Por que o eixo no design dos atuadores industriais são importantes

Curioso sobre as características mais importantes de um eixo em um atuador elétrico? Saiba como este componente essencial está diretamente relacionado à eficiência dos atuadores lineares modernos de parafusos avançados e como a qualidade do eixo, o afastamento do eixo e comprimento do curso afetam o desempenho e a sua vida útil.

Descubra como o afastamento de eixo (também chamado de "parafuso avançado") é conectado à eficiência e à capacidade de travamento automático de um atuador e por que um atuador sempre fornecerá a mesma saída de eficiência, independentemente da carga aplicada. Hunter Stephenson, explica o essencial neste vídeo.

Um eixo de alta qualidade é a essência de alcançar um desempenho ideal do atuador. As barras de ferro usadas nos eixos da LINAK são cuidadosamente selecionadas antes entrar em funcionamento as roscas do eixo.

O tipo de eixo e a porca do eixo para seleção dependem dos requisitos de carga e desempenho do atuador. Por exemplo, uma porca longa do eixo é melhor para levantar cargas mais pesadas. Para obter uma vida útil longa e confiável para atuadores com alturas de eixo altas, mais trilhas são adicionadas para distribuir com maior eficiência as forças da aplicação industrial ao eixo e à porca.

O diâmetro do núcleo do eixo (sem incluir os trilhos) determina a resistência do eixo do atuador.

O afastamento de fuso é a distância linear percorrida por uma porca, girando uma vez (360 graus) em torno de um eixo. O afastamento do eixo alto implica uma maior eficiência do atuador, pois há menos atrito entre a porca e o eixo. Mas, um fastamento do eixo alto também significa uma menor capacidade de auto-travamento. O auto travamento significa que o atuador não recua quando parado em uma posição de destino. Os atuadores lineares com eixos que não são autotravantes requerem um freio para mantê-los em uma posição fixa.

Devido ao eixo e sua forma, um atuador elétrico sempre fornecerá a mesma saída de eficiência, independentemente da carga aplicada. Além disso, independentemente da carga, a velocidade não variará entre o movimento de empurrar e puxar. Ao selecionar um atuador, uma regra prática é multiplicar a carga pela velocidade para calcular a potência necessária para a solução de movimento correta.

Ao considerar atuadores com longos comprimentos de curso para empurrar, a especificação de carga máxima é normalmente reduzida para diminuir a tensão no atuador.

Finalmente, os atuadores que operam máquinas com altos requisitos de segurança geralmente têm uma porca de segurança adicionada. Isso garante que o atuador se desloque lentamente para o interior, caso a porca do eixo esteja desgastada.

Se você tiver dúvidas sobre eixos para atuadores lineares elétricos industriais, entre em contato com o seu distribuidor LINAK.

 

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.

Inscreva-se para receber notícias da LINAK

Mantenha-se informado sobre como a tecnologia de atuadores lineares seguem as tendências de hoje e atende aos desafios globais do futuro.