Entre em contato conosco aqui
Histórias de casos

A automação é indispensável para a segurança no futuro do manuseio de grãos

Com a segurança como a maior preocupação em instalações de manuseio de grãos, a automação está se tornando prioridade. Na Amber Waves Inc., uma fabricante de produtos para instalações de manuseio de grãos em Richardton, Dakota do Norte, EUA, os proprietários enxergam a automação como uma maneira de expandir sua empresa e conseguir novos clientes. Um de seus clientes, Stone Mill, utiliza os atuadores LINAK para minimizar erros e aumentar a eficiência em suas instalações de manuseio de grãos, um negócio da família.

Atuador linear LA36 LINAK

Após ficar sabendo do sucesso dos atuadores lineares elétricos em instalações de manuseio de grãos, a fabricante americana Amber Waves Inc. decidiu instalar atuadores elétricos em suas comportas como uma alternativa a motores pesados e caixas de transmissão com um encoder rotativo, obtendo resultados positivos até agora.

“A instalação foi muito fácil e não tivemos problemas com os atuadores desde o início de sua utilização”, diz Brent Swanson, gerente de engenharia da Amber Waves Inc. “Os atuadores fazem muito mais sozinhos do que o motor e a caixa de transmissão faziam juntos.”

O retorno dado pelos atuadores elétricos permite que os operadores controlem as comportas com precisão e remotamente via CLP, economizando tempo e aumentando a eficiência.  Os operadores da instalação de manuseio de grãos Stone Mill estão utilizando o retorno dos atuadores para alternar entre uma abertura de 25% e total das comportas. 

Além de ganhar mais flexibilidade e controle, a Stone Mill reduziu o desperdício de grãos causado por atuadores pneumáticos. “Nós queríamos algo que fosse mais lento e permitisse um controle melhor das aberturas”, diz Josh Reisenauer, Diretor Geral da Stone Mill.

Com atuadores para ambientes perigosos e não perigosos, a LINAK® fornece atuadores com requisitos específicos para manuseio de grãos. O LA36, um atuador linear da LINAK, está disponível como uma opção à prova de explosão com as certificações UL1203/CSA C22.2 25-1966 para a Classe II, Divisão I, Grupos F e G e com EN60079-0: 2012 e EN60079-31:2014 Certificações para Grupo IIIC, Categoria 2D, zona 21.

A Amber Waves já utilizou esse tipo de atuador em manuseio de grãos em ambientes internos e externos.

“Os engenheiros de vendas da LINAK têm muito conhecimento, podem nos dar o que estamos pedindo e até mesmo mostrar opções que podem nos ajudar a melhorar”, diz Swanson.

Quanto ao futuro da automação, ele diz que a Amber Waves Inc. planeja aumentar seu catálogo de produtos ainda mais. “A automação sempre ajuda. Continuaremos a automatizar nossos produtos para nossos clientes”.

Para a Stone Mill, a automação é necessária para evitar erros. “Continuaremos melhorando nossos processos, diminuindo a probabilidade de erros e aumentando a eficiência através da automação”, diz Dressler.

Clique aqui para saber mais sobre a Amber Waves e a Stone Mill.

Soluções de atuadores lineares - automação de equipamentos para manejo de grãos play-icon

Soluções de atuadores lineares - automação de equipamentos para manejo de grãos

Inquebrável play-icon

Inquebrável

Arquivos

TECHLINE visão geral dos produtos

Explore a grande variedade de produtos TECHLINE® resistentes e poderosos. Desenvolvidos para durar, projetados e fabricados para o trabalho árduo em ambientes difíceis.

Foco no manejo de grãos

Aprenda mais sobre as vantagens da automação de atuadores nas instalações de manejo de grãos.

Catálogo de testes LINAK

Todo e cada componente dos atuadores são submetidos a uma bateria completa de testes no centro de testes LINAK Saiba mais nesse artigo.

Tem uma pergunta?

- Nossa equipe está pronta para ajudá-lo com informações técnicas, como iniciar um projeto e muito mais.