À medida que o futebol se tornou um esporte cada vez mais popular, os estádios de futebol também aumentaram de tamanho. Os estádios agora são tão grandes que a construção do estádio normalmente projeta sombras no campo, o que dificulta o crescimento da grama em certas áreas. Mas o futebol é jogado na grama, e é por isso que os clubes investiram em luminárias elétricas de alto consumo que podem ser colocadas no campo para dar luz e calor à grama.
Desde o início, as pessoas no Second Sun se perguntaram por que os clubes não usavam luz solar natural em vez de luz artificial. Depois de 3-4 anos, incontáveis experimentos e vários protótipos, ficou claro que os espelhos eram a melhor solução para refletir os raios solares.
O ajuste é essencial
Os espelhos são reguláveis para garantir que reflitam os raios solares corretamente e os direcionem para as áreas sombreadas do campo:
'Durante o teste, tentamos várias soluções de movimento diferentes. Mas descobrimos que os atuadores elétricos eram a melhor solução para nós", disse Nicolai Moustgaard, CEO da Second Sun.
É por isso que agora cada espelho é ajustado por três atuadores LA36 IC™ da LINAK®. Um atuador puxa o espelho para cima e o trás para baixo novamente, enquanto os outros dois giram o espelho para os lados e também para cima e para baixo.
Uma solução única para cada estádio.
Todos os estádios são diferentes e têm necessidades diferentes dependendo do seu tamanho, localização, clima, etc. É por isso que a Second Sun desenvolveu uma ferramenta para análise e simulação.
"Há muitas coisas que devemos levar em consideração ao explorar as necessidades de um estádio. Analisamos os dados históricos meteorológicos para o local específico, examinamos a forma física do estádio e a orientação entre o norte e sul e também verificamos o tamanho das áreas com sombras. Com base nessas informações, podemos aconselhar quantos espelhos são necessários e onde colocá-los.”, diz Moustgaard.
Na Dinamarca e no norte da Europa, as condições meteorológicas significam sol limitado durante boa parte do ano. Aqui, os espelhos da Second Sun farão parte de uma solução junto com as luzes artificiais. Mas em países com climas mais ensolarados, os espelhos podem cobrir todas as necessidades de luz solar em um estádio. Como diz Moustgaard:
"Nosso objetivo é fazer parte da equipe de manutenção de campo no estádio. Muitas áreas ainda vão precisar de luz artificial, mas usando nossos espelhos sempre que possível, podemos ajudar a tornar os estádios e suas operações mais sustentáveis".
Várias vantagens
Como a solução da Second Sun usa energia solar, ela está muito à frente das lâmpadas elétricas que consomem energia.
"Os raios do sol são uma fonte de energia renovável. Além disso, a luz do sol não custa nada, e o benefício financeiro é claramente evidente para os clubes de futebol”, diz Moustgaard e acrescenta: “Os clubes também experimentam benefícios de economia de tempo. Leva tempo e gasta-se recursos para transportar as grandes luzes artificiais para o campo. Com a nossa solução, você só precisa apertar um botão e os espelhos se movimentarão. Até adaptarmos a solução para que os espelhos sejam capazes de seguir automaticamente o caminho do sol durante o dia e se ajustar à localização do sol de acordo com a estação."
LINAK como parceiro
De acordo com Moustgaard, existem várias razões para escolher a LINAK como parceira:
"Em primeiro lugar, estávamos procurando um parceiro que pudesse atender a todas as nossas demandas técnicas - isso não foi problema para a LINAK. Eles forneceram uma solução em que o controle, a manutenção e a entrega estivessem em ordem. Em seguida, era importante para nós ter uma cadeia de suprimentos sustentável - a LINAK é ótima para nós e tem uma grande rede de suprimentos, da qual podemos nos beneficiar. Além disso, a LINAK é um selo de qualidade, que estamos realmente ansiosos para adicionar às nossas soluções."
A comunicação com a LINAK também foi importante para Moustgaard: ” Tivemos uma experiência positiva com a LINAK desde o início e, durante todo o processo, sentimos que fomos ouvidos e levados a sério, embora ainda não sejamos um de seus maiores clientes. Isso foi muito importante para nós."
O futuro parece brilhante
Second Sun tem muitas ideias para o futuro. A empresa ainda está se firmando no mercado de estádios de futebol, e vários clubes da Europa demonstraram interesse. Mas as ambições não param por aí:
"Estamos constantemente desenvolvendo nossas soluções e analisando outras possíveis aplicações. Acredito no potencial de outros esportes, mas também em aplicações na arquitetura e no planejamento urbano. Edifícios cada vez mais altos criam muita sombra. A luz do sol é uma fonte de energia importante, sustentável e gratuita - vamos usá-la da melhor maneira possível", conclui Moustgaard.
Leia mais sobre o Second Sun no site da empresa, onde você também pode assistir a um vídeo sobre os espelhos em funcionamento.