Tecnologia e Tendências

É hora de conectar os quartos à Casa Inteligente

Passar de uma coisa do futuro a se tornar um acessório da casa levou apenas alguns anos. Os alto-falantes inteligentes com controle por voz estão se fazendo presente nas casas, e o foco das Casas Inteligentes que costumava estar nas funções como segurança, ventilação e iluminação, agora também está nos novos recursos de lazer que também podem ser controlados com um simples comando de voz. Isso inclui sua cama regulável.

Atualmente os alto-falantes inteligentes com controle por voz estão em todos os lugares. Acessórios como Google Home e Amazon Echo já podem ser encontrados em milhões de casas em todo o mundo. Em janeiro de 2019, a Amazon alegou ter vendido 100 milhões de unidades somente nos EUA*, e em 2020 a Google estima ter 500 milhões de usuários mensais do Google Assistant em todo o mundo**.

Você já falou com sua casa hoje?
O controle por voz é um recurso comum em smartphones há alguns anos. Mas com os novos aparelhos, as rotinas da casa que normalmente são feitas manualmente, serão feitas por comando de voz. Então, ao invés de pegar seu controle remoto ou procurar suas chaves, comandos como “Alexa, tire o som da TV”  ou “Ok Google, tranque a porta da frente” facilitarão a vida de todos.

É hora de conectar os quartos à Casa Inteligente
 

Mas o próximo capítulo dessa revolução já começou. Opções mais convenientes estão se tornando disponíveis, como o controle da sua cama articulada regulável e todos os seus recursos. Imagine uma rotina na hora de dormir em que o sistema diminui a luz automaticamente, tranca a porta da frente e muda a posição da cama suavemente quando você diz: “Alexa, boa noite!”. Ou uma em que o sistema diminui a temperatura para 20 °C e inicia 20 minutos de massagem quando você diz: “Ok Google – hora da soneca!”.

Tudo isso sem mover um dedo!

Os móveis articulados ficaram ainda melhores
Como desenvolvedora e fabricante de sistemas inovadores para móveis articulados, a LINAK® está aderindo à tendência crescente das Casas Inteligentes. Com um pacote completo - uma caixa Wi-Fi LINAK®, uma configuração baseada em nuvem, um aplicativo customizado e um conjunto de habilidades/ações para Casas Inteligentes -, as marcas e fabricantes de camas podem oferecer móveis que se conectam com o Amazon Echo (Alexa) ou com o Google Home/Nest (Assistant).

“Facilitamos ao máximo conectar camas articuladas reguláveis ao sistema da Casa Inteligente”, diz Helle Taanquist, Gerente de Produtos Digitais da LINAK®. “A caixa Wi-Fi é fácil de ligar em seu atuador LINAK, e através de um aplicativo customizado você conecta a cama regulável e habilita os comandos de voz para seu sistema”.

Camas ajustáveis à prova de futuro para Casas Inteligentes
Fazer uma solução de fácil utilização e a melhor maneira das marcas oferecerem produtos inovadores foi uma escolha consciente de Taanquist e seu time desde o começo.

“Esta nova tecnologia não é diferente das outras. Quanto mais fácil for instalar, integrar e aprender a usar, mais rápido as pessoas adotam, implementam e utilizam”, diz Taanquist.

É hora de conectar os quartos à Casa Inteligente

Parte do esforço extra ao desenvolver soluções com controle de voz da LINAK também envolve manter os dados do usuário em segurança.

"Primeiro, os dados do usuário são mantidos em uma nuvem criptografada. Segundo, a quantidade de dados que esse sistema coleta é mínima, e terceiro, permitimos que o usuário exclua tudo, sempre que desejar”.  

A implementação da solução Voice Control da LINAK® - incluindo Wi-Fi Box, configuração em nuvem, aplicativo e habilidades e ações do Smart Home - já começou e estará disponível em 2020.


O que são “habilidades” e “ações”
Tanto a Amazon Alexa quanto o Google Home Assistant possuem diversos recursos. Eles são equivalentes aos aplicativos do seu smartphone. A Amazon chama esses recursos de “Habilidades” e a Google chama de “Ações”.

Ambos os sistemas possuem um conjunto de habilidades/ações padrão. Ambos também permitem que terceiros desenvolvam e adicionem habilidades/ações especiais. Por exemplo, a LINAK faz habilidades/ações adicionais para unidades de controle por voz conectadas à camas reguláveis com atuadores LINAK.

A solução de comando de voz da LINAK funciona bem tanto com o Google Assistant quanto com a Amazon Alexa.


O que é uma Casa Inteligente?
O termo foi criado pela IBM no final dos anos 90 e quer dizer que falamos de um local com tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório. Os termos 'Automação Residencial' e 'Domótica' também são utilizados.

Na fala cotidiana, refere-se a residências modernas que possuem eletrodomésticos, iluminação e/ou dispositivos eletrônicos que podem ser controlados remotamente pelo proprietário, geralmente por meio de um aplicativo e ou unidades de controle por voz.

É hora de conectar os quartos à Casa Inteligente
 

Os dispositivos normalmente habilitados para Smart Home incluem: TVs, sistemas de entretenimento de áudio e vídeo, geladeiras, máquinas de lavar, secadoras, torradeiras, aquecedores e ar condicionados e dispositivos de iluminação. Alguns até incluem sistemas de câmera e de segurança.

 

Referências

*) fonte: VoiceBot.ai ‘Smart Speaker Consumer Adoption Report 2019’

**) source: businessinsider.com, Jan 7, 2020, Google just revealed that half a billion people around the world are using the Google Assistant.

 

Arquivos

Apresentamos o controle por voz para camas reguláveis

Os alto-falantes inteligentes estão em todos os lugares, inclusive no quarto. Nossa oferta de conectividade deixará sua cama à prova de futuro, apoiará sua marca e ajudará os usuários finais a mudar suas rotinas diárias. Comece a melhorar com a LINAK hoje mesmo e torne-se o sonho de seus clientes.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.