Tapetes feitos de camisetas velhas, bolsas feitas de outras bolsas, xícaras feitas de redes de pesca antigas, roupas de praia feitas de garrafas plásticas - a lista é longa. Especialmente quando estamos falando de produtos feitos de materiais reciclados ou produtos residuais. Esta tendência veio pra ficar.
Todos sabemos que a melhor maneira de reduzir a quantidade de resíduos é não criá-los. De qualquer forma, a demanda cria a oferta - e não estamos prontos para acabar com a demanda. Um dia esta demanda acabará e nossa realidade será diferente, mas sabemos que velhos hábitos custam a morrer. Um dia diminuiremos drasticamente nosso consumo mas, enquanto isso, devemos ajustar nossa utilização para não desperdiçar tanto ou reutilizar os produtos. No mercado de camas reguláveis, vemos esta tendência. Mas, em uma parte visível como a unidade de controle, essa tendência não existe.
Um mercado em crescimento, sem concorrência
Cada vez mais camas sustentáveis estão surgindo no mercado. Os colchões são sustentáveis, as estruturas são de madeira aprovada pelo PEFC e os tecidos são orgânicos. Mas, uma coisa que ainda não vimos é um controle manual que siga esta tendência.
Inspirados, começamos a caminhar na mesma direção de muitos visionários ambientais. Olhamos para um de nossos controles manuais e nos perguntamos: O que podemos fazer para deixá-lo mais ecológico? Olhando tanto para o interior como para o exterior, o exterior tornou-se o nosso foco.
Utilize madeira de pinho alemão
Após muitos testes com materiais diferentes - desde plástico reciclado até bioplásticos e compostos de feijão - acabamos com um material sólido com aparência rústica. O composto final é feito de 50% de plástico e 50% de aparas de madeira. As aparas de madeira são resíduo de uma serralheria alemã que usa madeira aprovada pelo PEFC - um produto que seria queimado ou enviado para um aterro.
O controle manual HC10 ECO em uma floresta.
O composto madeira/plástico não é único em si, mas é normalmente utilizado em produtos maiores, como tábuas para varandas. Markus Hofmann, a pessoa por trás do projeto, diz: "Eu acho que este composto nunca foi utilizado para envolver componentes eletrônicos. É claro, por ser um desafio a utilização nesse contexto.” O processo foi longo e cheio de testes e revisões para assegurar a qualidade LINAK® nos novos materiais.
O resultado é algo único no mercado. Tanto a redução de plásticos e o uso de resíduos quanto o visual rústico combinam perfeitamente com a Agenda Verde. O controle, quando retirado da caixa, até cheira a madeira!
Caminhar devagar também é caminhar
Utilizar aparas de madeira não vai acabar com as questões ambientais globais da atualidade, mas devemos começar por algum lugar. Vamos nos manter atualizados e nos deixar inspirar para nossos futuros produtos.
Ao menos podemos dizer que o mercado de controles manuais para camas reguláveis finalmente dá aos fabricantes a chance de utilizar um controle mais de acordo com a ideia de cama ecológica.
Saiba mais sobre o controle manual HC10 ECO na página do produto.