Contando nossas histórias
Hans Jørgen
Assistente de Desenvolvimento da LINAK
Na primavera de 1976, Hans Jørgen entrou na LINAK ® como faxineiro. Ele lembra que aos 15 anos era bom ganhar algum dinheiro.
Desde então, Hans Jørgen continuou sua jornada conosco experimentando de tudo um pouco.
Os dias passam muito rápido. Tudo é sempre muito movimentado e sempre há algo novo para aprender. Eu tenho muito orgulho de tudo que aconteceu até agora. Cara, que evolução!
Na primavera de 1976, Hans Jørgen entrou na LINAK como faxineiro. Ele lembra que aos 15 anos era bom ganhar algum dinheiro.
Desde então, Hans Jørgen continuou sua jornada conosco experimentando de tudo um pouco... Ele já ajudou a pintar, dirigiu empilhadeiras e colocou cargas em caminhões, até começar a aprender a função de operador de máquinas.
A jornada de Hans Jørgen foi longa e ele lembra de quando não existiam atuadores. Naquela época a produção consistia em moedores e polias, e forjas e pedras de moinhos faziam parte do cotidiano Ele ainda lembra bem dos primeiros atuadores.
Eu lembro claramente de quando Bent veio para posicionar tudo. Eu tive que fazer a primeira roda dentada para o atuador. Antes desta época, quando trabalhavamos com as pedras de moinho, não havia tanta precisão. E aí, de repente, tivemos que começar a fazer essas peças pequenas. Era completamente diferente de tudo que já tínhamos feito anteriormente, mas muito empolgante.
Os primeiros atuadores foram utilizados em colheitadeiras de forragem, e naquela época era difícil imaginar o que estava por vir.
O trabalho diário de Hans Jørgen está intimamente relacionado com a história da LINAK. Atualmente ele trabalha em Desenvolvimento, e muitas vezes é ele quem faz o primeiro protótipo de um novo produto.
De faxineiro a desenvolvedor - ele está com 46 anos e continua firme e forte!
Bo Haugaard
Funcionário do armazém (DESKLINE Logistics) LINAK
Por vários anos, Bo manteve a mesma rotina diária na LINAK. Mas, aos 46 anos, ele sentiu que algo novo tinha que acontecer: "Eu decidi começar a estudar para ter uma vida melhor no futuro, e talvez até evoluir na minha educação formal", diz Bo.
Como ele já era funcionário da LINAK, foi natural ele se tornar nosso aprendiz - como ele mesmo diz: "Eu tive a oportunidade e aproveitei."
Bo trabalha no armazém de recebimento de mercadorias da LINAK. No seu dia a dia, ele consegue perceber claramente como o que ele aprendeu pode ser usado na prática.
Eu aprendi muito sobre como o armazenamento e a economia de armazenamento funcionam em uma empresa. Isso me fez melhorar e me deu uma visão maior que posso usar no meu trabalho.
Eu estou muito feliz que a LINAK me deu a oportunidade de estudar e aprender. Acredito que estudar é uma boa ideia, por isso estou muito orgulhoso de ter feito isso.
Anna Lin
Gerente de Administração da LINAK China
Por trabalhar em uma empresa dinamarquesa com uma história centenária e com uma cultura de cuidado humanístico, sempre fui muito feliz.
No trabalho diário, você percebe que os funcionários daqui têm valores semelhantes, como respeito, abertura, entreajuda e vontade de mudar. A LINAK criou um nível alto de liberdade e um bom mecanismo de comunicação. Nesse ambiente de trabalho, as pessoas podem usar totalmente suas motivações internas, executar seus trabalhos com eficiência e equilibrar bem trabalho e vida pessoal.
Mads Iversen
Mads Iversen, Técnico de Produtos e Aplicações da LINAK Dinamarca
Ele começou sua carreira como estagiário técnico em eletrônica na LINAK Dinamarca quando tinha 18 anos. Desde então, ele trabalhou na modificação em tarefas especiais, na assistência técnica e hoje é o principal desenvolvedor de software da LINAK Dinamarca em projetos para clientes da área da saúde.
Para Mads, não há dúvida de que seu desenvolvimento contínuo na LINAK garantiu sua satisfação no trabalho.
Em termos de carreira, tem sido uma jornada fantástica para mim e, sem dúvida, ela impactou meu desenvolvimento e meu cotidiano. Na verdade, isso é o que melhor caracteriza a LINAK – onde há vontade, há uma maneira de realizar seu desejo.
Eu tive a oportunidade de fazer vários cursos de como desenvolver softwares antes disso se tornar minha área de atuação. A melhor coisa do meu trabalho é quando sou desafiado e posso assumir muita responsabilidade.
Jakob Svennesen
Diretor Corporativo (Engenharia e Mecânica de Suprimentos) da LINAK
Um pressentimento pode levar a ativos valiosos que beneficiam a vida de muitos funcionários da LINAK – e este é um exemplo de como isso pode acontecer. Jakob Svennesen achou que nossas impressoras 3D seriam uma forma de alcançar maior agilidade, flexibilidade e funcionários satisfeitos. O pensamento por trás deste pressentimento era limitar o processo de impressão, então, ao invés de usar pessoas externas para as tarefas de impressão, poderíamos imprimir internamente, com nossa própria impressora 3D. Uma coisa levou à outra e, com base em seu pressentimento, Jakob comprou o que pode ser chamada de impressora amadora, a Ultimaker. Amadora ou não, a Ultimaker já imprimiu muitos modelos e acessórios e foi o primeiro passo em direção à impressão 3D dentro da LINAK.
Desde quando começamos a imprimir internamente em 2018 até agora, evoluimos muito. Hoje contamos com várias impressoras e além de imprimirmos com filamento regular, também usamos materiais reforçados com fibras, além de borracha e polímeros retardadores de chama.
Nossas impressoras 3D são valiosas para vários departamentos da LINAK. Nossas impressoras 3D imprimem todos os tipos de peças e engenhocas que nossos departamentos precisam. Por exemplo, modelos e acessórios para a equipe de manutenção e para as linhas de produção, cabos guia e fixações para o interior de produtos ou outras peças necessárias para a criação ou execução de projetos, e muito mais. Resumindo, qualquer peça pequena que possa ser impressa em 3D!
As tendências na impressão 3D estão aumentando rapidamente, então Jakob e sua equipe querem se manter atualizados neste assunto para entender no que a LINAK deve investir - tudo para facilitar os processos para os funcionários e oferecer o melhor suporte possível para os clientes.
Erika Perez
Estagiária de Vendas LINAK
Em setembro de 2021, Erika iniciou sua jornada na LINAK como estagiária em Vendas e Marketing. No entanto, não foi totalmente intencional que a jornada deveria começar ali.
Eu acho que eu estava no lugar errado na hora certa. Eu ainda não estava à procura de estágio, eu estava ajudando um amigo a conseguir um emprego, vi esta oportunidade e pensei… “Espera aí... Essa vaga parece perfeita pra mim!” Ela era tudo o que eu queria, então me inscrevi. Parei de estudar administração e comecei a estudar vendas e agora, quando penso nisso, faz muito sentido, pois tenho experiência em vendas. A parte de marketing é totalmente nova e desafiadora, e eu adoro isso.
Erika tem 41 anos de idade. Ela é mexicana e roubou o coração de um dinamarquês, com quem já tem dois filhos. Ela largou tudo para começar algo novo em um lugar que não conhecia. “Estagiar em uma empresa como a LINAK abriu meus olhos e me deu confiança para acreditar que posso atingir todas as metas que estabeleci para mim. Eu me vejo agora como uma pessoa mais aberta a novos desafios, com menos medo e mais curiosa”.
Mas também pode ser desafiador, especialmente porque a LINAK está localizada na parte sul da Dinamarca, onde seu dialeto nem sempre facilita o aprendizado da língua dinamarquesa: “É mais complicado quando meus colegas de trabalho falam em Sønderjysk, não foi isso que aprendi na escola de dinamarquês - não é justo!” – diz Erika com um sorriso no rosto.
Além de aprender a língua dinamarquesa – e ser desafiada por ela – Erika também explica que ser estagiária na LINAK a ensinou a trabalhar em equipe, ser mais estruturada e mais responsável com seu tempo. Ela também explica que vendas e marketing são mais do que parecem ser: “Vendas e marketing não são apenas produtos ou números. É sobre relacionamentos, confiança e lealdade”.
A LINAK desenvolve, projeta e produz atuadores lineares elétricos, que podem ser bastante complexos de entender quando você não possui conhecimento técnico. Mas isso não é um problema quando seus colegas de trabalho estão dispostos a ajudar: “Eu admiro meus colegas porque eles conhecem os produtos e suas especificações. Quanto a mim...? Não, esse não é o meu ponto forte”. Segundo Erika, não são apenas seus colegas de trabalho que a ajudam: “ - Se precisar de algo, é só me falar - , o que faz a diferença nesta frase é que meu mentor está sendo sincero. Ele realmente quer me ajudar. Ele quer que eu melhore e eu sou muito grata por todas as vezes que ele veio à minha mesa para me ajudar e responder às minhas perguntas. Eu percebo que posso pedir ajuda a ele e aos meus colegas de trabalho”.
Embora trabalhar na LINAK não tenha sido planejado, Erika acredita que foi a escolha certa e incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo: “Você vai ter bons colegas de trabalho, boas experiências e vai crescer pessoal e profissionalmente. Quem não gostaria disso?"
Erika está na LINAK há alguns anos, e ela destaca o que faz da LINAK um lugar especial para trabalhar: ”O lema da LINAK - Nós melhoramos sua vida - é completamente verdadeiro; eu vejo, vivo e trabalho para isso, a LINAK é boa em melhorar a vida das pessoas.