Há muito mais na criação de um produto inovador do que só suas funções. A engenharia moderna precisa de um bom design, e vice-versa, e um exemplo disso é o HC40, o controle manual para camas articuladas da LINAK®. Sua criação envolveu especialistas da LINAK com experiência em design, outros com formação em engenharia, além de consultores externos, todos trabalhando juntos na criação do design desejado para o HC40. Na verdade, eles criaram dois designs. Ambos baseados em fatos. Muitos fatos!
Esclarecendo e definindo o que seria feito
Muitas análises do comportamento humano foram investigadas, diversos mapas de calor foram feitos, vários testes com usuários foram realizados, e a maior pesquisa com usuários já feita pela LINAK.
A meta: criar um novo tipo de controle manual que se sobressairia e talvez até mudaria o mercado.
Para alcançar essa meta ambiciosa, a engenharia e o design tiveram que se unir perfeitamente. Só assim é possível criar a mais perfeita experiência para o usuário, funcionalmente e esteticamente.
Sem tentar adivinhar – pergunte ao usuário!
Para ter certeza que acertaríamos, começamos examinando todas as necessidades do usuário cuidadosamente. Para coletar e trabalhar com os dados de maneira correta, o time da linha HOMELINE® convidou a consultora de design dinamarquesa Artlinco® para fazer parte do processo. O designer industrial Søren Xerxes Frahm mergulhou nesse trabalho com muito entusiasmo.
“Esse foi um ótimo trabalho para nós. Design e inovação são ferramentas estratégicas, e criar o HC40 foi algo extremamente estratégico para a LINAK. Não foi só fazer um controle manual que pudesse mover a parte superior da cama. Foi sobre criar uma experiência única para o usuário."
Em uma grande pesquisa, 2x 250 usuários e curiosos responderam diversas perguntas sobre renda, rotinas diárias e preferências de design, para saber suas expectativas sobre sua próxima cama articulada. Segundo a gerente de produtos da linha HOMELINE Anne Stær Møller, essas informações foram essenciais na criação do HC40.
“Não quisemos presumir o que os clientes querem. Precisávamos de alguém que nos ajudasse a conseguir informações de compradores em potencial. É aí que a Artlinco® entra. Eles são especialistas em reunir informações baseadas em fatos.”
Junto com Frahm, o time foi a fundo e coletou o que logo seria uma quantidade impressionante de informações.
Um motivo para cada detalhe
A LINAK queria trabalhar com a Artlinco® por causa do foco da consultora em raciocínio baseado em fatos, que eles chamam de “desenvolvimento baseado em evidências”.
“Sabíamos que deveria ser mais que opiniões pessoais e ideias de engenheiros sobre funcionalidades já existentes”, explica Anne Stær Møller. “Tivemos que descobrir do que o usuário final realmente precisa para conseguir atender aos seus requisitos em funcionalidade e design. Resumindo, precisávamos de fatos para trabalhar.”
Søren Xerxes Frahm concorda:
“Deve haver motivos bons e baseados em fatos sobre o funcionamento e aparência de cada detalhe. A opinião do time e as referências pessoais do designer não são levadas em conta.”
Informações sobre a anatomia e fisiologia humana foram misturadas com respostas dos usuários e fatos revelados por mapas de calor. Só a crua realidade conta.
Detalhes como o design da navegação, a estrutura dos menus, a escolha dos materiais, o formato e até o peso do controle manual foram decididos e feitos de acordo com os dados coletados. Anne Stær Møller cita exemplos de recursos baseados em fatos.
“Nosso alarme silencioso e a lanterna de sacudir são totalmente baseados nas necessidades dos usuários finais. Esses recursos impressionaram nossos clientes quando mostramos o HC40 na feira Interzum em maio de 2019.”
Como o design se une à funcionalidade
Para designers modernos, fazer linhas abstratas no papel é apenas uma pequena parte na criação de um bom design. Informações importantes precisam ser analisadas, e as necessidades do usuário e os requisitos do cliente devem ser levados em consideração antes do projeto começar.
Após isolar o que é realmente importante e procurar por funções, o time criou e fez mais de 20 protótipos 3D. Todos foram testados por usuários reais.
“Apesar de conhecermos a anatomia da mão e muito sobre a fisiologia dos usuários, os botões do controle manual podem ser localizados em diversos lugares diferentes”, explica Søren Xerxes Frahm. “Somente ao estudar como os usuários seguram e utilizam o controle, descobrimos o que funciona e o que não.”
Assim que os resultados dos testes com os usuários foram analisados, era hora do próximo passo. Foi aí onde a experiência do time LINAK entrou.
“Diversos designs pareciam promissores. Mas chegou um momento que tivemos que levar em consideração o que era realmente possível de se fabricar. O que seria um meio termo realista”, diz Anne Stær Møller, e explica como o design inicial do HC40 TWIST™.
“Não conseguíamos colocar o bloco de controle de processo no TWIST. Então fizemos uma versão com torção de 14 graus que funcionou. E ele ainda se encaixa perfeitamente na sua mão, seja ela direita ou esquerda. Este exemplo ressalta o fato que sempre temos que encontrar o equilíbrio entre o design e a funcionalidade.”
HC40 TWIST™ Avançado visto de lado, enfatizando a forma espiralada.
O motivo por trás dos dois designs do HC40
Ao analisar os dados, ficou claro que estávamos lidando com dois grupos distintos de consumidores. Um morando no centro de uma cidade litorânea, que adora designs leves, cativantes e talvez até intrusivos; enquanto o outro grupo normalmente mora em áreas suburbanas do interior e se prefere quartos mais pesados e rústicos. Para atender aos dois grupos, as ideias para o HC40 FRAME™ e o HC40 TWIST™ apareceram.
“Entre os diversos protótipos que fizemos, esses foram os que se destacaram”, diz Søren Xerxes Frahm. "Normalmente vemos os novatos com um desejo de se destacarem, de mostrarem intelecto artístico e preferirem designs audaciosos, enquanto o outro grupo prefere familiaridade e conforto – o que na Dinamarca chamamos de ‘hygge’.”
De acordo com ele, o FRAME™ possui um visual mais sólido, combinando com interiores rústicos com móveis de madeira pesados, enquanto o HC40 TWIST™ é perfeito para camas chiques vistas normalmente nas cidades grandes.
Mais foco na experiência do usuário final
A linha HC40 é a mais importante da LINAK, feita para mudar os padrões de criação do mercado, especialmente na maneira que ela mudou o foco de somente funções e desempenho para a experiência dos usuários.
Para designers como Søren Xerxes Frahm, normalmente há um desequilíbrio entre engenharia e design. Onde a engenharia assegura um produto durável com desempenho perfeito, o design é responsável pela boa experiência do usuário final.
“Eu acho que nunca tinha trabalhado com uma empresa tão dedicada à engenharia quando a LINAK. Vocês são campeões! Dedicados, completos e conscientes. Mas, eu acho que em pelo menos algumas das áreas que vocês trabalham, vocês poderiam se beneficiar do foco na experiência do usuário e não somente nas funções. Os usuários não compram engenharia nem mecânica... Eles compram as experiências que as coisas fornecem. É onde um bom design entra."