A Bauer constrói cabines de controle há mais de duas décadas. Conforme a empresa dele foi crescendo, ele queria criar um local de trabalho com boa ergonomia para os funcionários e decidiu encontrar uma solução para isso. A busca foi infrutífera e bem desanimadora. "Logo percebemos que as pessoas que projetavam essas mesas nunca tinham montado uma cabine de controle na vida", explica Hartmuth. Então ele começou a projetar a própria mesa de montagem. Ele desenvolveu uma solução especial para fixar a placa de montagem com braçadeiras de liberação rápida, e era importante para ele que a mesa pudesse ficar inclinada e ter regulagem de altura.
Uma solução elétrica
A regulagem elétrica é a melhor solução para Hartmuth Bauer, mas ela só é útil se ninguém ficar tropeçando nos cabos. Por esse motivo, a Bauer Systeme oferece mesas de montagem com baterias recarregáveis para atuadores lineares que proporcionam regulagem de altura e funções de inclinação. "Também exportamos nossas mesas de montagem para o mercado americano. É por isso que oferecemos produtos com capacidade de carga de até 500 kilos", explica René Alldinger, Diretor Administrativo e acionista da empresa, que agora conta com mais de 30 funcionários. Para cargas tão altas, existem apenas uns poucos atuadores lineares que também atendem às exigências de regulagem suave e precisa. A Bauer Systeme usa produtos da LINAK®.
Dois atuadores lineares LA34 da LINAK regulam a altura e a inclinação da mesa de montagem de aço. O LA34 é usado tanto no setor de saúde quando no setor industrial. O nível de ruído fica abaixo de 50 dB(A) (consulte DS/EN ISO 3743-1), e com capacidade de até 10.000 N (empurrar), ele suporta com facilidade a montagem de cabines de controle bem pesadas. As opções de regulagem da mesa permitem que o funcionário circule em volta da cabine de controle com boa ergonomia. E, graças à bateria, a mesa de montagem pode ser deslocada livremente em qualquer oficina ou ambiente industrial. Os dois atuadores são alimentados por uma bateria de lítio de 73,25 Wh. Junto com a caixa de comando COL50 e o controle manual HB80, os atuadores lineares compõem uma solução sem igual.
Relevância prática como a base do sucesso
"O desenvolvimento contínuo do produto e a melhoria são muito importantes para nós e se baseiam sobretudo em nossa experiência prática", diz Hartmuth Bauer. A relevância prática também serviu como a base do sucesso da mesa de montagem. Foi uma visita de um cliente da Bauer Systeme que deu o pontapé inicial na ideia. Logo outras empresas conheceram a mesa de montagem e rapidamente ela encontrou um mercado. Há mais de 3.000 mesas de montagem em uso em diversas empresas.
O mais novo desenvolvimento da Bauer Systeme é a mesa de montagem MT1100-HSV. Ela vem equipada com um dispositivo giratório adicional que possibilita a inserção precisa da placa de montagem na estrutura da cabine de controle usando um eixo e uma manivela. "Com essa mesa de montagem, o técnico consegue inserir a placa de montagem sem auxílio. Normalmente seriam necessárias duas ou três pessoas para essa tarefa", explica René Alldinger.
Coluna de elevação elétrica na mesa de montagem
A Bauer Systeme também está usando uma coluna de elevação elétrica da LINAK na EWorkSTATION 4.0. Essa mesa é uma estação de trabalho móvel ergonômica com regulagem de altura para montagem de fios ou estrutura com comutador. Com o acréscimo de equipamentos opcionais, como suportes de monitores, suportes de bobinas de cabos ou outras peças, ela passa a ser uma mesa multifuncional. A mesa inteira fica elevada por duas colunas de elevação DL6 da LINAK. Com capacidade de carga de até 800 N cada, as colunas em três estágios são fortes o suficiente para erguer a mesa.
A regulagem elétrica tanto da mesa de montagem quanto da estação de trabalho possibilita trabalhar em posições com boa ergonomia em diferentes tarefas. Graças à experiência e à rápida implementação, a Bauer Systeme otimizou a ergonomia da estrutura de cabines de controle no mundo inteiro.