Venha conhecer os cabos e conectores para atuadores

Há algumas coisas a considerar antes de decidir sobre uma interface para a sua solução de atuador linear elétrico e sua máquina industrial. Aqui você pode aprender sobre cabos de alimentação e cabos de sinal, vários conectores e como obter uma qualidade de sinal ideal e confiável para o seu atuador.

Para os atuadores industriais da LINAK, existem três tipos de cabos disponíveis: um cabo de alimentação e sinal separado, um cabo único para energia e sinal e um cabo em Y. Neste vídeo, Hunter Stephenson, explica a diferença entre um cabo de alimentação e um cabo de sinal e como a personalização pode desbloquear os benefícios da instalação simples do Plug & Play™. 

Um cabo de alimentação industrial da LINAK tem um plugue com seis pinos, unidos em dois fios (marrom e azul) com três pinos cada e com entrada de energia positiva e negativa. Esses cabos de energia podem suportar até 30 amperes.

Os cabos de sinal da LINAK vêm com seis pinos - cada um com uma cor específica de acordo com suas funções. Para atuadores com controlador integrado (IC), as cores dos fios estão sempre ligadas especificamente à função de cada pino. Isso facilita a conexão do cabo ao seu maquinário.

Para atuadores com menor consumo de corrente, um único cabo pode lidar tanto com energia quanto com o sinal. Em outros casos, o atuador precisará de um cabo de alimentação/sinal separado ou de um cabo y. Ter um cabo de alimentação/sinal separado aumenta a flexibilidade ao integrar os atuadores. Um cabo y transforma os dois plugins do atuador em um único cabo para alimentação e sinal na outra extremidade.

Para garantir a qualidade ideal do sinal e evitar perda de energia, é recomendável escolher o menor comprimento de cabo possível.

Os conectores Deutsch DT ou AMP Superseal para atuadores lineares LINAK, são frequentemente os escolhidos para as soluções em maquinário industrial. Esses plugues para atuadores são projetados para uso em ambientes rigorosos, o fio traseiro de silício e as vedações de interface permitem que os plugues suportem condições de temperatura extrema, pressão adversa ou condições de umidade.

Para manter o alto nível de IP (Grau de proteção), é importante tomar precauções e projetar a conexão do fio ao maquinário de forma que a extremidade do cabo seja mantida dentro de uma área fechada e protegida.

Para que um atuador esteja em conformidade com o IP69K, sempre deve haver um sobremolde na extremidade do cabo para evitar a pulverização de água no plugue evitando entrar no atuador.

Ao escolher um tipo de cabo para conectar na sua máquina, sempre tenha isso em mente: Defina os requisitos do cabo, lembre-se de proteger o cabo e evite dobrar o cabo. 

Se você tiver dúvidas sobre cabos e plugues para atuadores lineares elétricos industriais, entre em contato com o seu distribuidor LINAK.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.