A Tecnologia da prática colocada no palco
Notícia 11 de março de 2016

Tecnologia prática sobe ao palco

É importante que palcos sejam bonitos, práticos e fáceis de montar e desmontar. Mesut Uelgen agora tem tudo isto.

Mesut Uelgen trabalha como montador na emissora ORF em Viena e é responsável pelos cenários de uma vasta gama de programas. Com seus colegas, ele constrói os cenários projetados pelos arquitetos da estação.

Por alguns projetos representam desafios extras para os trabalhadores, Uelgen decidiu implantar seis unidades Baselift ™, produzidas pelo dinamarquês especialista em tecnologia de atuadores lineares da LINAK, na construção do cenário para o show popular da ORF, "Bingo".

Tão simples quanto inteligente
"As bancadas nas quais os participantes do Quiz ficam posicionados são muito pesadas. A forma como elas são projetadas faz com que seja difícil a movimentação em torno," explica Uelgen. A solução implementada na ORF é tão simples quanto inteligente: Seis unidades de Baselift são afundadas no piso do estúdio.

Com uma empilhadeira, Mesut Uelgen e sua equipe pode levantar as bancadas totalmente, estandes e outros elementos do palco. Eles podem manobrar os elementos na posição sobre as portinholas, operadas pelas unidades Baselift.  Por último, as unidades Baselift são utilizadas para abaixar os elementos – criando um elemento fixo no palco.

Em outras palavras, o conjunto para o programa está implantado, dentro de poucos minutos. Como resultado, Mesut está muito contente: "Nossa solução utilizando as unidades Baselift tem tornado nosso trabalho muito mais fácil. Especialmente quando precisamos montar e desmontar o cenário até duas vezes na semana."            

O sistema simples de Plug&Play da LINAK provou ser vantajoso. Cada unidade Baselift está ligada à duas caixas de comando e um painel de controle pequeno e portátil. E é isso! Nenhum equipamento de controle adicional é necessário para alcançar o perfeito funcionamento simultâneo dos dispositivos de elevação individuais: tudo é controlado através da caixa de comando da LINAK.

Até 16 unidades Baselift são posicionadas juntamente para funcionar em paralelo. Cada unidade é capaz de elevar 150 kg. Isso é mais que suficiente para os componentes do cenário ou para cozinhas, para as quais o sistema LINAK foi originalmente desenvolvido.

"Estamos impressionados com a qualidade de serviço e produtos LINAK," diz Walter Mayer, gerente de produção da ORF para utensílios e acessórios. Portanto, não é por acaso que o novo sistema Baselift encontrou um lugar na ORF.  Mesut Uelgen está convencido de que a solução recentemente desenvolvida pode ser utilizada para construção mais rápida de cenários também em outros programas.

Leia mais sobre Baselift ™ e sistemas Baselift.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.