Por que a carenagem de um atuador industrial é importante?

Descubra porque a carenagem de um atuador elétrico é crucial para a qualidade, desempenho e vida útil do atuador. E aprenda o que é melhor na hora de escolher um atuador para o trabalho em ambientes industriais.

Se você quer aprender como as carenagens de atuadores são projetadas, você está no lugar certo, depende do desempenho de um atuador e quais recursos serão adicionados para garantir a proteção e a qualidade do atuador industrial LINAK, nosso especialista, Hunter Stephenson, explica neste vídeo.

A carenagem do atuador geralmente são feitas de plástico ou alumínio. Atuadores com carenagens de plástico são adequados para uma ampla gama de aplicações, principalmente as internas. As carenagens de alumínio ajudam a proteger o atuador de ambientes agressivos, como temperaturas flutuantes, produtos químicos, assim como alta potencia e vibrações.

O design das carenagens do atuador é altamente influente quando se trata da resistência dos atuadores. Por exemplo, o suporte traseiro pode ser soldado como parte da própria carenagem ou ser uma fixação de aço inoxidável separada presa a carenagem.

Em qualquer um desses casos, as forças de empurrar/puxar criadas ao mover uma carga se deslocarão de maneira diferente através do atuador e carenagem. Atuadores que lidam com cargas mais altas geralmente são projetados com um suporte traseiro separado para garantir que a carenagem não seja exposta diretamente a essa força. Cargas mais altas em combinação com vibrações podem danificar a carenagem e reduzir a proteção de entrada do atuador.

Atuadores feitos para operar em ambientes rigorosos, por exemplo, temperaturas altas ou baixas, produtos químicos corrosivos ou vibrações, devem ser projetados para suportar situações adversas. Os atuadores industriais da LINAK incluem vários recursos que ajudam a garantir sua durabilidade e a melhor classificação de proteção de entrada (IP69K): carenagens de alumínio, PCBs revestidos para proteger os componentes eletrônicos, tubos internos polidos para reduzir a entrada de umidade, vedações de cortiça especialmente selecionadas para ambientes rigorosos e ambientes com poeira explosivas (ATEX e IECEx).

Finalmente, a superfície das carenagens de alumínio para os atuadores industriais da LINAK são resistente à corrosão e os cabos são facilmente trocados sem comprometer a classificação IP do atuador. Em alguns casos, quando um atuador está em contato com materiais ou vapores extremamente corrosivos, como fertilizantes e amoníaco, recomenda-se escolher um invólucro anodizado, pois ele possui um revestimento especial.

Qualquer dúvida sobre carenagens para atuadores lineares elétricos industriais, entre em contato com o seu distribuidor LINAK .

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.