Histórias de casos

As colunas de elevação LC3 são ideais para robôs de transporte móveis

Sistemas de armazenamento totalmente automatizados, esteiras altamente complexas e sistemas de transporte sem motorista – durante as últimas décadas o desenvolvimento tecnológico no campo da intralogística foi impressionante. As novas tecnologias melhoram muito a eficiência na produção e o número de robôs totalmente autônomos, realizando transportes, está aumentando cada vez mais em produções. A empresa Smart Robotics utiliza colunas de elevação elétricas da LINAK nos robôs de transportes logiCON|Lift.

Os produtos da Empresa Alemã Smart Robotics, uma subsidiária do Grupo ESCAD em Pfullendorf, incluem soluções para requisitos intralogísticos e braços robóticos. Suas soluções são baseadas em produtos da Mobile Industrial Robots, e a Smart Robotics desenvolve componentes padronizados ou personalizados para robôs móveis da MiR. Como não há, por exemplo, alturas padronizadas nas produções industriais, esses robôs precisam compensar as alturas diferentes ao se mover e entregar produtos. Com o robô de transporte logiCON|Lift isso é realizado com uma coluna de elevação elétrica da LINAK®.

Não são apenas as alturas dos pontos de carregamento e entrega que variam nas fábricas. Todo o fluxo de trabalho de produção e as tarefas que os robôs de transporte devem executar também variam. A Smart Robotics oferece sistemas personalizados que atendem a todos os requisitos.

“O desafio do logiCON|Lift era o design. Tínhamos dimensões mínimas de instalação, mas precisávamos da maior elevação possível. E a coluna de elevação que precisávamos tinha que ser extremamente estável”, diz Daniel Moritz, o designer por trás do logiCON|Lift.

Os cabos na lateral, possíveis por causa da coluna de elevação LC3 da LINAK, ajudaram muito. Dependendo da utilização, o robô será exposto a poeira e respingos de água enquanto funciona. É aqui que a LC3, com Proteção de Impermeabilidade IPX4, atende a todos os requisitos. Ela pode ter também a Proteção de Impermeabilidade IPX6 como opção.

Os técnicos da Smart Robotics pesquisaram diversas colunas de elevação elétricas disponíveis no mercado antes de escolher a LC3 da LINAK.

Eles até testaram outras opções de regulagem elétrica. A LINAK lançou a LC3 em 2018 e a oferece em três versões diferentes: Com capacidade de empurrar 4,000 N, 5,000 N ou 6,000 N. A dimensão compacta da instalação da versão padrão possui apenas 320 mm com comprimento de coluna de 400 mm. Isso abre caminho para utilização em inúmeras aparelhagens.

Coluna de elevação LC3
 

“Nós tentamos inicialmente implementar regulagem de altura com colunas de elevação padrão, parecidas com as utilizadas em móveis. Mas, logo ficou claro que elas não atendem aos nossos os requisitos," diz Hendrick Pierburg, gerente de projetos da Smart Robotics GmbH.

Os bons recursos em termos de estabilidade e de dimensão compacta da instalação pesaram na escolha da coluna de elevação LC3. O robô de transporte precisa lidar com produtos e depositá-los com muita precisão, e o design precisa ser estável para suportar corridas, solavancos e o dia-a-dia na produção.

“Se uma coluna não é firme, ela é ruim para a maior parte das aparelhagens”, diz Pierburg.

O robô de transporte é fácil de comissionar e programar via interface web. O robô, quando se movimenta, cria um tipo de um mapa, que é a base de sua navegação. As diferentes etapas do trabalho são reunidas através da interface. Foi fácil para os designers da Smart Robotics conectarem a LC3 ao sistema de controle do robô. A devolutiva de posicionamento através de potenciômetros e sensores hall também são uma opção.

“Estamos convencidos das qualidades da coluna de elevação. O baixo nível de ruído também é uma grande vantagem”, diz Manuel Kramer, Chefe de Engenharia Elétrica e Suporte da Smart Robotics.

Além do robô móvel, a LC3 também é utilizada em braços robóticos. O requisito aqui era mover todo o braço do robô para cima durante o funcionamento.

As colunas de elevação LC3 são ideais para robôs de transporte móveis
 

"A estabilidade é muito importante para essa aparelhagem, porque as ações do robô devem ser extremamente precisas”, diz Hendrick Pierburg. Ao criar a LC3, a LINAK enfatizou a estabilidade, assim ela também pode ser utilizada em mesas de cirurgia ou outras aparelhagens médicas avançadas. A flexão dinâmica da coluna é de até 1,400 Newton-Metro estaticamente até 3,000 Newton-Metro , dentro dos requisitos.

Saiba mais sobre a Smart Robotics aqui

Arquivos

Foco na automação industrial

Neste folheto, apresentamos diversas possibilidades para implantação dos sistemas de atuador que podem impulsionar a produtividade na automação industrial.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.