Como os tipos de movimentação afetam o desempenho dos atuadores industriais

Aprenda como é o desempenho das engrenagens trabalhando junto com os atuadores e como eles garantem uma eficiência ideal no seu atuador. Conheça a durabilidade e a funcionalidade de engrenagens plásticas e de aço para atuadores lineares industriais.

Neste vídeo você pode aprender sobre as vantagens de engrenagens de plástico x aço. Hunter Stephenson, também fala sobre o aspecto das engrenagens planetárias e como o design de engrenagens é importante para a eficiência dos atuadores industriais.

Existem prós e contras com qualquer tipo de engrenagem para atuadores. Ao comparar engrenagens plásticas com engrenagens de aço, as engrenagens de plástico geralmente têm menor eficiência e são mais sensíveis a altas temperaturas. No entanto, se um atuador for usado dentro de suas especificações, por exemplo, executando o atuador até o fim do curso ou evitando o bloqueio mecânico, o material da engrenagem não será afetado e não influenciará negativamente o desempenho geral ou a vida útil do atuador.

Os atuadores industriais geralmente atuam em ambientes rigorosos com cargas pesadas, muitos ciclos de trabalho ou altas temperaturas. Nesses casos, as engrenagens de aço, incluindo engrenagens de dentes retos e planetárias, fornecem a robustez e a eficiência necessárias para o desempenho ideal do atuador. As engrenagens de aço, não são limitadas por restrições de ciclo fixo, já que o calor gerado por um atuador móvel nunca atingirá níveis altos o suficiente para danificar o material da engrenagem.

Ainda assim, a maioria dos atuadores industriais da LINAK tem um ciclo de trabalho definido de 20% para garantir que o calor gerado não afete outros componentes do atuador.

Normalmente, os atuadores lineares são projetados com uma engrenagem conectada ao motor e ao eixo. Desta forma, a carga e a velocidade podem ser ajustadas alterando o afastamento do eixo. Usando uma segunda engrenagem entre o eixo e o motor, são possíveis ainda mais variações de desempenho usando o mesmo tipo de atuador.

Uma dica ao escolher um atuador é multiplicar a carga e a velocidade que será necessária para obter assim maior eficiência. Isso ajudará a escolher o melhor tipo de atuador que você precisa.

Se você tiver dúvidas sobre engrenagens para atuadores lineares elétricos industriais, entre em contato com o seu distribuidor LINAK.
 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.