Entre em contato conosco aqui
Histórias de casos

A automação é indispensável para a segurança no futuro do manuseio de grãos

Com a segurança como a maior preocupação em instalações de manuseio de grãos, a automação está se tornando prioridade. Na Amber Waves Inc., uma fabricante de produtos para instalações de manuseio de grãos em Richardton, Dakota do Norte, EUA, os proprietários enxergam a automação como uma maneira de expandir sua empresa e conseguir novos clientes. Um de seus clientes, Stone Mill, utiliza os atuadores LINAK para minimizar erros e aumentar a eficiência em suas instalações de manuseio de grãos, um negócio da família.

Após ficar sabendo do sucesso dos atuadores lineares elétricos em instalações de manuseio de grãos, a fabricante americana Amber Waves Inc. decidiu instalar atuadores elétricos em suas comportas como uma alternativa a motores pesados e caixas de transmissão com um encoder rotativo, obtendo resultados positivos até agora.

“A instalação foi muito fácil e não tivemos problemas com os atuadores desde o início de sua utilização”, diz Brent Swanson, gerente de engenharia da Amber Waves Inc. “Os atuadores fazem muito mais sozinhos do que o motor e a caixa de transmissão faziam juntos.”

O retorno dado pelos atuadores elétricos permite que os operadores controlem as comportas com precisão e remotamente via CLP, economizando tempo e aumentando a eficiência.  Os operadores da instalação de manuseio de grãos Stone Mill estão utilizando o retorno dos atuadores para alternar entre uma abertura de 25% e total das comportas. 

Além de ganhar mais flexibilidade e controle, a Stone Mill reduziu o desperdício de grãos causado por atuadores pneumáticos. “Nós queríamos algo que fosse mais lento e permitisse um controle melhor das aberturas”, diz Josh Reisenauer, Diretor Geral da Stone Mill.

Com atuadores para ambientes perigosos e não perigosos, a LINAK® fornece atuadores com requisitos específicos para manuseio de grãos. O LA36, um atuador linear da LINAK, está disponível como uma opção à prova de explosão com as certificações UL1203/CSA C22.2 25-1966 para a Classe II, Divisão I, Grupos F e G e com EN60079-0: 2012 e EN60079-31:2014 Certificações para Grupo IIIC, Categoria 2D, zona 21.

A Amber Waves já utilizou esse tipo de atuador em manuseio de grãos em ambientes internos e externos.

“Os engenheiros de vendas da LINAK têm muito conhecimento, podem nos dar o que estamos pedindo e até mesmo mostrar opções que podem nos ajudar a melhorar”, diz Swanson.

Quanto ao futuro da automação, ele diz que a Amber Waves Inc. planeja aumentar seu catálogo de produtos ainda mais. “A automação sempre ajuda. Continuaremos a automatizar nossos produtos para nossos clientes”.

Para a Stone Mill, a automação é necessária para evitar erros. “Continuaremos melhorando nossos processos, diminuindo a probabilidade de erros e aumentando a eficiência através da automação”, diz Dressler.

Clique aqui para saber mais sobre a Amber Waves e a Stone Mill.

Soluções de atuadores lineares - automação de equipamentos para manejo de grãos play-icon

Soluções de atuadores lineares - automação de equipamentos para manejo de grãos

Inquebrável play-icon

Inquebrável

Arquivos

TECHLINE visão geral dos produtos

Explore a grande variedade de produtos TECHLINE® resistentes e poderosos. Desenvolvidos para durar, projetados e fabricados para o trabalho árduo em ambientes difíceis.

Foco no manejo de grãos

Aprenda mais sobre as vantagens da automação de atuadores nas instalações de manejo de grãos.

Catálogo de testes LINAK

Todo e cada componente dos atuadores são submetidos a uma bateria completa de testes no centro de testes LINAK Saiba mais nesse artigo.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.