Brovst, Dinamarca, 2023
Desde que os dois irmãos fundaram a empresa em 2017, os negócios andaram a pleno vapor. O vinho gelado no solo que você pode acessar direto da sua sala de estar passou a ser uma ótima ideia. Hoje eles constroem adegas de vinho de tamanhos variados para atender a diferentes exigências. A Vinorage oferece hoje dois tipos de armazenamento de vinho, e os dois tipos usam atuadores da LINAK® para acessar o vinho: Uma adega com uma porta de vidro que se abre para uma escada, e uma adega na qual o vinho é erguido da adega.
A ideia brilhante
Rasmus e René Glindvad Kristensen são ferreiros com prática em aço inoxidável, e por muito tempo cultivaram a ideia de ter o próprio negócio. Eles tinham que encontrar a ideia certa para o negócio, mas de repente a ideia caiu no colo deles. Rasmus explica:
"Quando minha namorada e eu estávamos reformando nossa casa, eu queria ter uma geladeira para colocar vinho. Mas fui voto vencido, porque ela ocuparia muito espaço. Só que eu não parava de pensar na ideia. Então comecei a pensar se seria possível fabricar uma caixa de aço inoxidável que poderia ser abaixada para o solo embaixo do piso. Meu irmão e eu pusemos a mão na massa e, quando o projeto terminou, sabíamos que estava ali a ideia para a nossa empresa."
A ideia com certeza era boa, pois os pedidos logo começaram a chegar, e depois de um ano os dois irmãos se dedicaram à empresa em tempo integral.
Acesso ao vinho
Logo ficou evidente que a Vinorage precisava de uma solução de atuadores fortes e duráveis para o primeiro modelo, no qual uma porta de vidro no piso se abre para uma adega de vinhos abaixo dela. A escolha rapidamente recaiu sobre a LINAK:
"Começamos usando uma solução alternativa, mas ela não era boa o suficiente. Meu irmão e eu já conhecíamos a LINAK de trabalhos anteriores, então foi uma coisa natural para nós quando entramos em contato com eles. E ocorreu que a LINAK tinha exatamente a melhor solução para nós", diz Rasmus.
No entanto, os irmãos perceberam que o atuador que usavam para abrir a porta de vidro não era suficiente, porque eles também precisavam erguer o vinho da adega. O que eles precisavam era de dois atuadores com potência extra. Rasmus explica:
"Nosso segundo modelo exigia uma coisa completamente diferente, pois o vinho vem até você em vez de você descer até a adega para pegar o vinho. Precisávamos de um sistema paralelo capaz de erguer até 200 garrafas de vinho por vez. Mais uma vez, recebemos ótima orientação da LINAK, e juntos encontramos uma solução fantástica. A LINAK foi ótima em entender nossas necessidades."
Por que armazenar vinho debaixo do solo?
De acordo com Rasmus, existem várias boas razões para deixar seu vinho guardado no subterrâneo:
"Primeiro, é uma alternativa mais ecológica comparada com uma clássica geladeira de vinhos, que consome energia elétrica para manter o vinho resfriado. A adega de vinhos usa a temperatura do solo para resfriamento, o que também significa que nenhum elemento de refrigeração pode dar defeito. A única energia elétrica usada é para os atuadores e para a luz. O aço inoxidável que usamos também é muito bom para levar o frio para a adega de vinhos."
E, de acordo com Rasmus, existem diversas características que dão à adega da Vinorage um verdadeiro fator de encantamento:
"Poder apertar um botão que abre uma porta de vidro ou ergue um rack de vinhos da adega em um movimento uniforme é uma característica que nossos clientes amam. Vendemos tanto para entusiastas de vinho quanto para pessoas que trabalham com design de interiores."
O futuro
Hoje a Vinorage está bem estabelecida no mercado dinamarquês com seus dois modelos de adegas de vinho. Mas as ambições deles vão muito além:
"O próximo passo é começar a exportar para outros países. Já estamos conversando com alguns distribuidores que podem nos ajudar. Também temos vários outros projetos engatilhados, e é claro que a LINAK já está incluída em nossas futuras soluções", conclui Rasmus.
Leia mais sobre a Vinorage no site deles