Após ficar sabendo do sucesso dos atuadores lineares elétricos em instalações de manuseio de grãos, a fabricante americana Amber Waves Inc. decidiu instalar atuadores elétricos em suas comportas como uma alternativa a motores pesados e caixas de transmissão com um encoder rotativo, obtendo resultados positivos até agora.
“A instalação foi muito fácil e não tivemos problemas com os atuadores desde o início de sua utilização”, diz Brent Swanson, gerente de engenharia da Amber Waves Inc. “Os atuadores fazem muito mais sozinhos do que o motor e a caixa de transmissão faziam juntos.”
O retorno dado pelos atuadores elétricos permite que os operadores controlem as comportas com precisão e remotamente via CLP, economizando tempo e aumentando a eficiência. Os operadores da instalação de manuseio de grãos Stone Mill estão utilizando o retorno dos atuadores para alternar entre uma abertura de 25% e total das comportas.
Além de ganhar mais flexibilidade e controle, a Stone Mill reduziu o desperdício de grãos causado por atuadores pneumáticos. “Nós queríamos algo que fosse mais lento e permitisse um controle melhor das aberturas”, diz Josh Reisenauer, Diretor Geral da Stone Mill.
Com atuadores para ambientes perigosos e não perigosos, a LINAK® fornece atuadores com requisitos específicos para manuseio de grãos. O LA36, um atuador linear da LINAK, está disponível como uma opção à prova de explosão com as certificações UL1203/CSA C22.2 25-1966 para a Classe II, Divisão I, Grupos F e G e com EN60079-0: 2012 e EN60079-31:2014 Certificações para Grupo IIIC, Categoria 2D, zona 21.
A Amber Waves já utilizou esse tipo de atuador em manuseio de grãos em ambientes internos e externos.
“Os engenheiros de vendas da LINAK têm muito conhecimento, podem nos dar o que estamos pedindo e até mesmo mostrar opções que podem nos ajudar a melhorar”, diz Swanson.
Quanto ao futuro da automação, ele diz que a Amber Waves Inc. planeja aumentar seu catálogo de produtos ainda mais. “A automação sempre ajuda. Continuaremos a automatizar nossos produtos para nossos clientes”.
Para a Stone Mill, a automação é necessária para evitar erros. “Continuaremos melhorando nossos processos, diminuindo a probabilidade de erros e aumentando a eficiência através da automação”, diz Dressler.
Clique aqui para saber mais sobre a Amber Waves.