Quando começa um novo turno, a estação de trabalho precisa ser ajustada conforme o operador que está chegando. Os monitores precisam ser ajustados, e a mesa precisa ficar na altura de preferência da pessoa.
A Agitek produz estações de trabalho de sala de controle desde a década de 1990, quando começou a colaboração com a LINAK. As estações de trabalho são usadas principalmente em situações em que são necessários vários monitores para supervisionar operações, como em portos, estações de energia, ou centros de controle de tráfego.
Não se trata de qualquer mesa com regulagem de altura
Para essas tarefas de monitoramento, não é suficiente dispor de uma mesa com regulagem de altura. Como explica Jean-Paul Bergmann, Diretor geral da Agitek: "Costumam existir exigências específicas para os consoles de salas de controle. Além de seguir os padrões de saúde e segurança ocupacional, deve haver espaço suficiente para até 20 monitores e inúmeros cabos. É por isso que em geral projetamos uma solução com um console de duas partes, posicionando os monitores na parte posterior do console, que pode ter a altura regulada de maneira independente da parte da frente, onde o operador trabalha.

Jean-Paul prossegue: “Isso quer dizer que costumamos usar quatro colunas de elevação da LINAK por console, duas para cada seção. Para consoles maiores, podemos até mesmo usar cinco colunas. Montamos os consoles conforme as especificações do cliente, e às vezes eles nos pedem para fornecer ajuste horizontal para os monitores; nesse caso, também usamos atuadores da LINAK.”
Uma parceria forte
A LINAK é um fornecedor importantíssimo para a Agitek e, de acordo com Jean-Paul, existem vários motivos para tal: “Muitas salas de controle ficam em operação por 10 a 15 anos antes de serem substituídas. Logo, é essencial que os equipamentos sejam duráveis, e é por isso que trabalhamos com a LINAK. Nunca tive que substituir uma coluna de elevação da LINAK em todos esses anos de fornecimento de estações de trabalho para salas de controle; elas simplesmente continuam funcionando.”
“Além disso, temos uma colaboração excelente. A LINAK tem tudo o que precisamos, e sempre recebemos suporte técnico ágil e competente. Trabalhamos com uma equipe dedicada na LINAK, e funciona muito bem.”
Ambições para o futuro
Conforme Jean-Paul, os consoles de sala de controle são um produto de nicho: “São relativamente poucos os locais na Dinamarca em que essas estações de trabalho são usadas. Porém, os Países Baixos se mostraram um mercado significativo. Trabalhamos com uma empresa lá que fornece soluções de monitores, e eles vendem junto com nossas mesas.”

O fato de a Dinamarca ainda não ser um grande mercado não desanima Jean-Paul nem a Agitek: “Somos uma empresa pequena, mas temos ambições grandes. Acreditamos que o potencial na Dinamarca seja maior. Até onde sabemos, somos a única empresa no mercado especializada nesse tipo de console, e tempos uma configuração de produção altamente flexível. Além da Dinamarca, também temos diversos projetos internacionais engatilhados, então estamos otimistas em relação ao futuro”, conclui Jean-Paul Bergmann.
Saiba mais sobre a Agitek e as estações de trabalho para salas de controle em agitek.dk.