select
Sandvik improves ergonomics in mining equipment

Sandvik melhora a ergonomia em seus equipamentos de mineração

A ergonomia é cada vez mais importante na concepção e comercialização de máquinas de construção e mineração. Para Grupo Sandvik da Suécia, os atuadores elétricos ajudaram a melhorar a ergonomia, por exemplo, em suas perfuratrizes subterrâneas. 

A Sandvik Tecnologia em Mineração e Rochas, líder global em soluções para as indústrias de mineração e construção, está utilizando atuadores para regular o painel de controle na cabine do motorista. Isto facilita a adaptação da cabine a operadores de alturas diferentes. A empresa já estava à frente no design de cabines seguras há muito tempo, oferecendo cabines de aço e à prova de ácido com certificação contra queda de objetos (FOPS) e capotamentos (ROPS) para perfuratrizes. As perfuratrizes subterrâneas da Sandvik também oferecem os mais altos níveis de proteção e conforto para o operador.
 
Ergonomia sem esforço em maquinaria pesada
As perfurações são controladas a partir de um painel de controle. A importância crescente da ergonomia exige que o painel possa ser facilmente regulado horizontalmente e verticalmente para atender a cada operador; e como todo o trabalho é feito sentado ou em pé, a necessidade de regulagens é ainda mais importante. O ajuste horizontal pode ser realizado facilmente com as grades protetoras, mas para o ajuste vertical o peso do painel requer um mecanismo que possa suportá-lo.

“Antigamente utilizávamos regulagem manual com a ajuda de um parafuso e de uma manivela; mas, na prática, muitas vezes não era eficaz. Assim sendo, o operador não regulava o painel de controle e, consequentemente, tinha que trabalhar em uma posição desconfortável”, diz Mika Väisänen, engenheiro de projeto do Departamento de Desenvolvimento de Produtos.  

“Para a nossa nova perfuratriz subterrânea, a Sandvik DD422i, estávamos procurando uma solução elétrica para a regulagem de altura dos painéis. Utilizar hidráulica ou ar comprimido estava fora de questão: não queríamos mangueiras e furos excessivos na cabine”.  

Qualidade e confiança no produto foram fatores decisivos
De acordo com Väisänen, a Sandvik escolheu os atuadores elétricos LINAK por serem adequados para a tarefa e não apresentarem necessidade de grandes mudanças. É uma solução completa e econômica para regulagem de altura. 

A Sandvik preparou um modelo em tamanho real da nova cabine antes de colocá-la em produção, a fim de garantir a adequação e a funcionalidade dos diferentes componentes e sistemas. O atuador LA23 foi escolhido para a regulagem do painel por seu tamanho, resistência e proteção de impermeabilidade. 
  Sandvik improves ergonomics in mining equipment

Na Sandvik Tecnologia em Mineração e Rochas visamos zero danos ao nosso pessoal, ao ambiente em que trabalhamos, aos nossos clientes e aos nossos fornecedores”, diz Mika Väisänen. Ele continua:

“Os recursos de automação e segurança que podemos oferecer com a Sandvik DD422i e com outras máquinas da nossa linha de perfuração Next Generation significam que podemos garantir ótimas condições de trabalho e maior nível de segurança. A melhoria da ergonomia é uma prova de que a Sandvik quer avançar e oferecer o melhor ambiente para operadores no mundo. Além disso, um atuador no lugar certo pode ser muito mais significativo do que parece à primeira vista”.  

Mika Väisänen standing at the control panel
Mika Väisänen no painel de controle
  Como funciona:
  • Os operadores escolhem se desejam trabalhar sentados ou em pé e regulam o painel para uma posição ergonomicamente correta ao pressionar de um botão.
  • A altura desejada é regulada com o atuador. 

O conforto a ergonomia dos funcionários podem ser facilmente melhorados quando os ajustes dos pedais, dos apoios de braços e do painel são realizados com atuadores. Além disso, a regulagem de degraus e grades de proteção, bem como de luzes de advertência e câmeras, proporcionará ao operador um ambiente de trabalho mais agradável e seguro. 
A Sandvik é um grupo global de engenharia de alta tecnologia, detendo posições de liderança mundial em ferramentas e sistemas de ferramentas para corte de metal; equipamentos e ferramentas, serviços e soluções técnicas para indústrias de mineração e construção; produtos em aço inoxidável e ligas especiais, bem como produtos para aquecimento industrial. 

Em 2016 o Grupo tinha aproximadamente 43,000 funcionários e vendas de U$ 9,359,168,400.00 em mais de 150 países. A Sandvik Tecnologia em Mineração e Rochas é uma das partes do Grupo Sandvik e fornecedora global de equipamentos e ferramentas, serviços e soluções técnicas para as indústrias de mineração e construção. E a Sandvik em Tampere, Finlândia, fabrica perfuradoras de superfície e subterrâneas para as indústrias de mineração e construção.
O que é um atuador linear
Um atuador linear elétrico é um dispositivo que converte o movimento de rotação...
TECHLINE - Aplicações
Veja exemplos de aplicações TECHLINE.
Contate a LINAK
Gostaria de discutir como se beneficiar com uma solução inovadora em atuadores?