A história da LINAK - Do primeiro atuador linear à líder mundial de mercado

A história da LINAK

Tudo começou com um amigo em uma cadeira de rodas.

Sobre a LINAK

Em 1976, o recém-formado Bent Jensen assumiu a Christian Jensen & Sons, uma empresa familiar fundada por seu avô. Desde a sua fundação em 1907, a empresa evoluiu muito pouco. O foco principal era o setor agrícola - fabricação de polias de correia plana, polias de correia em V, moinhos de moagem e forjas. Não era exatamente isso o que o recém-formado em engenharia mecânica tinha em mente para seu futuro.

Jensen não via futuro nesta linha de negócio, por isso, foi com alguma relutância que ele assumiu o cargo. No entanto, ele e sua esposa, Lene Jensen, concederam a si cinco anos para criar uma nova e melhor ideia de negócio.

A ideia surgiu quando Bent Jensen conversava com um amigo dos tempos de estudante. Seu amigo tinha uma deficiência, então o casal teve uma ideia para ajustar sua cadeira de rodas - e foi assim que o atuador linear elétrico nasceu!

Bent Jensen adorou a ideia, tanto que ele decidiu desenvolvê-la ainda mais. Em 1979 - menos de um ano mais tarde - surgiu o primeiro protótipo. E, quando Jensen recebeu o primeiro grande pedido de compra para fabricar 2.000 unidades de atuadores para colheitadeiras, ele nunca mais olhou para trás.

Em 1984, o nome da empresa mudou para LINAK - abreviação de ‘Lineær Aktuator’. Até hoje, a LINAK continua descobrindo novas aplicações potenciais para atuadores lineares elétricos.

1907
Christian Jensen funda a oficina garagem.
Na cidade de Nordborg, Dinamarca, Smith Christian Jensen inicia sua oficina. O negócio cresce e, com sete funcionários, fabricam todo tipo de ferramentas e subsídios para uso agrícola.

1976
O neto de Christian Jensen, Bent Jensen, assume os negócios.
O CEO Bent Jensen é responsável pela empresa, que atualmente fabrica polias de correia plana, polias de correia em V, moinhos e forjas. Mas, o jovem engenheiro mecânico recém-formado tem ambições e concede a si cinco anos para desenvolver uma ideia que transformará seu futuro.

1979
Desenvolvimento do primeiro atuador elétrico
Depois de trabalhar no projeto por um ano, Bent Jensen desenvolve o primeiro atuador elétrico linear, o LA30, projetado para melhorar várias aplicações, principalmente em máquinas agrícolas.

1982
Primeiro grande pedido de compra
Após entregas de pequenas quantidades para clientes de pequeno porte na Dinamarca, o primeiro grande pedido de compra do atuador linear elétrico LA30 é desembarcada: Taarup Maskinfabrik (hoje, conhecidos como Grupo Kverneland) compra 2 mil atuadores para suas máquinas agrícolas.

1984
The company changes its name to LINAK®
Proprietário Bent Jensen decide mudar o nome da empresa em crescimento, LINAK - abreviação das palavras ‘Lineær Aktuator’ (Linear Actuator) - o qual se ajusta melhor ao novo foco principal da empresa.

1985
Primeiro escritório da LINAK fora da Dinamarca.
Depois de alguns anos colaborando com um atacadista sueco, Bent Jensen decide abrir a LINAK Scandinavia AB em Estocolmo.

1988
Introdução à eletrônica
As tentativas iniciais da nova era como LINAK permitem inaugurar o primeiro departamento de eletrônica. Essencialmente para desenvolver caixas de controle para soluções de atuadores em camas hospitalares.

1990
O sistema completo de atuador para hospital e cuidados é apresentado
Pela primeira vez, a LINAK apresenta um sistema de atuador completo para aplicações de saúde. O sistema consiste de caixa de controle CB10, atuadores LA32 e LA28, e uma unidade de controle. O sistema inclui um backup opcional de bateria, estabelecendo um novo padrão para camas hospitalares.
O negócio está em expansão e a necessidade de mais filiais cresce. O Reino Unido e a Dinamarca obtém seus próprios escritórios de vendas e, até 1º de novembro, a Alemanha os acompanhará.

1993
LINAK apresenta a primeira caixa de controle com software.
A caixa de controle, CB10 é lançada com software. As versões: CB10M, CB10P e CB10MP atendem o mercado.
Mais tarde, o pequeno e compacto atuador LA12 é lançado.
Mais duas filiais abertas - LINAK Benelux em abril e LINAK Austrália em dezembro.

1994
LINAK US se estabelece
Para obter uma sólida posição nos EUA, a LINAK abre uma filial em Louisville, Kentucky. A primeira fase do negócio foi construir uma rede de vendas.

1995
A primeira solução de atuador JUMBO ® é apresentada.
LINAK apresenta JUMBO™ - um sistema de atuador projetado especificamente à guinchos para elevação de pacientes.
LINAK Holanda se estabelece e, em julho, a LINAK França a acompanhará - principalmente para atender a OEMs no setor da saúde.

1996
A Finlândia se torna a porta de entrada para o Nordeste
Para atender a Finlândia e também mercados em potencial na região Báltica, Rússia, Belarus e Ucrânia, a LINAK OY abre um escritório e um armazém perto de Helsinki, Finlândia.
O atuador linear LA31 e a caixa de controle CB9 são apresentados e imediatamente definem novos padrões para performance de baixo ruído.

1997
O novo LA34 oferece movimento forte e com baixíssimo ruído
Como forma de aperfeiçoamento dos guinhos para pacientes e outras aplicações hospitalares relacionadas, a LINAK lança o LA34. O produto define novos padrões de durabilidade, níveis de ruído e introduz diversos recursos de segurança.
Em fevereiro, é inaugurada a LINAK Malásia - primeiro escritório no Extremo Oriente.
Em setembro, a LINAK Noruega é inaugurada em Drammen.

1998
Um novo mundo de atuadores para mesas
Com o lançamento da coluna de mesa DL1, o primeiro sistema completo de atuador para mesas é lançado.

1999
A primeira fábrica fora da Dinamarca.
Como consequência direta do rápido crescimento no mercado americano, a LINAK inaugura a fábrida de Louisville, Kentucky.
Em julho, a LINAK Itália é inaugurada a poucos kilometros ao sul de Milão.

2000
A LINAK recebe o prêmio Royal Mark of Honour.
Em junho, a LINAK recebe pela nona vez o prêmio "Mark of Honour of King Frederik", por anos seguidos de rápido crescimento em exportações e pelo notável sucesso em diversos mercados.
A LINAK também recebe o prestigiado "Workplace of the Year", concedido pela SID - o maior sindicato da Dinamarca.
Outras três filiais são inauguradas - Barcelona na Espanha, Krakow na Polônia e Auckland na Nova Zelândia.

2001
Gazelle of the Year
O diário financeiro dinamarquês, Borsen, premia a LINAK "Gazelle of the Year".
Novos produtos são lançados, incluindo o atuador integrado de mesa DB1 e o sistema modular de controle de pés FS2 para aplicações de cuidado com a saúde.

2002
é criado o primeiro segmento dedicado da LINAK.
As atividades em mesas de altura ajustável começam a ser sucesso, levando à criação de um segmento dedicado chamado DESKLINE®.
A DESKLINE lança DESKPOWER™ - um sistema que consiste em unidades de elevação DL4 e DB4, caixa de controle CBD4 e controle DPA. O sistema define o padrão para baixo ruído, alta velocidade independente da carga e um curso alongado. O DL4 também está disponível em toda a escala de cor RAL.
Em setembro, o escritório da LINAK em Zurique, Suiça é inaugurado.

2003
A LINAK intensifica as atividades no Japão.
Depois de trabalhar por 10 anos com distribuidores no Japão, a LINAK inaugura uma filial independente no Japão.
O LINAK TWINDRIVE® é introduzido - um atuador duplo que proporciona movimentos mais suaves e confortáveis para camas particulares.

2004
A LINAK EUA continua a expandir
Adicionando outros 7.000m² à fábrica já existente em Louisville, Kentucky, a LINAK EUA mais que duplicou seu tamanho para acompanhar a crescente demanda.
DESKLINE® apresenta seis novos produtos. Entre eles está o DP1C, um painel com função de memória.
Escritórios de venda na China e República Tcheca são inaugurados.

2005
Benvindo ao OpenBus™ - e ao Brasil.
Para aprimorar a flexibilidade da solução, permitir mais funções e criar controle de movimento avançado em aplicações usadas no setor de cuidados com a saúde, a LINAK desenvolve e apresenta a plataforma de comunicação OpenBus™.
TECHLINE® lança o poderoso atuador LA36.
A LINAK inaugura filial em São Paulo, Brasil.

2006
A LINAK constrói fábrica na China.
Os primeiros atuadores (LA27) fabricados na LINAK Shenzhen, China, são despachados.
Em maio, o escritório da Turquia é inaugurado.
MEDLINE® e CARELINE® liberam o CB20 - a primeira caixa de controle com a plataforma de comunicação OpenBus.

2008
As atividades na fábrica da Eslováquia começam.
Em janeiro, a LINAK inaugura sua quarta fábrica. Esta em Prešov, Eslováquia.

2010
A LINAK inicia atividades sustentáveis
Para aumentar a conscientização ambiental, minimizar a emissão de CO₂ e fundamentalmente economizar energia, a LINAK divulga planos para promover uma planta de painéis solares com sistema de rastreamento solar próprio.
LINAK lança ZERO™ - uma tecnologia que reduz o consumo de energia em standby de 1-2W a 0.1W

2011
Um novo escritório é estabelecido na Rússia.
Durante o verão, a LINAK inaugura a filial na Rússia.

2012
Apresentada solução de atuador para painéis solares
A LINAK TECHLINE® apresenta o atuador LA37 projetado para aplicações externas, como usinas de energia solar.
Em maio, a LINAK inaugura a filial em Seul, Coréia do Sul.

2013
Apresentado dispositivo de segurança para atuadores de mesa
DESKLINE® lança PIEZO™ - uma solução anti-colisão para mesas e bancadas.
A LINAK inaugura um escritório em Brunn am Gebirge, Áustria.

2014
A LINAK aumenta o foco em alterações climáticas
São instalados 2.800 novos painéis solares na sede da LINAK na Dinamarca, aumentando a quantidade de energia sustentável para 16% do consumo total. A LINAK anuncia planos para se tornar livre de CO₂ em 2029.
A LINAK se muda para uma fábrica maior em Prešov, na Eslováquia e o DESKLINE® apresenta LINAK Desk Control™ - um pequeno software que conecta seu PC à sua mesa, lembrando o usuário para se sentar ou levantar.
A rainha Margrethe II concede título de honra fidalga ao fundador da LINAK, Bent Jensen.

2015
Kick & Click ™ e uma plataforma de caixa de controle totalmente nova são apresentadas.
A LINAK apresenta o sistema de montagem do quadro superior, Kick & Click™. Ele diminui pela metade o tempo que se leva para montar mesas ajustáveis em altura.
Uma nova plataforma de caixa de controle (série CA e CO) para aplicações hospitalares e médicas é lançada. Ela facilita a logística, alinha as aprovações mundiais e torna mais fácil para os clientes a integração entre os sistemas LINAK.
A LINAK dá as boas vindas ao funcionário número 2.000.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.