Histórias de casos

A Neoditech desenvolveu um braço de montagem ergonômico

A empresa francesa Neoditech fabrica braços de montagem para oficinas e ambientes de produção. A ergonomia desempenha um papel fundamental para os produtos de nossos clientes, é uma solução personalizada que transforma o impossível em possível.

" Nossa maior dificuldade foi o manuseio de um armário. Pesava mais de 80 kg e era difícil manusear todos os componentes". Sébastien Gord é Gerente de Vendas da Tôle & Design, e encontrou uma solução para seu problema na Neoditech - uma especialista francesa em soluções de movimento ergonômico para a fabricação industrial. "Graças ao seu braço de montagem ERGO360, agora podemos adaptar a altura de trabalho para fazer nossas montagens, e carregar e descarregar o armário em um palete sem esforço".

A ergonomia adequada é ideal para qualquer pessoa que trabalhe dentro de uma oficina ou na produção industrial. Algumas vezes, é necessário ter uma certa agilidade para colocar corretamente um parafuso ou montar alguns componentes. Quando você pode regular a sua estação de trabalho, você sempre irá trabalhar em uma posição correta, confortável e ergonômica.

No entanto, o número de ajustes é geralmente limitado à altura. Mas a empresa francesa Neoditech deu um passo além e desenvolveu um braço de suporte multifuncional. Ele não é regulável somente na altura - também pode se mover em 360º, ou seja, todas as direções. São utilizados três atuadores elétricos da LINAK® , que fornecem todo o movimento necessário.

Ergonomia realmente importa
O elevado número de doenças musculoesqueléticas (MSK) mostra claramente o quanto é importante a implantação da ergonomia para as estações de trabalho industriais. O tempo afastado por causa de doenças aumenta com a idade do funcionário. Por exemplo a postura incorreta que coloca muito estresse na coluna. 

A Neoditech desenvolveu uma estação de trabalho ergonômica

Em resumo: Se você precisa adaptar seu corpo ao seu trabalho, mais cedo ou mais tarde você terá problemas de saúde. Em contra partida, se você tem uma estação de trabalho que se adapta ao seu corpo, você vai trabalhar de forma mais saudável, mais confortável e mais eficiente.

A Neoditech reconheceu esses problemas e oferece os produtos certos para o melhor manuseio dentro da fabricação industrial e de uma oficina.

"O nosso braço de montagem ERGO360 pode levantar peças de até 200 kg", explica Sebastien Guegan. Ele é responsável pelo gerenciamento de produto da Neoditech. "Para este movimento, procuramos potentes atuadores capazes de fornecer movimento preciso e, ao mesmo tempo, suave."

 

Para a empresa Neoditech, soluções de movimento hidráulico ou mesmo pneumático estavam fora de questão. Sem o risco de vazamento e a simples integração os atuadores elétricos levam a melhor. A precisão do posicionamento também foi crucial. E graças ao controlador e sensores integrados do atuador, é muito fácil se conectar ao sistema do controle do braço de montagem. 

A LINAK tem o produto necessário
O atuador LA36 da LINAK® vem em várias versões. Movimentos podem ser feitos com impulso de até 10.000 N. Mas o que também convenceu a Neoditech foi a partida suave, impedindo qualquer balanço ao manusear peças muito pesadas e também ajudando a proteger toda a estrutura. O aparelho pode ser usado para posições diferentes - até cinco operadores podem utilizar. Cada operador pode salvar até três posições.

Segundo Guegan, a Neoditech teve a ideia do braço de montagem ergonômico há muitos anos.

A consciência das estações de trabalho ergonômicas cresceu nos últimos dois anos. Hoje, as empresas sabem que com uma estação de trabalho ergonomicamente estabelecida, elas podem trabalhar de maneira mais eficiente e portanto, com maior custo-benefício", diz ele.

A Neoditech desenvolveu uma estação de trabalho ergonômica
 

O braço de montagem oferece outra grande vantagem. Antes eram necessários dois funcionários para a maioria das atividades. Graças às possibilidades de ajuste multifuncional, muitas atividades podem ser realizadas por um único funcionário utilizando o braço de montagem ERGO360.

Houve várias razões para escolher um atuador LINAK. Além do controlador integrado, do alto impulso e da confiabilidade dos atuadores, era importante que a Neoditech tivesse um fornecedor próximo. 

Mais do que apenas um fornecedor
A empresa dinamarquesa LINAK® está presente em todo o mundo e emprega mais de 2.300 funcionários. Com 30 filiais ao redor do mundo, a LINAK está sempre próxima dos seus clientes.

" Nós não vendemos simplesmente um componente. Também oferecemos consultoria competente e parceria", diz Oliver Laonet, engenheiro de vendas da LINAK localizada na França. "O objetivo é apoiar nossos clientes para que eles possam lançar o melhor produto no mercado".

6 dicas LINAK para um dia de trabalho ergonomicamente melhor play-icon

6 dicas LINAK para um dia de trabalho ergonomicamente melhor

Arquivos

Foco na automação industrial

Neste folheto, apresentamos diversas possibilidades para implantação dos sistemas de atuador que podem impulsionar a produtividade na automação industrial.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.