Declarações

A LINAK participa da responsabilidade compartilhada e dos esforços de cooperação no movimento internacional de produtos químicos perigosos, a fim de melhorar a proteção da saúde humana e do meio ambiente, cumprindo os regulamentos químicos relevantes.

A LINAK está empenhada em fornecer aos nossos clientes produtos que atendam a um alto padrão de inovação, desempenho e segurança ambiental. Esse alto padrão de conformidade é igualmente definido como requisitos para nossos fornecedores.
Para atingir esse objetivo, é necessário que ele se adapte rapidamente aos seguintes regulamentos, diretrizes e acordos ambientais:

REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos)
O Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos é uma regulamentação européia sobre produtos químicos. A LINAK apóia os objetivos do REACH (Regulamento (EC) Nº 1907/2006) e está em conformidade com os seguintes regulamentos:

  • Lista de Candidatos de SVHCs
  • Anexo XIV do REACH - Lista de autorização
  • Anexo XVII do REACH - Lista de Restrições

A Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) acrescentou o chumbo à Lista Candidata de Substâncias que Provocam Elevada Preocupação (SVHC), em 27 de junho de 2018. (www.echa.europa.eu/web/guest/candidate-list-table).

Uma parte dos produtos LINAK é afetada por essa inclusão, o que significa que o chumbo está contido em alguns produtos com uma concentração acima de 0,1% (p/p).
Onde tecnicamente possível, a LINAK pretende substituir o chumbo nos produtos.

Leia mais sobre a declaração REACH da LINAK, aqui.

RoHS (Redução de Substâncias Perigosas em Equipamentos Elétricos e Eletrônicos)
Redução de Substâncias Perigosas (RoHS) é uma diretiva européia (Diretiva 2011/65/EU) que restringe o uso de substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos. Na LINAK, estamos monitorando continuamente as novas regulamentações da diretiva RoHS da EU. Todos os produtos da LINAK estão em conformidade com a RoHS.

Leia mais sobre a atual declaração RoHS válida da LINAK, aqui.

WEEE (REEE - Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos)
A diretiva WEEE ( REEE - Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos) (2002/96 /EC) aplica-se a fabricantes de equipamentos originais (OEMs). Como fornecedor de componentes e sistemas, a LINAK não está diretamente sujeita à diretiva WEEE (REEE). Os produtos LINAK são, no entanto, em muitos casos os únicos produtos aplicáveis em EEE. Como resultado, decidimos marcar todos os sistemas de atuadores LINAK com o logotipo WEEE (REEE) obrigatório.

Logo WEEE
Logo WEEE

Diretiva de Bateria
A Diretiva de Baterias (2006/66/EC) estabelece regras sobre a colocação de baterias, acumuladores e resíduos de baterias no mercado contendo substâncias perigosas. Estabelece também regras específicas para a coleta, tratamento, reciclagem e descarte de resíduos de baterias e acumuladores. A LINAK está em conformidade e cumpre todas as obrigações relacionadas a esta diretiva, incluindo a marcação de baterias com latas de lixo riscadas e sinais químicos: Pb (chumbo), Cd (cádmio) e/ou Hg (mercúrio) - de acordo com a química que existe em cada bateria, acima do limiar.

Proposta 65
A Proposta 65 (Lei de Regulamentação de Substâncias Tóxicas e Água Potável Segura de 1986) é uma lei californiana que exige que as empresas informem os consumidores da presença de substâncias químicas que causam câncer ou defeitos congênitos ou outros danos reprodutivos. Por meio da análise de especificações de itens, coleta de dados internos e externos, a LINAK identificou vários produtos que atualmente exigem que uma etiqueta de aviso seja aplicada ao enviar para a Califórnia.

Leia mais sobre a declaração da Proposta 65 da LINAK, aqui.

Regulamento de Dispositivos Médicos (MDR)
O MDR entrou em vigor em 25 de maio de 2017 e será aplicado a partir de 26 de maio de 2020.

Os produtos da LINAK não são classificados como equipamentos ou sistemas médicos elétricos, nem se enquadram no escopo da Diretiva/Regulamento de Dispositivos Médicos da EU ou outras regulamentações nacionais semelhantes. Os produtos são componentes a serem incorporados a um equipamento médico elétrico produzido por um fabricante. No entanto, reconhecemos as necessidades dos fabricantes de dispositivos médicos que devem ser informados sobre o conteúdo das substâncias.

O MDR exige que o fabricante de dispositivos médicos declare se o dispositivo contém látex ou não. Em relação ao látex, podemos informar, até onde sabemos, que nenhum dos produtos da linha MEDLINE contém esta substância.

Como este é um processo contínuo, informaremos sobre progressos em tempo hábil.

POP (Poluentes Orgânicos Persistentes)
POP (Regulamento (EU) n.º 1342/2014 da Comissão, relativo aos Poluentes Orgânicos Persistentes/Convenção de Estocolmo, são uma lista de substâncias químicas que representam um risco que pode causar efeitos adversos para a saúde humana e para o ambiente.
A LINAK está em conformidade com as substâncias químicas listadas no regulamento POP.

Convenção de Minamata sobre Mercúrio
A LINAK está sujeita à Convenção de Minamata sobre o Mercúrio, uma vez que foi assinada pela Dinamarca em 10 de outubro de 2013 e aprovada em 18 de maio de 2017. Portanto, a LINAK está em conformidade com esta convenção que visa proteger a saúde humana e o meio ambiente contra as liberações de mercúrio e compostos de mercúrio.

LVD (Diretriz de Baixa Tensão)
A Diretriz de Baixa Tensão (LVD) (2014/35/EU) garante que o equipamento elétrico dentro de certos limites de tensão proporcionem um alto nível de proteção para os cidadãos europeus. É aplicável desde 20 de abril de 2016. A LINAK é impactada e, portanto, está em conformidade com a Diretiva de Baixa Tensão (LVD).

EMC (Compatibilidade Eletromagnética)
A Compatibilidade Eletromagnética (EMC) (Diretiva 2014/30/EU) garante que os equipamentos elétricos e eletrônicos não geram ou não são afetados por perturbações eletromagnéticas. A LINAK é impactada e, portanto, está em conformidade com a Diretiva Compatibilidade Eletromagnética (EMC).

IECEx / ATEX
ATEX é uma diretiva da EU (2014/34/EU) regida pela EU, enquanto o IECEx é um padrão global, ambos dizem respeito a requisitos para equipamentos destinados a uso em atmosferas potencialmente explosivas Os atuadores LINAK para a indústria protegida contra explosão (Ex) estão em conformidade com o padrão IECEx e a diretiva ATEX.

Misc. Declarações

  • Veja as instruções de montagem / Declaração de Incorporação aqui.
  • Declarações de conformidade estão disponíveis mediante solicitação. Entre em contato com seu distribuidor LINAK para obter mais informações.

Como a LINAK garante a conformidade dos componentes
A LINAK faz todos os esforços possíveis para assegurar atualizações adequadas e oportunas na diretiva e nos regulamentos. As responsabilidades e os recursos apropriados foram atribuídos para ficarmos em conformidade, pois a LINAK estabeleceu um procedimento para lidar com e garantir a conformidade química. Como parte desse procedimento, a LINAK usa uma solução de gerenciamento de dados de terceiros para coletar informações. Essas informações são fornecidas pelos fornecedores na forma de declarações, depois carregadas no banco de dados mencionado e monitoradas por nós regularmente.

Se você precisar de mais informações ou tiver outras solicitações relacionadas à conformidade química, entre em contato com achemicalcompliance@linak.com