CocoOne – um produto de luxo
Harald Kogler, Diretor Administrativo da empresa austríaca Delfin-Wellness, queria um produto apropriado para ambientes externos e capaz de transmitir tranquilidade ao ser um espaço de relaxamento individual.

O Designer Josef Liebmann-Holzmann veio com a solução: A CocoOne.

O nome CocoOne vem da palavra “casulo” (cocoon em inglês), CocoOne é uma cama para duas pessoas com uma espécie de envoltório, com tecido resistente às intempéries e atuadores elétricos para regulagem das partes superior e inferior da cama, entre outras comodidades. 

Atuadores elétricos essenciais
Era importante para o designer que a CocoOne fosse regulável como as camas de luxo. Também estava claro que tais regulagens deveriam ser feitos ao pressionar de um botão.

As partes superior e inferior da CocoOne podem ser reguladas facilmente.
Quando eu estava procurando por atuadores lineares logo encontrei a LINAK. A LINAK é a parceira perfeita para a fabricação de camas reguláveis”, continua Liebmann-Holzmann.

Regulagens elétricas são comuns em camas de luxo. Mas, a CocoOne precisa de atuadores melhores do que os de uma cama de luxo comum. Como a CocoOne é utilizada em ambientes externos, há acumulo de sereno em suas partes.

Por essa razão seus atuadores precisam ser resistentes e duráveis. Mudanças bruscas de temperatura, como por exemplo do frio da noite para o calor do meio dia, não podem afetar os recursos da CocoOne.

O atuador linear LA23 da LINAK é perfeito para esta situação.

Durante a fase de planejamento do projeto os técnicos da LINAK proporcionaram todo o suporte necessário, e o LA23 provou ser o atuador ideal para regular a plataforma reclinável da CocoOne.

Com comprimento de curso entre 20 e 300 milímetros e dimensão de instalação de apenas 160 milímetros, foi muito fácil integrar o atuador à cama.

O atuador é muito resistente, com proteção de impermeabilidade IPX4. Ele funciona com perfeição em temperaturas que vão de -30°C até 55°C. Ele também é suave e silencioso. A CocoOne possui seis atuadores LA23.

Melhorias contínuas
Nossa intenção é que sempre sejam feitas melhorias na CocoOne”, explica Josef Liebmann-Holzmann. São muitas as possibilidades.

O próximo passo é integrar a bateria recarregável compacta BA001 da LINAK, assim não há a necessidade da CocoOne estar ligada na eletricidade para realizar suas regulagens. Outra possibilidade é integrar um sistema de controle via smartphone ou bluetooth.

Funcionalidade em primeiro lugar

Aquecimento – um sistema de aquecimento infravermelho para manter as pessoas aquecidas, seja em dias frios ou noites frias.

Luz – um sistema de iluminação LED integrado oferece diferentes luminosidades, dependendo do ambiente a ser criada.

Regulagem – As partes superiores e inferiores da cama são ajustáveis

Abrir/Fechar – dois atuadores elétricos permitem abrir ambos os lados da CocoOne:  do lado de fora via pedal elétrico e do lado de dentro via botão.

Material – um tecido semitransparente impermeável protege o interior da CocoOne ao mesmo tempo que não a priva da luminosidade e sons do ambiente externo.

Tem uma pergunta sobre a tecnologia de atuadores elétricos?

- Nós não somos profetas. Mas somos especialistas em tecnologia de atuadores. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser sobre isso.