select
Three LA36 actuators used to adjust and tilt the assembly table

A solução para dois processos de produção

Uma coisa ficou clara quando a Schneider Electric entrou em contato com a empresa Krikke de Wit Technische Tiloplossingen da Holanda. O desgaste dos funcionários da linha de produção de racks para servidores – grandes gabinetes de aço para computadores – deveria ser reduzido consideravelmente. A solução fornecida foi uma estação de trabalho regulável e inclinável chamada Projeto N111. Ela provou não ser somente uma solução para o processo de produção, mas também para a proteção dos funcionários contra sobrecarga.

"A Schneider Electric tem várias subsidiárias em todo o mundo onde esses racks são montados. Cada subsidiária tem uma solução para seus problemas, de acordo com os acontecimentos locais. A filial holandesa foi mais longe na busca desta solução", diz Geert Krikke, diretor da Krikke De Wit Technische Tiloplossingen.

"Além de evitar a carga física, também foi colocado um timer. Isso significa que a inclinação não pode ser executada muitas vezes dentro de um determinado período. Ele regula o ritmo de trabalho dos funcionários e até o torna mais lento. Reduzir o ritmo de trabalho também reduz a carga física e tem um impacto positivo na qualidade do produto", continua. As estações de trabalho são reguladas e inclinadas através dos atuadores LA36 da LINAK. Elas são controladas através de CLP.

Segurança durante o funcionamento
Não é surpreendente que os funcionários das outras áreas da Schneider Electric também tenham sido levados em conta. Além da Marcação CE, vários outros aspectos de segurança foram considerados. Por exemplo, o sistema lê que tipo de rack está sendo feito, o sistema para a função de inclinação se a posição dos clipes de retenção for inconsistente com as dimensões do rack. É assim que os acidentes são evitados. 

Claro que também existem outros riscos. Os atuadores LINAK LA36 exercem muita força e devem ser manuseados de forma muito cautelosa. É por isso que o controle está localizado a mais de um braço de distância da estação de trabalho. Além disso, a função de inclinação tem de ser ativada utilizando-se as duas mãos, e todo o treinamento necessário para utilização é fornecido através de um manual.

The server rack held in upright position

Opções úteis
Controle por CLP significa que várias opções estão disponíveis, além dos recursos de segurança.  

  • Configurações da altura de trabalho
  • Exibição do modelo a ser montado
  • Contagem regressiva da inclinação e reinicialização da contagem
  • Altura de inclinação e 'seguro para inclinar'
  • Parada de Emergência 
  • Diagnóstico de falhas

The PLC control system compatible with the LINAK actuators

Controle e implementação
Uma dos motivos para se escolher os atuadores da LINAK é a compatibilidade dos atuadores LA36 com o sistema de controle CLP. Além disso, os atuadores podem ser controlados em paralelo e fornecem a potência necessária. Isso se aplica a regulagem de altura e aos recursos de inclinação."A seleção é baseada em: Instalação compacta, facilidade no controle CLP, simples de trabalhar de forma síncrona e o preço quando comparado com outras soluções", explica Geert Krikke.

Esta estação de trabalho provou ser uma solução de acordo com o pedido inicial. Desde a introdução do N111, os trabalhadores da Schneider Electric em Helmond têm trabalhado com a altura correta, na velocidade correta e em um ambiente automatizado seguro. 

Saiba mais sobre como a LINAK vê a ergonomia de produção.





O que é um atuador linear
Um atuador linear elétrico é um dispositivo que converte o movimento de rotação...
TECHLINE - Aplicações
Veja exemplos de aplicações TECHLINE.
Testes de atuadores
Calor e frio extremos, mudanças rápidas de temperatura, exposição a agentes químicos e sais...
Contate a LINAK
Precisa de ajuda para encontrar o produto que se ajusta às suas necessidades específicas?