Notícia 17 de dezembro de 2018

Atuadores na economia de energia através de lodo das águas residuais

Na estação de tratamento de águas residuais Egaa, perto de Aarhus, na Dinamarca, o lodo é extraído da água residual e reutilizado na usina para reduzir o consumo total de energia. Os atuadores LINAK® fazem parte da otimização deste processo, assegurando a automação das válvulas.

A produção de biogás a partir do lodo de águas residuais requer controle preciso de vários processos. Isto é feito com perfeição na estação de tratamento de águas residuais em Egaa, onde a água residual da cidade de Aarhus é tratada desde o momento que entra na estação. 

Através de tecnologia sofisticada, criatividade e qualidade, a estação de tratamento alcançou resultados notáveis e hoje produz mais energia do que consome.

Processos primários de tratamento otimizados
Oito filtros Salsnes™ formam a primeira parte do processo, onde o lodo é separado da água residual. Já nesta fase de tratamento, os atuadores LINAK têm um papel importante. As válvulas automatizadas pelos atuadores controlam com precisão a entrada de águas residuais nos filtros, otimizando os processos primários de tratamento. Só isso já reduz o consumo de energia em até 40% durante a aeração mais tarde no processo de tratamento de água.

Produção de biogás eficiente – troca de calor do lodo
Transformar lodo em biogás é uma fonte valiosa de economia de energia. Este processo é feito por um tanque de digestão anaeróbico, onde manter o lodo na temperatura certa é imprescindível. Para atingir essa temperatura ideal dentro do tanque, o lodo é colocado em circulação em um trocador de calor, onde o fluxo é controlado por válvulas - todas automatizadas por atuadores LINAK.

Atuadores auxiliam no tratamento sustentável de águas residuais
Caso você precise ligar/desligar suas válvulas ou ter precisão total nelas, os atuadores LINAK são a melhor escolha. Eles são duráveis, fáceis de instalar, permitem comandos remotos através de software SCADA, comunicação PROFIBUS, ou controle manual através de uma unidade de controle WCU externa. 
Para saber mais sobre como os atuadores elétricos podem melhorar o tratamento de águas residuais, entre em contato com seu distribuidor LINAK

 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.