – as exigências para máquinas agrícolas aumentam cada vez mais. Um novo acessório de colheita de grãos permitiu que a especialista alemã Geringhoff começasse a oferecer aos seus clientes uma solução para maximizar a produção agrícola.

Geringhoff, especialista em acessórios para colheitadeiras, respondeu ao aumento da demanda do mercado por equipamentos de colheita de grãos mais eficientes com um novo acessório. “Freedom” (Liberdade em inglês) é, entre outras coisas, caracterizado pelo redesenho de um acessório de colheita importante. Graças ao novo design patenteado do Freedom, a colheita é feita de maneira suave. As correntes do alimentador são anguladas, otimizando o processo e maximizando a produção da colheita.

Passando da hidráulica para a elétrica
Um recurso especial e novo são as placas de colheita. Elas não são mais ajustadas hidraulicamente, mas por um sistema elétrico. Tudo é regulado pelo atuador elétrico LA36 da LINAK®.

Melhores colheitas de milho com uma placa de colheita regulada eletricamente

As correntes de alimentação angulares melhoraram a entrada dos grãos. Dependendo do tamanho da espiga de milho, o motorista da colheitadeira deve fazer ajustes nela. A proporção da espessura do pistão e da parte traseira é decisiva para esse ajuste.
Um ajuste maximiza a produção da colheita e evita obstruções.  

 

Em outros acessórios, a placa de colheita é regulada por um sistema hidráulico simples. Mas, como o Freedom pode ter até 12 metros, um sistema hidráulico simples não é suficiente. Este foi o motivo para os designers da Geringhoff procurarem por uma alternativa à regulagem hidráulica.

“Optamos por regulagem elétrica por causa de suas muitas vantagens”, explica André Hemmesmann, líder do time de desenvolvimento e design da Geringhoff. De acordo com ele, a simplicidade do sistema foi um argumento importante a favor da utilização de atuadores elétricos. 

“Ao utilizar um ou mais cilindros hidráulicos, as linhas de sinal devem ser colocadas próximas às linhas hidráulicas para manter a posição. Ao utilizar um atuador elétrico, só utilizamos um cabo”.

Sem atuadores adicionais
Além disso, nenhuma válvula adicional é necessária ao se utilizar atuadores elétricos. Com o novo sistema, apenas uma conexão deve ser estabelecida.

“É muito conveniente não termos que utilizar o sistema hidráulico da colheitadeira para regular as placas de colheita. Ao conectar tudo ao nosso sistema de controle, temos uma autossuficiência”, explica Hemmesmann.

Ao utilizar o sistema elétrico, é possível executar uma rotina programada, que abrirá e fechará brevemente as placas se as placas de colheita devem bloquear.

Por que a Geringhoff escolheu a LINAK?
De acordo com André Hemmesmann a Geringhoff decidiu utilizar os atuadores LINAK por causa da sua conhecida robustez.

“Ácidos de frutas, poeira, sujeira e água bloqueiam o atuador. Testamos o sistema por mais de dois anos e estamos muito satisfeitos com sua confiabilidade”, ele diz e conclui:

"Com um sistema elétrico, é possível fazer muito mais. Podemos imaginar muitas coisas para o futuro".

O futuro da agricultura depende da automação
A palavra-chave é automação. Com a programação adequada, por exemplo. é possível abrir e fechar rapidamente as placas de colheita para evitar obstruções. Também é possível utilizar adicionalmente sensores para garantir permanentemente a configuração ideal.

Um importante benefício dos atuadores LINAK é o controlador integrado(IC) opcional. Graças à ele, os atuadores podem ser facilmente programados e integrados ao sistema existente. O atuador recebe o comando do controle, enquanto os componentes eletrônicos fazem o resto. Os atuadores com controlador integrado são fornecidos pela LINAK em níveis diferentes de configuração e com opções diferentes. Variantes de rede CAN também estão disponíveis.


Sobre a Geringhoff
A Geringhoff foi fundada em 1880, e ao longo dos anos se tornou especialista em acessórios para colheitadeiras. Esse negócio de família começou como uma empresa de comércio de ferragens e máquinas agrícolas. 135 anos depois, a Carl Geringhoff é uma empresa familiar de engenharia mecânica moderna e com orientação internacional, administrada pela quinta geração dos Geringshoffs.

A fabricação ocorre em diferentes locais. A sede fica em Ahlen, na Alemanha. Outra fábrica fica em St. Cloud, Minnesota, EUA, onde são fabricados acessórios de colheita para o mercado norte-americano.

Soluções de atuadores lineares elétricos TECHLINE® LINAK para maquinas agrícolas play-icon

Soluções de atuadores lineares elétricos para máquinas agrícolas do segmento LINAK TECHLINE

Mova-se para o futuro - Atuadores com controlador integrado play-icon

Mova-se para o futuro - Atuadores com controlador integrado

Arquivos

Foco na agricultura móvel

O foco deste tema é explicar as soluções e benefícios que a LINAK oferece à indústria da Agricultura, há mais de 25 anos.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.