Notícia 27 de julho de 2016

Uma cozinha adaptável de verdade

Um designer industrial holandês criou armários e tampos de mesa reguláveis para que a cozinha fosse acessível a todos. Ele encontrou na LINAK além de uma parceira, uma empresa que viu o potencial de sua ideia.

O designer industrial holandês Tino G. du Long quer manter tudo em movimento - literalmente falando. Mais especificamente, ele quer movimentação na cozinha.

Baixar os armários até o alcance das pessoas e levantar tampos de mesa quando necessário. Estas não são engenhocas – podem ser muito úteis para pessoas com necessidades especiais, por exemplo.

Este tipo de funcionalidade permite a estas pessoas utilizarem a cozinha por completo. Outras pessoas também podem achar este tipo de regulagem na cozinha muito útil. O motivo é simples: Conseguir o ajuste perfeito para se trabalhar com postura correta na superfície de trabalho da cozinha.

Tino G. du Long pretende revolucionar o mercado de cozinha holandês com a cozinha regulável que funciona ao toque de um botão. A tecnologia da LINAK faz com que isso seja possível.

Tino inicialmente planejava fazer cozinhas reguláveis apenas para pessoas com necessidades especiais. Mais tarde ele concluiu que este tipo de tecnologia é implementável em qualquer cozinha.

Prevendo um futuro com cozinhas mais flexíveis
Du Long também encontrou alguém disposto a ouvir suas ideias - Marcel Blaauwbroek, da Tulp Cozinhas. A empresa holandesa Tulp Cozinhas faz mais de 4,000 cozinhas todos os anos.

A Tulp pretende trabalhar com uma empresa parceira para comercializar suas cozinhas reguláveis.

“Com uma abordagem de mercado correta e um preço justo, eu posso prever que em dez anos teremos entre 15 e 20 por cento de todas as cozinhas equipadas com recursos de regulagem de altura”, explica Marcel, e continua: “Estou convencido que quem visitar nosso showroom ficará impressionado com a tecnologia”.

A Tulp Cozinhas já criou seus primeiros protótipos.

A LINAK faz tudo se mover

O design de Tino G du Long é tão simples quanto é cuidadosamente pensado. Uma estrutura é levantada e abaixada pelos atuadores elétricos da LINAK. A estrutura inteira foi feita pensando na flexibilidade, e pode ser regulada tanto em altura quanto em largura. Módulos de canto são tão ajustáveis quanto os módulos e ilhas de cozinhas comuns.

“A LINAK é a parceira ideal para mim. Minha pesquisa de mercado me convenceu disso”, conta du Long. Ele procurava por um sistema de atuadores que não fosse somente resistente, mas também confiável e - o mais importante - que fosse capaz de funcionar em paralelo.

"A LINAK não produz somente colunas de elevação elétricas e atuadores lineares, mas também fornece toda a tecnologia relacionada para esses dispositivos. Portanto, as unidades de controle, os elementos operacionais e os dispositivos de elevação são provenientes da mesma fonte. Um sistema tão completo inspira confiança”, diz Gert-Jan van Veen, Gerente de Contas da LINAK Benelux. Ele sente que este tipo de sistema permite que a LINAK corresponda muito bem a necessidades como a operação em paralelo absoluto.

Tino du Long integra em seu design os atuadores lineares LA31 da LINAK. Este atuador silencioso e potente foi criado originalmente para levantar e abaixar estações de trabalho industriais, e agora estações de trabalho de cozinhas. Ele suporta uma força de até 3500 N.

O LA31 tem vida útil longa devido ao seu pistão interno de aço inoxidável, resistente ao desgaste e corrosão. Sua emissão de ruído não ultrapassa 48 dB (A). Ele também é equipado com um interruptor de segurança para impedir que objetos e / ou partes do corpo fiquem presas no mecanismo.

Um cabo de cobre revestido de borracha é colocado ao redor do extremo inferior do produto. Qualquer pressão exercida neste local faz com que o circuito elétrico se feche. Os motores então recebem o comando para se moverem na direção inversa por uma curta distância. Isto garante altos níveis de segurança.

Maiores informações

A Tulp Cozinhas exibirá suas cozinhas reguláveis nos seus showrooms de toda a Holanda. Marcel Blaauwbbroek e Tino G. du Long estão confiantes que esta cozinha movimentará o mercado holandês.

O governo holandês tem visto o potencial e a relevância social das ideias de Tino e grandes fabricantes de cozinhas querem se juntar a ele nesta jornada de desenvolvimento. 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.