Nos cenários dinâmicos dos escritórios de hoje em dia, fica difícil imaginar o quão estática era a rotina de escritório 25 anos atrás, quando ficávamos sentados durante a maior parte da nossa jornada de trabalho. Hoje em dia, as mesas com regulagem de altura facilitam para que o pessoal que trabalha em escritório varie as posturas, de modo que o movimento passou a ser uma parte saudável da nossa rotina de trabalho. Há 25 anos, lançamos com orgulho nosso primeiro sistema de coluna de elevação elétrica, o DL1. E graças aos esforços da LINAK® e dos fabricantes de móveis de escritório na virada do milênio, agora as mesas com regulagem de altura passaram a ser um móvel padrão na maioria dos escritórios.
Coluna de elevação DL1: Nasce uma estrela
Um de nossos clientes de longa data, Curt Berggren, fundador da empresa de móveis dinamarquesa Cube Design, relembra uma reunião que teve com um representante de vendas da LINAK logo depois do lançamento do DL1 em novembro de 1998: "Quando vi pela primeira vez o novo sistema DL1 da LINAK, vislumbrei nele um ótimo potencial. Eu sabia que o foco na ergonomia estava crescendo, e este sistema era muito mais fácil de trabalhar do que os projetos pesados e volumosos que vendíamos antes."
O representante de vendas da LINAK era Flemming Niebuhr, hoje gerente de contas DESKLINE®/HOMELINE® da LINAK. Ele lembra que a época de lançamento do DL1 foi muito especial: "Desde o início, o entusiasmo dos clientes foi incrível. Eu nunca tinha feito parte de uma coisa que tivesse decolado desse jeito."
Outro de nossos clientes de longa data, Joakim Lassen, CEO da Montana Furniture, também aderiu desde o início e recorda: "Fazia tempo que meu pai, Peter Lassen, e eu queríamos fazer uma mesa com regulagem de altura. Percebemos que as consequências de ficar sentado em frente ao computador estavam ficando cada vez mais visíveis. A demanda por mesas com altura regulável era alta entre pessoas com problema de coluna, e as empresas estavam começando a despertar para a responsabilidade que tinham."
Joakim prossegue: "Mas as mesas com regulagem de altura no mercado em meados dos anos 1990 eram grandes e desajeitadas. Queríamos criar uma mesa que se destacasse pela aparência bonita e que fosse simples e direta. Entramos em contato com a LINAK por volta da época em que o DL1 foi lançado, e vimos ali a oportunidade."
Primeira mesa da Montana equipada com o sistema DL1 da LINAK oculto nos perfis de alumínio.
Os projetos de mesas com regulagem de altura começam a surgir
A Cube Design começou comprando uma única caixa do novo sistema. Curt Berggren explica: “De repente, o projeto decolou – o desenvolvimento foi ainda mais rápido do que eu esperava. O sistema DL1 foi verdadeiramente inovador para armações de mesas elétricas."
Flemming Niebuhr relembra: "Com o sistema DL1, a LINAK abriu o mercado. De repente, ficou mais fácil e mais barato produzir mesas com regulagem de altura, tornando-as acessíveis para todos. A velocidade, a estabilidade, a força de elevação e o som eram na medida certa, e a demanda era alta."
A Montana ganhou o primeiro grande projeto em 1999. Muitas empresas queriam mostrar aos funcionários que levavam a saúde deles a sério e queriam criar um ambiente de trabalho bom e ergonômico, onde as pessoas pudessem se manter ativas. E o fato de os funcionários poderem de deslocar com facilidade para outra mesa sem ter que arrastar os móveis também deu logo certo, relembra Joakim.
Poucos anos depois de a LINAK lançar o sistema DL1, diversas soluções concorrentes apareceram no mercado. Mas a LINAK continuou desenvolvendo produtos inovadores, e desde então trouxemos mais inovações para o mercado. Já se passaram 25 anos, e tanto a Cube Design quanto a Montana Furniture continuam sendo clientes da LINAK. Sentimos orgulho de que elas tenham escolhido a LINAK para seus produtos de design de alta qualidade.
O presente e o futuro das mesas de escritório
De acordo com Joakim Lassen, as mesas elétricas com regulagem de altura passaram a ser o padrão nos escritórios dinamarqueses no final da década de 2000. E, segundo Curt Berggren, agora a ergonomia é mais importante que nunca para as empresas dinamarquesas. Mas uma coisa que mudou desde o surgimento das mesas reguláveis é o tamanho das mesas. Joakim diz: "As mesas foram ficando cada vez menores. Uma mesa de escritório típica costumava medir entre 180 e 200 cm, com um arco e espaço para um monitor grande. Hoje em dia, o tamanho da mesa de escritório padrão é de apenas 120-140 cm."
Independentemente do tamanho das mesas, tanto Curt Berggren quanto Joakim Lassen estão convencidos de que as mesas com regulagem de altura vieram para ficar. Nas empresas e nos home offices, que apresentam crescente demanda por mesas ergonômicas e com regulagem de altura. Curt Berggren pondera: "Sempre vai haver demanda por mesas com regulagem de altura, porque os funcionários têm necessidades individuais que precisam ser atendidas."