Histórias de casos

Ambientes árduos para espalhadores de sal

Quando o inverno chega na Dinamarca, também chega o frio, a neve e as ruas congeladas. Espalhar sal é essencial para evitar acidentes em calçadas, trilhas e campos de relva artificial. A empresa dinamarquesa Saltnex se especializou em fazer máquinas que espalham sal. Mas o inverno na Escandinávia é um dos mais difíceis, e demanda muito dos componentes do maquinário. É por isso que a Saltnex usa LINAK, a empresa que pode atender a essa demanda com atuadores muito resistentes.

Qualidade e facilidade na utilização são importantes na Saltnex. Quando o inverno é rigoroso, as cidades devem ser capazes de evitar situações perigosas nas estradas, e as máquinas que fazem isso precisam estar em boas condições de funcionamento. Elas precisam ser fáceis de operar, porque às vezes precisa-se de operadores extras. Elas também precisam ser confiáveis. É por isso que Hans Curt Nexgaard, gerente de projetos da Saltnex, não teve dúvidas ao escolher o fornecedor de atuadores.

“Eu já havia trabalhado com a LINAK antes e ficado muito satisfeito com sua qualidade. Eu sei que o clima pode ficar muito árduo, e é por isso que escolhi a LINAK para fornecer os atuadores perfeitos para nosso maquinário. Eu também considerei uma solução hidráulica, mas na minha opinião o maquinário fica difícil de se operar e muito caro. Um atuador elétrico é muito melhor para nós”.

Uma solução não tradicional
A Saltnex possui muitos produtos, e se destaca pelo seu foco em espalhar salmoura ao invés de matéria seca. De acordo com Nexgaard, a vantagem da salmoura é utilizar até 77% menos sal, minimizando o impacto negativo no meio ambiente. Assim também se evita o acúmulo de sal nas estradas. A Saltnex também possui um espalhador de matéria seca, onde um atuador LINAK é utilizado para regular a largura de espalhamento.

“Nossos produtos são vendidos principalmente para distribuidores. Atualmente temos distribuidores na Dinamarca, Suíça e Alemanha. A Suécia terá nosso próximo projeto grande, já que ela tem muita demanda de prevenção de situações perigosas”, Hans Curt Nexgaard adiciona.

Desenvolvimento de nova área de negócios
A Saltnex ApS foi fundada por Hans Curt Nexgaard em 2016 e é propriedade do Grupo Randers Maskinfabrik. Atualmente, três funcionários estão designados para a Saltnex. O portfólio de espalhadores de sal aumentou após um ano com o desenvolvimento de uma nova área de negócios. Nexgaard viu o potencial de uma máquina capaz de espalhar salmoura em campos de relva artificial:

“Eu recebi um pedido de um cliente que procurava por uma maneira de evitar o gelo que se formava em um campo de relva artificial durante o inverno. Ao utilizar espalhadores de matéria seca, há um risco de se transformar a relva artificial em uma pista de gelo. Ao utilizar salmoura os campos ficam protegidos, e é por isso que criamos uma máquina para relva artificial. Vejo muito potencial nesse novo produto, já que muitos campos de relva artificial estão sendo construídos na Dinamarca todos os anos”.

A Saltnex usa produtos LINAK na máquina para campos de relva artificial. Dois atuadores são responsáveis por levantar e abaixar as barras do espalhador, então elas ficam levantadas durante o transporte, ou levantadas o suficiente para poder salgar toda a área desejada ao levantar uma das pás.

Quando as duas pás estão abaixadas, são alcançados cinco metros de largura de dispersão. Isso faz com que o procedimento seja rápido, assim o operador pode voltar logo para um ambiente interno.

“Não é segredo que nossos produtos são utilizados em alguns dos ambientes mais extremos. A combinação de frio, sal e água é violenta para a maior parte dos produtos de metal. O sal e a névoa criada podem corroer o metal. Felizmente, os produtos LINAK são muito duráveis: Se eles suportam esse ambiente, eles suportam qualquer coisa”, conclui Nexgaard.

LA25 no espalhador de sal LA25 no espalhador de sal da Saltnex
 

Saiba mais sobre a Saltnex em www.saltnex.dk/en.

Para especificações ou informações sobre outros atuadores para maquinário industrial, entre em contato com seu distribuidor LINAK.