Em primeiro lugar, é importante enfatizar que o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal é muito individual – o equilíbrio certo para você pode não ser o mesmo do seu colega de trabalho. Ao falar de uma definição tradicional de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, refere-se ao nível de priorização entre as atividades pessoais e profissionais na vida de um indivíduo e o nível em que as atividades relacionadas ao seu trabalho estão presentes no lar.
Ao longo dos últimos anos, tem havido um maior foco no equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A tecnologia moderna tornou muito mais fácil para os funcionários estarem constantemente no trabalho, deixando confusa a distinção entre vida profissional e pessoal. Trabalhar de casa tornou-se mais comum, o que demonstrou ter um impacto positivo no equilíbrio entre vida profissional e pessoal de muitos funcionários.
O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é apenas uma ilusão?
Em 2018, o filósofo e empresário dinamarquês Morten Albæk publicou um livro, que destacava o crescente desafio de encontrar um equilíbrio. Segundo Morten Albæk, é uma ilusão buscar o chamado equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e pensar que podemos nos dividir em pessoa do trabalho, pessoa do lazer e pessoa da família. Ele afirma que somos apenas um ser humano com uma vida, e o tempo que temos disponível é o mesmo, não importa como seja gerenciado. Assim, segundo ele, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é realmente uma questão de fundir todas as “nossas pessoas” em uma só – e aceitar que os fatores de cada uma delas afetarão as outras.
Ele pode ter razão, no entanto uma pesquisa da Gartner mostra que os funcionários dos EUA em geral agora valorizam o bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal mais do que os benefícios de saúde oferecidos pelo empregador. De fato, 72% dos funcionários consideram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal muito importante quando buscam um novo emprego. Este deve ser um alerta para as empresas que acreditam que um bom pacote de saúde é suficiente para manter seus trabalhadores.
O impacto do equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Ao falar sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, vários fatores entram em jogo. Primeiramente, a flexibilidade de um ambiente de trabalho híbrido pode ser crucial. 73% dos funcionários nos EUA, que trabalham de casa, dizem manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhor do que quando trabalhavam no escritório. O principal motivo citado foi passar mais tempo com suas famílias. Além disso, eles também disseram que trabalhar de casa permite que eles equilibrem melhor suas vidas pessoais e profissionais. Eles são mais produtivos graças a, por exemplo, menos interrupções, tempo mais focado e um ambiente de trabalho mais silencioso.
Outro fator importante no equilíbrio entre vida profissional e pessoal é a questão de se manter saudável enquanto trabalha. Um mau equilíbrio entre vida profissional e pessoal e muitas horas no escritório podem afetar sua saúde negativamente. A ergonomia no trabalho também deve ser levada em consideração. Se você sentir dor causada por suas posições de trabalho, esse desconforto provavelmente também afetará sua vida pessoal. Certifique-se de não estressar o seu corpo usando-o incorretamente - ou não o usando-o Para os trabalhadores de escritório, uma mesa com altura regulável faz uma grande diferença - não importa se está trabalhando de casa ou do escritório.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional mundial
Ao olhar ao redor do mundo, há uma enorme diferença em nossa satisfação com nosso equilíbrio diário entre trabalho e vida pessoal. Os funcionários Holandeses são verdadeiros Mestres no equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com uma nota impressionante de 9,5 de 10 no Index Vida Melhor OECD (OECD Better Life Index) . A Itália é a vice-campeã, e a Dinamarca está em terceiro lugar com uma pontuação de 9 em 10, enquanto 60% dos americanos dizem ter um mau equilíbrio entre vida profissional e pessoal, principalmente devido à falta de limite entre trabalho e vida doméstica. Isso deixa os trabalhadores dos EUA com o 12º pior equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos países do estudo.
Como alcançar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Como dito no início, pode ser difícil – e até impossível – dividir-se entre o trabalhador e o familiar, e não há dúvida de que o nível de complexidade para fazê-lo depende muito do seu tipo de trabalho. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer equilíbrar a vida.
- Inicialmente, você precisará reconhecer que não pode conseguir tudo de uma vez só. Você terá que fazer algumas escolhas para ter equilíbrio em sua vida cotidiana.
- Converse com seu gerente e colegas para alinhar as expectativas. Defina alguns limites para quando você trabalha e quando não trabalha. Pode ser a resposta a e-mails e telefonemas fora do horário comercial, ou quando você não estiver trabalhando devido a férias ou doenças.
- Se você tem um(a) parceiro(a), é importante que vocês conversem sobre como podem se organizar com relação aos empregos e recursos um do outro. É uma boa ideia encontrar um meio termo com o qual vocês dois se sintam confortáveis. Dessa forma, você desenvolverá algumas boas rotinas para resolver todas as praticidades da vida cotidiana juntos.
- Separe um tempo para você mesmo e seus próprios hobbies.
- Certifique-se de ter uma boa noite de sono.
- Se você tem um escritório em casa, certifique-se de mantê-lo isolado do resto da casa, para que seja possível "sair do escritório" mesmo quando estiver em casa.
- Certifique-se também de que o escritório está organizado para que se sinta confortável e relaxado – e para que possa mudar as suas posições de trabalho durante o dia. Leia mais aqui sobre a importância de um dia de trabalho saudável.