Entre em contato conosco aqui

Declarações

A LINAK® está empenhada em fornecer aos nossos clientes produtos que atendam a um alto padrão de inovação, desempenho e segurança ambiental. Esse alto padrão de conformidade é igualmente definido como requisitos para nossos fornecedores. Para atingir esse objetivo, é necessário que ele se adapte rapidamente aos seguintes regulamentos, diretrizes e acordos ambientais:

 

REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos)

O Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos é uma regulamentação européia sobre produtos químicos. A LINAK apóia os objetivos do REACH (Regulamento (EC) Nº 1907/2006) e está em conformidade com os seguintes regulamentos:

  • Lista de Candidatos de SVHCs
  • Anexo XIV do REACH - Lista de autorização
  • Anexo XVII do REACH - Lista de Restrições

A Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) acrescentou o chumbo à Lista Candidata de Substâncias que Provocam Elevada Preocupação (SVHC), em 27 de junho de 2018. ( www.echa.europa.eu/web/guest/candidate-list-table).

Uma parte dos produtos LINAK é afetada por essa inclusão, o que significa que o chumbo está contido em alguns produtos com uma concentração acima de 0,1% (p/p). Onde for tecnicamente possível, a LINAK pretende substituir o chumbo em nossos produtos.

Leia mais sobre a declaração REACH da LINAK.

 

RoHS (Redução de Substâncias Perigosas em Equipamentos Elétricos e Eletrônicos)

Redução de Substâncias Perigosas (RoHS) é uma diretiva européia (Diretiva 2011/65/EU) que restringe o uso de substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos. Na LINAK, estamos monitorando continuamente as novas regulamentações da diretiva RoHS da EU. Todos os produtos LINAK são sempre compatíveis com a RoHS.

Leia mais sobre a atual declaração válida da RoHS da LINAK.

 

Diretiva de Bateria

A Diretiva de Baterias (2006/66/EC) estabelece regras sobre a colocação de baterias, acumuladores e baterias usadas no mercado contendo substâncias perigosas. Estabelece também regras específicas para a coleta, tratamento, reciclagem e descarte de resíduos de baterias e acumuladores. A LINAK está em conformidade e cumpre todas as obrigações relacionadas a esta diretiva, incluindo a marcação de baterias com latas de lixo riscadas e sinais químicos: Pb (chumbo), Cd (cádmio) e/ou Hg (mercúrio) - de acordo com a química que existe em cada bateria, acima do limiar.

 

Proposta 65

A Proposta 65 (Lei de Regulamentação de Substâncias Tóxicas e Água Potável Segura de 1986) é uma lei californiana que exige que as empresas informem os consumidores da presença de substâncias químicas que causam câncer ou defeitos congênitos ou outros danos reprodutivos. Através da análise das especificações do item, coleta de dados internos e externos, a LINAK identificou vários produtos que atualmente exigem a aplicação de uma etiqueta de aviso ao enviar para a Califórnia.

Leia mais sobre a declaração da Proposta 65 da LINAK.

 

Regulamento de Dispositivos Médicos (MDR)

O MDR entrou em vigor em 25 de maio de 2017 e está em vigor desde 26 de maio de 2020.

Os produtos da LINAK não são classificados como equipamentos ou sistemas médicos elétricos, nem se enquadram no escopo da Diretiva/Regulamento de Dispositivos Médicos da EU ou outras regulamentações nacionais semelhantes. Os produtos são componentes a serem incorporados a um equipamento médico elétrico produzido por um fabricante. No entanto, reconhecemos as necessidades dos fabricantes de dispositivos médicos que devem ser informados sobre o conteúdo das substâncias.

O MDR exige que o fabricante de dispositivos médicos declare se o dispositivo contém látex ou não. Em relação ao Látex, podemos informar, tanto quanto sabemos, que nenhum dos nossos produtos MEDLINE® contém esta substância.

Como este é um processo contínuo, forneceremos informações sobre o progresso em tempo hábil.

 

POP (Poluentes Orgânicos Persistentes)

POP (Regulamento (EU) n.º 1342/2014 da Comissão, relativo aos Poluentes Orgânicos Persistentes/Convenção de Estocolmo, são uma lista de substâncias químicas que representam um risco que pode causar efeitos adversos para a saúde humana e para o ambiente. A LINAK está em conformidade com as substâncias químicas listadas no  regulamento POP.

 

Convenção de Minamata sobre Mercúrio

A LINAK está sujeita à Convenção de Minamata sobre Mercúrio, assinada pela Dinamarca em 10 de outubro de 2013 e aprovada em 18 de maio de 2017. Portanto, a LINAK está em conformidade com esta convenção que visa proteger a saúde humana e o meio ambiente contra as liberações de mercúrio e compostos de mercúrio.

 

Diretiva de embalagens e resíduos de embalagens

A LINAK declara que nosso método básico de embalagem é caixas de papelão em paletes descartáveis, tratadas termicamente de acordo com a norma IPPC ISPM No. 15, em conformidade com as diretivas de embalagens e resíduos de embalagens 2018/852, 2004/12/EC e a alteração em 94/62/EC. Consulte a declaração em QA-16-09-008.

 

Biocompatibilidade

Os produtos MEDLINE®  & CARELINE® LINAK , destinados a serem incorporados em equipamentos e sistemas médicos elétricos, estão em conformidade com a cláusula 11.7 da IEC 60601-1:2012. Todas as partes dos produtos, que em uso normal podem entrar em contato com a superfície da pele do paciente ou do usuário, são avaliadas. A avaliação é feita de acordo com a experiência postada e a natureza e duração do contato previsto com tecidos humanos quando em uso. A avaliação é baseada no fato de os produtos LINAK não serem invasivos e em contato apenas com a pele intacta. Declaração de Biocompatibilidade.pdf

 

Rótulo ecológico da Ecolabel EU

Estabelecido em 1992 e reconhecido em toda a Europa e em todo o mundo, o EU Ecolabel é um rótulo de excelência ambiental que é atribuído a produtos e serviços que cumprem elevados padrões ambientais ao longo do seu ciclo de vida. O rótulo ecológico da Ecolabel EU é um rótulo voluntário que promove a excelência ambiental em que se pode confiar e, entre outros, estabelece exigências aos ingredientes tendo em conta os utilizadores. O rótulo ecológico Ecolabel aplica-se, por exemplo, a móveis, e cada vez mais fabricantes de móveis solicitam esse rótulo para seus produtos. A LINAK fabrica componentes, não produtos finais; assim, os produtos LINAK não estão dentro do escopo do rótulo ecológico da Ecolabel EU. Mas, como entregamos componentes usados em móveis, prestamos atenção às demandas e padrões, e vários de nossos produtos DESKLINE®padrão atendem a essas demandas. Se você quiser saber mais sobre quais produtos DESKLINE LINAK podem ajudá-lo a obter o rótulo ecológico da Ecolabel EU, entre em contato com seu distribuidor local ou use este e-mail chemicalcompliance@linak.com.

 

Diretiva WEEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos)

Alguns dos produtos LINAK são marcados com um símbolo de lixeira com uma cruz. Este símbolo indica que o produto se enquadra no escopo da Diretiva WEEE e não deve ser descartado em lixo comum.

Ao garantir que este produto seja descartado corretamente, você ajuda a evitar possíveis efeitos negativos no meio ambiente e na saúde humana devido ao tratamento inadequado de resíduos. Consulte as autoridades locais ou o seu revendedor Europeu para obter informações sobre os locais de descarte deste produto.

É de responsabilidade do usuário do produto eletrônico separar a bateria - na medida do possível tecnicamente - antes do descarte. É também da responsabilidade do utilizador eliminar quaisquer dados pessoais na aparelhagem.

A LINAK está registrada nas autoridades relevantes nos países onde a LINAK se enquadra no escopo da definição do produtor da Diretiva WEEE e financia suas contribuições de reciclagem de acordo.

 

Livre de PVC™

Os produtos PVC-Free ™ da LINAK incluem cabos, caixas de comando, colunas e atuadores, bem como painéis de controle - todos disponíveis para mesas, estações de trabalho ou aplicações de cozinha. Para obter mais informações, consulte o link abaixo ou entre em contato com seu distribuidor local.

LINAK Sem PVC ™: Sistemas de atuadores lineares elétricos ecologicamente corretos

 

Tecnologia standby ZERO™

A tecnologia LINAK ZERO ™ mantém o consumo de energia em modo de espera em mesas de escritório, estações de trabalho e aplicações de cozinha ajustáveis de até <0,1 W - reduzindo as emissões de CO₂ ao mínimo absoluto.

A LINAK desenvolveu a tecnologia ZERO™ para a maioria das caixas de comando e estabeleceu novos padrões para o que é considerado um consumo de espera responsável em aplicações como mesas de escritório. Entre em contato com seu distribuidor local para obter mais informações.

 

Materiais recicláveis

Resumo do Produto Ambiental (EPS)
Para alguns sistemas DESKLINE LINAK, a LINAK criou um Resumo do Produto Ambiental. A declaração informa a quantidade de material reciclado e reciclável utilizada nos sistemas, com base em uma avaliação criteriosa dos produtos e na entrada de fornecedores.

A LINAK está empenhada em fornecer aos nossos clientes produtos que atendam aos altos padrões de inovação, desempenho e cuidado com o meio ambiente. Por favor, encontre os documentos EPS disponíveis abaixo:

 

Como a LINAK garante a conformidade dos componentes
A LINAK faz todos os esforços possíveis para assegurar atualizações adequadas e oportunas na diretiva e nos regulamentos. As responsabilidades e os recursos apropriados foram atribuídos para ficarmos em conformidade, e a LINAK estabeleceu um procedimento para lidar com e garantir a conformidade química. Como parte desse procedimento, a LINAK usa uma solução de gerenciamento de dados de terceiros para coletar informações. Essas informações são fornecidas pelos fornecedores na forma de declarações, depois carregadas no banco de dados mencionado e monitoradas por nós regularmente.

Se você precisar de mais informações ou tiver outras solicitações relacionadas à conformidade química, entre em contato com a chemicalcompliance@linak.com

 

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.