A LINAK ajudará a melhorar o tratamento de águas residuais em Chicago
Notícia 1 de fevereiro de 2017

A LINAK ajudará a melhorar o tratamento de águas residuais em Chicago

A LINAK, em parceria com várias empresas dinamarquesas, participará da melhoria de uma estação de tratamento de águas residuais na cidade de Chicago.

A tecnologia de ponta e toda uma nova forma de financiamento de melhorias sustentáveis abre o caminho para estações em todo os EUA.

Uma grande melhoria na estação de águas residuais de Glenbard na cidade de Chicago, EUA, está prestes a começar, com várias empresas dinamarquesas - entre elas a LINAK - contribuindo com conhecimento e tecnologia. 

O projeto, iniciado pela Water Technology Alliance (WTA) em Chicago, tem como objetivo transformar o gerenciamento de águas residuais em todos os EUA, tornando o manejo de excesso de água e de águas residuais mais eficaz e sustentável. 

A LINAK contribui com seus atuadores elétricos, melhorando assim a automação e o controle sobre válvulas. 

"Naturalmente, estou emocionado com a LINAK sendo parte deste projeto bastante prestigiado", diz Peter Vestergaard, gerente de desenvolvimento de negócios LINAK.

É uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o quão resistentes são nossos produtos". 

Várias maneiras de minimizar custos de funcionamento
Por serem extremamente duráveis e projetados para trabalhar em ambientes externos, os atuadores LINAK suportam perfeitamente os esforços da AVK, a fabricante dinamarquesa de válvulas contratada para fornecer válvulas guilhotina como parte de uma das melhorias. 

"Nossos atuadores são testados e examinados, e se mostraram capazes de trabalharem em ambientes severos muitas vezes", diz Vestergaard.

"Nossa configuração eliminou muitos dos pontos fracos habituais, como mangueiras e bombas vistas em outros sistemas. Os produtos LINAK são capazes de oferecer devolutivas precisas e são muito fáceis de integrar com sistemas de controle globais. Na verdade, nossos atuadores são perfeitos para a manipulação de água nos dias de hoje". 

Os atuadores LINAK já estão funcionando nas principais estações de tratamento da Dinamarca. 

Novas formas de financiamento aceleram o processo

Outro aspecto bastante especial do projeto é o modelo de financiamento ESCO. Libera o proprietário para fornecer um financiamento direto e garante aos investidores retorno sobre o investimento a partir da economia nos custos de funcionamento após as melhorias. 

Espera-se que o projeto da WTA esteja terminado em 2019. Então, a estação de águas residuais de Glenbard servirá como um exemplo de como a tecnologia dinamarquesa pode proporcionar um tratamento de água mais eficaz e sustentável. 

Na Dinamarca, as estações de tratamento de águas residuais filtram o nitrogênio e o fósforo, deixando assim a água e o meio ambiente mais limpos. A eficiência de energia é otimizada para que as estações mais modernas produzam 50% mais energia do que consomem. A LINAK ajudou a AVK a reduzir a potência operacional de 220V para 24V. 

Fatos:
A estação de águas residuais de Glenbard pode lidar com até 180 milhões de litros de água por dia. Existem cerca de 4000 outras estações de tratamento de água nos EUA que necessitam de melhorias nos próximos anos. 

O Conselho Comercial Dinamarquês e o Ministério Dinamarquês do Meio Ambiente apoiam o projeto, pagando 10% dos custos de desenvolvimento. As empresas dinamarquesas líderes em tecnologia que também estão envolvidas no projeto são: Danfoss, Grundfos, AVK, Landia, Nissen Energiteknik e DHI Group.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.